Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
7 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 7 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    +25
    coiote
    keimigoto
    Célio
    RGarbuio
    Rhe
    flaviojs
    Chang Tsai
    Breno Moreira Nascimento
    mulister
    WILD LEAD
    Marc
    Cledson Reis
    Davidskarm
    Bruna-MG
    ferkmaciel
    Márcio
    acavalarodias
    sandropallocit
    rBvix
    fellipec
    MarcSant
    Dalton
    AND FORFUN
    FabinhoSBC
    Rogério Olinda Cavalcante
    29 participantes

    Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

    Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  Chang Tsai Dom 17 Fev 2013, 15:29

    Rogério Olinda Cavalcante escreveu:Caríssimos:

    Após pesquisar, comprei a Honda lead achando que seria a melhor opção para as minhas necessidades.

    Para minha supresa, uma semana depois da compra, estava descendo a Av. Consolação COM CHUVA e o trânsito inesperadamente parou. Acionei o "moderno sistema de freios da moto", quando para minha supresa ela derrapou de lado, caiu e um só fui parar depois, embaixo de um ônibus. Resultado: três meses me recuperando dos ferimentos, mais R$ 750,00 para trocar a carenagem.

    Como era iniciante nesta moto, acreditei que era inexperiência. Tola conclusão!

    Ontem, novamente estava chovendo e novamente a 35 km/h vi o semáforo dar "amarelo" quando novamente acionei o freio. Não é que aconteceu a mesma coisa e novamente ela saiu de lado e fui para o chão, ferimentos, prejuízo, etc....

    Fui socorrido por motoqueiros e para minha surpresa um deles me falou que tinha uma LEAD e a vendeu depois de ter três quedas da mesma forma, NA CHUVA.

    Hoje falei com o Gerente Beto da Remaza onde comprei a moto e ele disse que "nunca" ouviu falar nisso. Procurei na Internet e achei outros depoimentos, contando casos semelhantes. (Gozado né).

    Gostaria que algum colega me dissesse que estou errado, que estou confundindo tudo e que não devo FAZER O MEU PRIMEIRO FILME NO YOUTUBE para contar que a HONDA LEAD NA CHUVA POD ESER FATAL.

    Desculpe pelo desabafo, mas não esperava essa da Honda! Sad Sad Sad

    Um abraço,

    Rogério Olinda Cavalcante

    Algumas coisas que levo em conta em dias de chuva:

    1. Se puder evitar, melhor. Ou seja, tomar um cafezinho e esperar diminuir o aguaceiro.
    2. Evitar faixas pintadas na pista e ficar de olho em manchas de óleo.
    3. Nunca frear nas curvas mas nem em pista seca. E ainda por cima fazer as curvas quase sem inclinar a Lead. Dias atrás, chegando perto de casa, havia lama no asfalto por causa da chuva forte. Se inclinasse de leve na curva, era chão com certeza.
    4. Distância segura dos carros mesmo porque a nossa visibilidade na motoca fica prejudicada pois não temos limpadores na viseira. E dependendo do modelo de capacete, o negócio fica embaçado literalmente.
    5. Corredor só no trânsito parado em dias de chuva.

    Enfim, cada um tem um estilo de pilotagem e isso implica um tipo de regulagem e frenagem na scooter. Difícil encontrar uma fórmula exata que funcione para todos. É por isso que temos que conhecer bem a nossa própria gordinha.

    Sou novo no fórum. Ando de Lead há 4 meses, abraço a todos daqui.
    Chang Tsai
    Chang Tsai
    Curioso
    Curioso

    Masculino

    Mensagens : 2

    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Queda em piso molhado

    Mensagem  flaviojs Qua 06 Mar 2013, 17:14

    Opa Rogério

    Estava justamente querendo fazer um post parecido, quando me deparei com o seu.

    Minha experiência ocorreu domingo passado 03/03.
    Eu Piloto moto a mais de 3 anos e nunca tinha acontecido algo parecido, faz uns 4 meses que ando de lead.
    Sempre foi muito ousado no trânsito com ela pelo fato de ser muito ágil e sempre confiava muito em seus freios e ainda não tinha acontecido nenhum susto.
    Moro em recife, não é comum ter um dia de forte chuva, foi oque aconteceu domingo.

    aconteceu que estava descendo uma ladeira não muito inclinada com o piso molhado, sabendo disso fui descendo com mais cautela quando chegou no meio da ladeira acionei levemente o freio cbs e muito rápido a moto derrapou e foi pra um lado enquanto eu fui jogado para o outro e sai rolando a ladeira toda, quando parei estava todo Fud...

    Ainda sim todo quebrado fui trabalhar na segunda feira, quando estava fazendo a curva em um retorno sempre controlando a velocidade com o freio, derrepente a moto derrapou mais dessa vez consegui contralar.. Uffa Laughing (lembrando que sempre passando em piso molhado)

    agora estou indo trabalhar com outra moto maior, estou estou planejando o castigo dessa bendita lead,mas nao pretendo deixar de pilotala.

    ESSA MINHA EXPERIENCIA SERVE PARA TER BEM MAIS CAUTELA EM DIA DE CHUVA E PISO MOLHADO, E USAR EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA.
    avatar
    flaviojs
    Curioso
    Curioso

    Masculino

    Mensagens : 1

    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  Rhe Qua 06 Mar 2013, 18:03

    Tenho ficado assustada com tantos e tantos relatos de queda com a Lead na chuva.

    Alguém ainda não caiu? rs

    É sério... qdo vejo tempo chuvoso, lembro dessas histórias todas de vocês e nem me arrisco.
    Rhe
    Rhe
    Scooterista
    Scooterista

    Feminino

    Mensagens : 134

    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  Convidado Qua 06 Mar 2013, 22:56

    Rhe escreveu:Tenho ficado assustada com tantos e tantos relatos de queda com a Lead na chuva.

    Alguém ainda não caiu? rs

    É sério... qdo vejo tempo chuvoso, lembro dessas histórias todas de vocês e nem me arrisco.

    Eu sou novo no mundo de duas rodas e por isso quando está chovendo tenho muita cautela e acredito que por isso não tive nenhum susto.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  Convidad Ter 12 Mar 2013, 11:33

    Rogério,
    tenho moto há alguns anos e já pilotei tudo quanto é tipo e modelo de moto. Realmente as scooters são motos um pouco instáveis, devido ao tanque inexistente entre as pernas, peso leve e rodas pequenas. Mas na chuva te digo que é quase tudo igual, ainda mais no trânsito e nas pistas onde temos as porcarias das faixas brancas que são de plástico e viram quiabo na chuva... eu já usei demais o freio da Lead e nunca tive problemas, tanto na chuva quanto no seco... mas sempre dosei muito bem ambos os freios e nunca deixei apra frear na última hora... tenho mais de 10 anos de moto e nunca cai, sei que existem dois tipos de motociclistas, os que cairam e os que vão cair... hehehe
    Vou usar a Lead para trabalhar e ir para a faculdade todos os dias, já tive uma e essa será a segunda, ainda acredito que para o trânsito pesado ela é e melhor opção...
    O grande lance de se frear é medir a pressão entre o freio dianteiro e traseiro, nunca utilize somente o traseiro... já fiz cursos de pilotagem e o traseiro desestabiliza o conjunto todo, só é indicado para manobras de biaxa velocidade e curto alcance... se interessar, posso te mandar uma apostila do curso...

    Valeu. Inté.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  Rhe Ter 12 Mar 2013, 13:23

    ricardo.matavel escreveu:Rogério,
    tenho moto há alguns anos e já pilotei tudo quanto é tipo e modelo de moto. Realmente as scooters são motos um pouco instáveis, devido ao tanque inexistente entre as pernas, peso leve e rodas pequenas. Mas na chuva te digo que é quase tudo igual, ainda mais no trânsito e nas pistas onde temos as porcarias das faixas brancas que são de plástico e viram quiabo na chuva... eu já usei demais o freio da Lead e nunca tive problemas, tanto na chuva quanto no seco... mas sempre dosei muito bem ambos os freios e nunca deixei apra frear na última hora... tenho mais de 10 anos de moto e nunca cai, sei que existem dois tipos de motociclistas, os que cairam e os que vão cair... hehehe
    Vou usar a Lead para trabalhar e ir para a faculdade todos os dias, já tive uma e essa será a segunda, ainda acredito que para o trânsito pesado ela é e melhor opção...
    O grande lance de se frear é medir a pressão entre o freio dianteiro e traseiro, nunca utilize somente o traseiro... já fiz cursos de pilotagem e o traseiro desestabiliza o conjunto todo, só é indicado para manobras de biaxa velocidade e curto alcance... se interessar, posso te mandar uma apostila do curso...

    Valeu. Inté.

    Legal Ricardo, muito esclarecedor!
    E me deixou mais tranquila tbém, rs

    Mas fiquei com uma dúvida: aprendi q na chuva deveria usar mais o freio traseiro (70% traseiro + 30% dianteiro) e imaginei q o freio combinado já faria essa função, logo só precisaria acionar então o traseiro. Mas vc disse q nunca se deve usar somente o freio traseiro na chuva... mesmo ele sendo combinado?
    Rhe
    Rhe
    Scooterista
    Scooterista

    Feminino

    Mensagens : 134

    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  Convidad Ter 12 Mar 2013, 14:15

    Rhe escreveu:
    ricardo.matavel escreveu:Rogério,
    tenho moto há alguns anos e já pilotei tudo quanto é tipo e modelo de moto. Realmente as scooters são motos um pouco instáveis, devido ao tanque inexistente entre as pernas, peso leve e rodas pequenas. Mas na chuva te digo que é quase tudo igual, ainda mais no trânsito e nas pistas onde temos as porcarias das faixas brancas que são de plástico e viram quiabo na chuva... eu já usei demais o freio da Lead e nunca tive problemas, tanto na chuva quanto no seco... mas sempre dosei muito bem ambos os freios e nunca deixei apra frear na última hora... tenho mais de 10 anos de moto e nunca cai, sei que existem dois tipos de motociclistas, os que cairam e os que vão cair... hehehe
    Vou usar a Lead para trabalhar e ir para a faculdade todos os dias, já tive uma e essa será a segunda, ainda acredito que para o trânsito pesado ela é e melhor opção...
    O grande lance de se frear é medir a pressão entre o freio dianteiro e traseiro, nunca utilize somente o traseiro... já fiz cursos de pilotagem e o traseiro desestabiliza o conjunto todo, só é indicado para manobras de biaxa velocidade e curto alcance... se interessar, posso te mandar uma apostila do curso...

    Valeu. Inté.

    Legal Ricardo, muito esclarecedor!
    E me deixou mais tranquila tbém, rs

    Mas fiquei com uma dúvida: aprendi q na chuva deveria usar mais o freio traseiro (70% traseiro + 30% dianteiro) e imaginei q o freio combinado já faria essa função, logo só precisaria acionar então o traseiro. Mas vc disse q nunca se deve usar somente o freio traseiro na chuva... mesmo ele sendo combinado?

    Rhe, a utilização do freio é uma combinação de força e atrito, o freio que realmente para um veículo é o freio dianteiro, o traseiro ajuda bem, mas o peso (massaXaceleração) se concentra nas rodas da frente, claro que se você pressionar o freio dianteiro para travá-lo, será chão na certa... o ideal é equilibrar os dois... mantendo o dianteiro com pressão superior para realmente para a moto... teve uma vez que tirei a moto da concessionária e não sei por qual razão, o idiota do mecânico aplicou spray W40 no freio dianteiro, no primeiro sinal ele simplesmente não existia, apertei com toda força e nada... só o traseiro para segurar a moto, adivinha... sai arrastando e chicoteando a traseira da moto até quase no meio do cruzamento... freio traseiro não pára de repente, precisa-se de um espaço muito grande e braço para segurar a moto... e isso foi no seco, imagina na chuva...
    Mas eu repito, cada caso é um caso... estou falando no geral... tem horas que está numa curva e chovendo e que deve-se usar pouco o dianteiro e só segurar a moto no traseiro, fazendo o contra-esterço para não ir para a contra mão... então cada caso é um caso... pois, na hora que acontece, temos que ver o tipo de piso, clima e até calibragem dos pneus... leio muitos relatos aqui no forúm, mas não dá para generalizar uma resposta padrão, pois, cada caso é um caso... ou seja, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa... rsrsrs

    Que venha o final de semana... hehehe

    Inté.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  RGarbuio Ter 12 Mar 2013, 15:15

    A força de atrito a qual o Ricardo se refere é valida para as duas rodas. Como ele mesmo citou, existe o momento linear da moto (p=m.v). 1º) quando você está em velocidade constante, a aceleração da moto é zero, assim o centro de gravidade (cg) está em seu ponto neutro, vamos adotar o meio da Lead mesmo. 2º) quando aceleramos, o cg é jogado pra trás, diminuindo o contato com o asfalto e consequentemente a força de atrito do pneu dianteiro + asfalto. 3º) quando freamos somente com a roda da frente o cg se desloca para frente, diminuindo o contato com o asfalto e consequentemente a força de atrito do pneu traseiro + asfalto. Como ninguém acelera freando ao mesmo tempo (2º situação), adicionamos os freios na situação 3º). Se frear-mos primeiro a roda dianteira e depois a traseira, como deslocamos o cg primeiro pra frente a roda traseira tem boas chances de travar, pois sua força de atrito foi reduzida com o deslocamento do cg para frente antes de frearmos para equilibrar o cg próximo ao seu ponto neutro. Em resumo, no solo seco ou molhado, não existe usar somente freio dianteiro ou somente traseiro, o que existe é usá-los para equilibrar o centro de gravidade o mais próximo do seu ponto neutro durante a utilização dos freios, e é isso o que o CBS da Lead propõe. Portanto, sempre acione primeiro o freio combinado para após acionar o dianteiro, que serve de "ajuste fino" para cada tipo de superfície.
    RGarbuio
    RGarbuio
    Prospect
    Prospect

    Masculino

    Mensagens : 43

    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  Convidado Qua 13 Mar 2013, 12:47

    RGarbuio escreveu:A força de atrito a qual o Ricardo se refere é valida para as duas rodas. Como ele mesmo citou, existe o momento linear da moto (p=m.v). 1º) quando você está em velocidade constante, a aceleração da moto é zero, assim o centro de gravidade (cg) está em seu ponto neutro, vamos adotar o meio da Lead mesmo. 2º) quando aceleramos, o cg é jogado pra trás, diminuindo o contato com o asfalto e consequentemente a força de atrito do pneu dianteiro + asfalto. 3º) quando freamos somente com a roda da frente o cg se desloca para frente, diminuindo o contato com o asfalto e consequentemente a força de atrito do pneu traseiro + asfalto. Como ninguém acelera freando ao mesmo tempo (2º situação), adicionamos os freios na situação 3º). Se frear-mos primeiro a roda dianteira e depois a traseira, como deslocamos o cg primeiro pra frente a roda traseira tem boas chances de travar, pois sua força de atrito foi reduzida com o deslocamento do cg para frente antes de frearmos para equilibrar o cg próximo ao seu ponto neutro. Em resumo, no solo seco ou molhado, não existe usar somente freio dianteiro ou somente traseiro, o que existe é usá-los para equilibrar o centro de gravidade o mais próximo do seu ponto neutro durante a utilização dos freios, e é isso o que o CBS da Lead propõe. Portanto, sempre acione primeiro o freio combinado para após acionar o dianteiro, que serve de "ajuste fino" para cada tipo de superfície.

    Meu amigo, depois dessa bela aula de física tive que positivar o seu comentário. A única dificuldade é a pessoa conseguir acostumar a frear primeiro o traseiro(combinado) e logo em seguida o dianteiro. Mas com a prática isso passa a ser automático.

    Também achei muito boa as considerações do ricardo.matavel (também positivei), pois dependendo da velocidade que estiver numa curva se a pessoa não souber como frear vai ter grandes chances de ir para o chão.

    Aliás, até para ilustrar uma situação de perigo que passei devido a minha falta de vivencia no mundo das duas rodas onde quase cai na hora de estacionar pressionando somente o freio da frente (acho que foi por instinto, mas aconteceu). Fui parar a Joaninha entre dois carro na rua, porém havia um declínio muito grande próximo a guia (temos muitas ruas onde o centro da rua fica alto e as laterais próximas a guia ficam em um nível bem inferior devido a necessidade de escoamento de água em dias de chuva), e quando comecei a empurrá-la para trás ela desceu muito rápido e o espertão aqui apertou o freio dianteiro com o guidão virado para o lado. Não deu outra, a scooter se desequilibrou toda e só não cai porque ele tombou justamente para o lado direito e por reflexo eu consegui colocar a mão no carro e apertar o freio traseiro ao mesmo tempo. Acho que os DEUSES dos motociclistas ficaram extremamente envergonhados com a minha atitude e a partir daquele segundo nunca mais freio com o dianteiro ao andar para trás.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  Ishida Qua 13 Mar 2013, 17:55

    enrislima escreveu:Meu amigo, depois dessa bela aula de física tive que positivar o seu comentário. A única dificuldade é a pessoa conseguir acostumar a frear primeiro o traseiro(combinado) e logo em seguida o dianteiro. Mas com a prática isso passa a ser automático.
    Na realidade como temos o freio combinado, não precisa freiar primeiro o traseiro, vc deve freiar ambos os freios e como o traseiro ajuda o dianteiro, fica mais fácil de dosar a força no freio dianteiro...

    enrislima escreveu:Também achei muito boa as considerações do ricardo.matavel (também positivei), pois dependendo da velocidade que estiver numa curva se a pessoa não souber como frear vai ter grandes chances de ir para o chão.
    Nunca se deve freiar fazendo curva, principalmente para quem está começando, freio de moto é feito para ser usado em linha reta... freiar fazendo curva necessita uma boa dose de experiência

    enrislima escreveu:Aliás, até para ilustrar uma situação de perigo que passei devido a minha falta de vivencia no mundo das duas rodas onde quase cai na hora de estacionar pressionando somente o freio da frente (acho que foi por instinto, mas aconteceu). Fui parar a Joaninha entre dois carro na rua, porém havia um declínio muito grande próximo a guia (temos muitas ruas onde o centro da rua fica alto e as laterais próximas a guia ficam em um nível bem inferior devido a necessidade de escoamento de água em dias de chuva), e quando comecei a empurrá-la para trás ela desceu muito rápido e o espertão aqui apertou o freio dianteiro com o guidão virado para o lado. Não deu outra, a scooter se desequilibrou toda e só não cai porque ele tombou justamente para o lado direito e por reflexo eu consegui colocar a mão no carro e apertar o freio traseiro ao mesmo tempo. Acho que os DEUSES dos motociclistas ficaram extremamente envergonhados com a minha atitude e a partir daquele segundo nunca mais freio com o dianteiro ao andar para trás.
    Nesse caso o freio traseiro passa a ser o dianteiro, já que vc está andando para trás.. cyclops
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  Convidado Qua 13 Mar 2013, 18:21

    Ishida escreveu:Na realidade como temos o freio combinado, não precisa freiar primeiro o traseiro, vc deve freiar ambos os freios e como o traseiro ajuda o dianteiro, fica mais fácil de dosar a força no freio dianteiro...
    Entendido!!!

    Ishida escreveu:Nunca se deve freiar fazendo curva, principalmente para quem está começando, freio de moto é feito para ser usado em linha reta... freiar fazendo curva necessita uma boa dose de experiência.
    Concordo com você, mas as vezes nos deparamos com algum obstáculo inesperado e temos que reduzir a velocidade e eu aprendi que nessa hora se deve levantar a moto e frear e depois retomar a curva.

    Ishida escreveu:Nesse caso o freio traseiro passa a ser o dianteiro, já que vc está andando para trás.. cyclops
    Por isso que eu disse que os DEUSES ficaram bravos comigo, rsrsrsrsrsr
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  Ishida Qua 13 Mar 2013, 21:31

    enrislima escreveu:
    Ishida escreveu:Nunca se deve frear fazendo curva, principalmente para quem está começando, freio de moto é feito para ser usado em linha reta... frear fazendo curva necessita uma boa dose de experiência.
    Concordo com você, mas as vezes nos deparamos com algum obstáculo inesperado e temos que reduzir a velocidade e eu aprendi que nessa hora se deve levantar a moto e frear e depois retomar a curva.
    Então esse ato de levantar a moto antes de frear significa que vc parou de fazer a curva para andar em linha reta. Retomando a trajetória em linha reta vc começa a frear... depois que reduziu a velocidade vc retoma a curva..
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  Célio Qua 13 Mar 2013, 23:07

    Lendo este tópico todo,cheguei a conclusão que o autor do mesmo tem que voltar pra escola ou fazer um curso de pilotagem urgente.
    E já sei que é melhor aprender com os erros alheios do que aprender errando,então daqui pra frente quando a água descer no meu lombo e eu estiver montado na gorducha.....meus amigos eu vou dirigir como gente grande.

    Célio
    Célio
    Prospect
    Prospect

    Mensagens : 19

    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  Convidado Qui 14 Mar 2013, 12:23

    Ishida escreveu:
    enrislima escreveu:
    Ishida escreveu:Nunca se deve frear fazendo curva, principalmente para quem está começando, freio de moto é feito para ser usado em linha reta... frear fazendo curva necessita uma boa dose de experiência.
    Concordo com você, mas as vezes nos deparamos com algum obstáculo inesperado e temos que reduzir a velocidade e eu aprendi que nessa hora se deve levantar a moto e frear e depois retomar a curva.
    Então esse ato de levantar a moto antes de frear significa que vc parou de fazer a curva para andar em linha reta. Retomando a trajetória em linha reta vc começa a frear... depois que reduziu a velocidade vc retoma a curva..
    Foi algo nesse sentido que ouvi na palestra e também já havia lido no no site Piloto Mais da Honda. Segue o link:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  keimigoto Sex 29 Mar 2013, 22:17

    Tô vendo os posts e queria aproveitar pra dar um toque sobre um detalhe básico...
    Verifiquem se os pneus estão no sentido correto de rotação.

    Minha Lead tava com o dianteiro no sentido contrário, peguei chuva de 2ª à 5ª semana passada (com bem pouca estabilidade) e no sábado ao lavar a "Possante" observei que o desenho tava estranho, aí olhei a seta de sentido de rotação e o que eu descobri?
    O jumento que instalou o pneu da Lead fez ao contrário! (Só mandando matar o animal...)

    E eu sofrendo a semana toda com o pneu canalizando água pra dentro -.-'
    Agora está tudo ok, e muuuuito melhor, inclusive no seco.

    Quando pegar uma chuva de novo eu dou um toque pro pessoal sobre a experiência.
    avatar
    keimigoto
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Masculino

    Mensagens : 53

    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Corpo "escorregando" da moto

    Mensagem  coiote Qui 04 Abr 2013, 22:34

    Uma vez, ainda com pouca experiência com a Lead e motos em geral, tive que frear forte (estava a uns 70 km/h) e acabei escorregando um pouco no banco da moto, mais para o lado esquerdo no meu caso. Para minha sorte mantive o equilíbrio, apesar do balançada.

    Com o banco das scooters em geral a gente acaba ficando um pouco mais "solto". Isso, somado a um pouco de inexperiência talvez, pode ter ocasionado essas quedas. Tenho inclusive um conhecido que não gosta das scooters justamente por essa característica de ficar um pouco solto no banco.

    Já andei com a Lead em chuvas fortes e nunca tive nenhum problema. Claro que nessas ocasiões eu pilotava com muito mais cuidado, pois invariavelmente a chuva é uma situação de risco para qualquer moto, inclusive para carros.
    avatar
    coiote
    Curioso
    Curioso

    Masculino

    Mensagens : 4

    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty HONDA LEAD É FATAL NA CHUVA

    Mensagem  FURAO108 Sáb 18 maio 2013, 14:48

    CARA TEM QUE REGULAR BEM ESTE FREIO E QUANO FREAR TEM DE SER AOS POUCOS TENTE SOLTA E PRENDER AOS POUQUINHO É ASSIM Q EU FAÇO MAS NA HORA DE FREAR DE UMA VEZ ..... CAIXÃO E VELA PRETA CARA. ESSSA MOTO É GOSTOSA MAS NAO É UMA CG NÉ ABRAÇOS.
    avatar
    FURAO108
    Prospect
    Prospect

    Mensagens : 6

    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  ajmeira Sáb 18 maio 2013, 19:48

    Quando peguei a minha, tomei uns sustos com esse cbs, mas aí fucei nele até encontrar uma regulagem que me agradasse. Ainda não tive a oportunidade de testá-lo no molhado, mas se eu ver que não me adapto, então desligarei o sistema...
    ajmeira
    ajmeira
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 182

    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Não achei tão fatal assim

    Mensagem  tcapelasso Seg 12 Jan 2015, 17:25

    Boa tarde a todos

    Sábado dia 10/01/2015 peguei minha primeira lead, ano 2012, nunca havia andado em uma lead, mas decidi pegar uma por motivos de agilidade e facilidade. Eu havia lido este post e fiquei meio preocupado quando começou a chover, então tratei logo de testar o freio na pista molhada e não senti insegurança alguma, basta apenas saber dosar a força no manete, ela freia suave, mas precisa de mais espaço para parada total. No caso de frear muito bruscamente reparei que até mesmo com pista seca vc corre risco de tomar um rola.
    tcapelasso
    tcapelasso
    Curioso
    Curioso

    Mensagens : 1

    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  Ishida Sáb 17 Jan 2015, 22:07

    tcapelasso escreveu:Boa tarde a todos

    Sábado dia 10/01/2015 peguei minha primeira lead, ano 2012, nunca havia andado em uma lead, mas decidi pegar uma por motivos de agilidade e facilidade. Eu havia lido este post e fiquei meio preocupado quando começou a chover, então tratei logo de testar o freio na pista molhada e não senti insegurança alguma, basta apenas saber dosar a força no manete, ela freia suave, mas precisa de mais espaço para parada total. No caso de frear muito bruscamente reparei que até mesmo com pista seca vc corre risco de tomar um rola.
    Tb não acho fatal não. Acho que o problema é o condutor que não se adequa ao freio combinado e acaba usando errado o equipamento que tem nas mãos..
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL! - Página 3 Empty Re: HONDA LEAD - CUIDADO!!!! NA CHUVA PODE SER FATAL!

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos