Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
15 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 15 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    +14
    Edilson barros
    testaguzza
    andersonvb
    Ishida
    zyox
    sandropallocit
    ferkmaciel
    Rogério Olinda Cavalcante
    AND FORFUN
    fagnerfernandes
    MarcSant
    Dalton
    yuzosurf
    paruvitu
    18 participantes

    Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

    Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  paruvitu Sex 25 Fev 2011, 10:17

    O sistema de freios combinados da Lead:

    Sempre achei esse freio combiado bem paia, uma coisa é vc ter ABS que ao freiar com a traseira ambas as rodas são acionadas de maneira controlada e NUNCA iram travar ou escorregar, outra coisa é vc ter um sistema que aciona os freio juntos sem permitir o uso do freio traseiro de maneira isolada. Achei que essa foi uma grande MANCADA da honda, nunca vi nenhuma outra moto ter esse sistema sem ser com ABS.

    Grande parte dos motociclistas sabem que a roda dianteira é responsável por 70% da frenagem dos veiculos, tanto que na frente sempre tem mais discos ou discos maiores, ou como na lead tem disco na frente e tambor atras. Mas tem casos de baixo atrito com o solo o uso do freio dianteiro é perigoso, pois é aplicada muita força, o atrito é pouco e a roda derrapa e em 90% a derrapagem é lateral ou tende a ser lateral o que provoca a queda.

    Em caso de pisos assim, devemos reduzir a velocidade, deixar a mototicleta rolar em ponto morto ou com pouca aceleração e se precisa freiar, usar apenas o traseiro, pois em caso de travamento da roda o controle da motocicleta pode ser recuperado rapidamente.

    Situações de risco em que o uso do freio dianteiro deve ser evitado:

    Queda em pisos lisos e molhados (houve um caso no orkut de queda em garagem de shopping cente);
    Pisos com areia
    Pisos com óleos(tipo diesel de caminhão qnd quebra, teve um caso desse na minha rua, e é ladeira!);
    Chapas de aço de reforma das estradas(qnd o buraco é grande e não vai ser fechado no msm dia costumam colocar chapas de aço pra tapar o buraco até o re-início do serviço);

    Como funciona o sistema que aplica a força nos 2 freios:

    Outra coisa que agrava isso é que ao apertar a manete a força que é exercida vai de maneira igual para os dois freio e como o freio dianteiro à disco é mais potente, lógico que se freia mais com o freio dianteiro que com o traseiro. Acho que a intensão da Honda é essa, fazer a moto freia de maneira correta. Claro que isso é para condição de pilotagem normal, mas nas condições de risco supracitadas pode ser perigoso.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Cabo de aço que uni os freios:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



    COMO ELIMINAR O FREIO COMBINADO:


    Como pode-se ver na imagem acima a força é dividida de maneira igual pelos 2 cabos de aço, então se você apenas soltar o cabo traseiro, ao acionar a manete, não vai nenhuma força para o freio dianteiro(ja que o cabo estará desconectado) e nem para o traseiro, já que a força no cabo dianteiro é nenhuma, vc só vai puxar esse cabo sem manda nenhuma atuação pro freio traseiro.

    Então para isso vc deverá desconectar o cabo de aço aqui:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    E depois prender o cabo de maneira fixa, para que qnd o freio seja acionado, o cabo dianteiro fique preso, mandando toda força pro freio traseiro, para isso eu soltei a peça de aluminio que fica no fim do cabo com a mola e montei ela ao contrario para que o cabo fique sempre esticado. Acho se se abrisse a caixa do freio combinado poderia travar algo lá dentro, mas não quis mudar muita coisa não.

    Montagem final com o cabo de aço fixo, observe que a peça esta ao contrario:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    Abraços!
    paruvitu
    paruvitu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 200

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  yuzosurf Sex 25 Fev 2011, 10:51

    Show também!!!

    Parabéns pelas dicas!!!

    Realmente, na chuva, acho meio perigoso esse sistema; excedto se tivesse um ABS!
    yuzosurf
    yuzosurf
    Prospect
    Prospect

    Masculino

    Mensagens : 27

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  paruvitu Sex 25 Fev 2011, 14:15

    Sem contar q num susto vc alicata o freio e é queda certa...
    paruvitu
    paruvitu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 200

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  Dalton Ter 01 Mar 2011, 17:32

    Não estou discordando, mesmo pq sou novato em moto, mas...

    Se a honda fez o sistema, não seria ele realmente mais seguro?
    Pra mim até agora não fez diferença, nem boa nem ruim...
    avatar
    Dalton
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1989

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  paruvitu Ter 01 Mar 2011, 17:53

    Como expliquei acima não vejo mais seguraça, no máximo pra forçar os iniciantes a usar os dois freios, invés de usar apenas o traseiro como é mais comum.

    É apenas poder escolher, se quiser pode usar os dois, se não usa só o o freio traseiro...

    Se fosse realmente mais seguro todas as motos seriam assim. Nunca vi outra moto ou scooter com esse sistema.
    paruvitu
    paruvitu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 200

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  MarcSant Sex 11 Mar 2011, 00:23

    Olha, já tive motos grandes, médias e pequenas, e essa é a minha primeira Scooter. O freio combinado já me salvou várias vezes, e em algumas delas, cheguei a fritar borracha e nada da moto jogar para o lado ou parecer que a frente iria derrapar. Os freios foram acionados simultaneamente, e ela fritou pneu se mantendo reta.

    Não sei se estivesse numa curva, se iria sair de lado, possivelmente sim, porém na reta isso nunca aconteceu comigo.

    E agora, que estou tão acostumado, nem penso em desligar esse mecanismo. Mesmo não sendo ABS, na minha opinião é melhor do que o sistema convencional, com exceção ao tentar controlar a velocidade quando está se costurando os carros em média velocidade... Aí, vejo que poder usar apenas o traseiro seria melhor... Más já estou acostumado, então, não acho ruim não!
    avatar
    MarcSant
    Prospect
    Prospect

    Masculino

    Mensagens : 8

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  paruvitu Sex 11 Mar 2011, 01:06

    na reta vc pode alicatar os dois freios q não da nada, mas numa curva ou derrapagem vc sobra...
    paruvitu
    paruvitu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 200

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  fagnerfernandes Qui 17 Mar 2011, 17:35

    Eu tb não tenho o que reclamar do sistema... ando sempre devagar... na faixa de 40 a 60 Km dentro da cidade e a esta velocidade o freio da Lead responde de imediato no seco, sem problemas nenhum....

    Na chuva é um pouco mais complicado e devido a este fato ando mais devagar... prudência nunca é demais.... ainda não passei nenhum aperto com minha moto por frenagem, derrapagem ou velocidade em excesso... só de boa por enquanto....
    avatar
    fagnerfernandes
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 107

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  AND FORFUN Qui 17 Mar 2011, 23:30

    Acho que é falta de costume eu já penei por culpa do freio mais depois peguei a manha e o freio traseiro sozinho é muito xoxo.
    AND FORFUN
    AND FORFUN
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1241

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  Rogério Olinda Cavalcante Qui 28 Abr 2011, 18:32

    fagnerfernandes escreveu:na chuva é um pouco mais complicado e devido a este fato ando mais devagar... prudência nunca é demais.... ainda não passei nenhum aperto com minha moto por frenagem, derrapagem ou velocidade em excesso... só de boa por enquanto....

    É caro amigo, tenho a moto há menos de um anos e já foram duas quedas na chuva (com ferimentos e prejuízo), trafegando a 35/40 km/h . Espero que você possa dizer no futuro que foi coincidência.

    De minha parte, estou por cair fora...
    avatar
    Rogério Olinda Cavalcante
    Prospect
    Prospect

    Mensagens : 7

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  ferkmaciel Ter 26 Jul 2011, 09:03

    paruvitu escreveu:na reta vc pode alicatar os dois freios q não da nada, mas numa curva ou derrapagem vc sobra...

    A recomendação nao é justamente para evitar frear nas curvas? Frear nas curvas por si só ja nao aumenta o risco de queda?
    Acredito que o Sistema Combinado seja muito mais eficiente e seguro é apenas uma questao de habito...

    ps..dei um up na discussão poois acho ela valida, uma vez que muitos querem desabilitar esse recurso...
    ferkmaciel
    ferkmaciel
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 915

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  sandropallocit Ter 26 Jul 2011, 10:58

    Concordo com Ferk, na minha opinião o CBS só tras benefícios, pois quando vc quer freiar a roda trazeira, freiar uma parte da frente só torna mais eficiente a frenagem, observe que ele não freia totalmente a dianteira apenas um pouco já que quem realmente faz a maior parte da frenagem é a roda dianteira, eu vejo assim pq por mais que eu aperte forte o freio traseiro a roda dianteira nunca trava (é claro que se tiver areia, britas....), diferente de quando uso diretamente o freio da frente, que ja travou algumas vezes.
    sandropallocit
    sandropallocit
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 328

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  zyox Ter 26 Jul 2011, 11:42

    Acho o sistema bom em 99% das vezes... mas em situações extremas realmente vai prejudicar...
    Em quais situações?
    - Perder a curva e precisar corrigir somente com o freio traseiro!
    - Chuva: saber que não vai conseguir parar e precisar corrigir com o traseiro!
    Em ambas situaçoes precisaríamos frear fortemente com a traseira, inclusive derrapando se necessário.
    Mas como piloto uma Lead e sei das minhas limitações, dificilmente me colocarei numa situação de risco...

    Abs

    avatar
    zyox
    Prospect
    Prospect

    Mensagens : 29

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  AND FORFUN Ter 26 Jul 2011, 14:05

    posso te dizer que quando eu eliminei o freio CBS tive maior agilidade no transito, não precisava por tantas vezes o pé no chão erá só cutucar o freio e passar rebolando. mas quando eu voltei com o CBS tive melhoras em outros pontos, fazer o que a vida é assim. Pontos bons e pontos ruins.
    AND FORFUN
    AND FORFUN
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1241

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  Convidad Ter 26 Jul 2011, 16:49

    and é piloto e fuga....
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  AND FORFUN Ter 26 Jul 2011, 17:12

    É QUE COM O CBS NÃO DÁ PARA DAR ESSSES CUTUCÕES A MOTO PARA DE UMA VEZ, UM CARA QUE PILOTA OUTRAS MOTOS IR´[A ACHAR O CBS UM PELA DE UM M$%a PARA O TRANSITO.

    piloto de fuga igual aquela mina do video.

    lililililiiiiiuuuuu
    AND FORFUN
    AND FORFUN
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1241

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  Convidad Ter 26 Jul 2011, 18:01

    ililililiiiiiuuuuu...... poooowww!!
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  Convidad Sáb 30 Jul 2011, 17:10

    Pessoal, cuidado no uso do cbs... Hoje numa freiada quase cai pois ao usar o cbs a traseira foi deslizando... Então com medo de acontecer de novo, eu regulei o freio traseiro deixando mais justo, aí testei e verifiquei que melhorou,

    deixem sempre regulado o freio traseiro
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  Ishida Sáb 30 Jul 2011, 17:22

    ever.o.f escreveu:...deixem sempre regulado o freio traseiro
    Eu sugiro deixar sempre regulado ambos os freios... rs.. não é nada bom andar com algum freio desregulado.. seja ele dianteiro ou traseiro.. rs..
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  Convidad Dom 31 Jul 2011, 00:50

    ainda no assunto, eu deixo o pneu traseiro com pressão para passageiro "32"
    e andando sozinho, com banda menor de contato com o solo, reparei que isso causou a derrapagem da traseira com o freio combinado.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  sandropallocit Dom 31 Jul 2011, 10:36

    ever.o.f escreveu:ainda no assunto, eu deixo o pneu traseiro com pressão para passageiro "32"
    e andando sozinho, com banda menor de contato com o solo, reparei que isso causou a derrapagem da traseira com o freio combinado.

    Ever, 32 é muito alto, deve pular muito a trazeira não? baixa esse negoço rapá!!!
    sandropallocit
    sandropallocit
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 328

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  Convidad Dom 31 Jul 2011, 22:48

    hehe, pula bem alto as vezes...

    mas sempre estou acompanhado de minha namorada, nao quero ir ao posto varias vezes num dia recalibrar
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  andersonvb Qua 17 Ago 2011, 18:43

    ando todo dia pra ir pro trampo ... percurso ida e volta de 60Km ... na chuva ou sol ... nunca tive problemas com o freio combinado ... ele me ajudou varias vezes a frear mais rápido sem travar as rodas ... e apesar da tabela do post mostrando o acionamento ... não me parece que a moto usa a mesma potencia em ambos os freios ... porque já percebi que o da frente não esta tão acionado quanto o de trás no caso do cbs em comparação ao tentar frear só com o da frente fazendo a mesma força na empunhadura ou fazendo mais força, teste em baixa velocidade.

    E na chuva ... também não tive problemas e olha que já peguei algumas vias depois de enchente e com barro na pista. Se estivesse com a minha Ninja 250r seria chão na certa ... mas na Lead vai de boa.
    avatar
    andersonvb
    Prospect
    Prospect

    Mensagens : 11

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  ferkmaciel Qua 17 Ago 2011, 18:49

    Salvo engano a relaçao correta do sistema combinado é de 10% na dianteira e 90% na traseira...
    ferkmaciel
    ferkmaciel
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 915

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  Ishida Qua 18 Jan 2012, 01:00

    ferkmaciel escreveu:Salvo engano a relaçao correta do sistema combinado é de 10% na dianteira e 90% na traseira...

    Deve ser mesmo, principalmente pq a idéia do Freio Combinado não é a de travar as duas rodas, mas sim aliviar o esforço no manete do freio dianteiro, dividindo a força entre as duas mãos e aumentando a eficiência do freio dianteiro, onde efetivamente deve estar a força do freio numa emergência... por isso as motos de velocidade sempre tem um freio duplo na frente e simples na traseira, ou disco simples na dianteira e tambor na traseira... atrás sempre tem que freiar menos que a frente, seja numa moto ou num carro...
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado. Empty Re: [COMO FAZER] Eliminar o freio combinado.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos