Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
13 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 13 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    abril 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930    

    Calendário Calendário


    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    +4
    Ishida
    ferkmaciel
    Komatsu
    AND FORFUN
    8 participantes

    Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

    Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  AND FORFUN Seg 11 Jul 2011, 22:44

    Andar na cidade em meio a outros veículos pode ser fácil, mas também perigoso. Há pequenas coisas que podem ser feitas para que sua locomoção na cidade se torne mais segura. Veja:

    1. No Semáforo:
    Ao parar em um semáforo, pare sempre sobre a linha divisória da pista see houver mais de uma para o mesmo lado, deixe sempre a pista para os carros, alguém por distração pode não vê-lo e uma pancada na traseira é bem ruim. Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.

    2. Com as outras motos:

    2.1 Quando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, em caso de necessidade de desviar de um obstáculo não será possível por falta de espaço.

    2.2 Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse, ele pode ter visto algo que você ainda não viu, então pare também.

    3. Ultrapassagem:
    Quando estiver no trânsito da cidade NUNCA ultrapasse pela direita, especialmente os veículos, lembre que muitos não sinalizam quando vão dobrar a direita e não esperam que venha alguém pela direita;

    4. Estacionamento:

    4.1 Quando precisar estacionar opte pelos estacionamentos específicos de motos são mais seguros que parar entre carros que na hora de sair podem derrubar sua moto!

    4.2 Estacione sempre com a moto de frente para rua (traseira na calçada) na hora de sair é sempre mais fácil e mais seguro;

    5. “Costurar” no trânsito:
    Apesar da moto se prestar a andar entre os carros evite fazer isso especialmente em vias de maior velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto. Deixe para ultrapassar os veículos quando estiverem lentos ou parados.

    6. Farol acesso:
    Além de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro andar com o farol da moto aceso de dia, os outros veículos lhe percebem mais facilmente.

    fonte
    AND FORFUN
    AND FORFUN
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1241

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Komatsu Seg 01 Ago 2011, 19:39

    Cruzamentos



    Saiba como agir em uma das piores formas de interação entre motos e outros veículos


    Um dos piores aspectos de interação entre motos e outros veículos em qualquer contexto é certamente o cruzamento de trajetórias. Nessa edição, abordo o tema pela sua relevância para a segurança do motociclista, por apresentar facetas importantes que devem ser observadas com muita atenção.

    Existem diversas formas e ângulos em que uma moto pode cruzar com a rota de um veículo maior que ela. Enquanto houver velocidade envolvida, estarão presentes todos os elementos obrigatórios em uma colisão – trajetória conflitante e velocidade relativa entre os objetos.

    Atenção dividida

    Do ponto de vista do motociclista, a pior situação que tem de enfrentar em cruzamentos é quando sua atenção tem que ser dividida entre lados opostos simultaneamente. É o caso dos cruzamentos com fluxo de todos os lados – frontal, posterior, da direita e da esquerda. A atenção deve ser exercida sequencialmente na direção que se pretende ir, resolvendo primeiramente o fluxo com o qual irá interagir em primeira instância. Parece complicado, mas exemplos irão lhe ajudar a visualizar o contexto mais à frente.

    Observando o fluxo

    Vejamos primeiramente um cruzamento simples, como atravessar uma rua que possui fluxo de ambos os lados. Tanto a esquerda quanto a direita devem ser observadas, mas quando escolher o momento de atravessar, deve primeiro se certificar de ter tempo e espaço suficientes para cruzar com o fluxo vindo da esquerda, e na sequencia o da direita. Isso acontece porque dirigimos do lado direito da via, e nessa circunstância iremos interagir primeiramente com o fluxo que para nós vem da esquerda, e logo depois com o fluxo que vem da direita, até completar a travessia. No planejamento dessa travessia então, a atenção deve incidir da esquerda para a direita, livrando primeiramente qualquer tipo de conflito vindo dessa direção. Lembre-se sempre que as situações de cruzamento são as mais perigosas para nós, devendo exercer calma e ponderação na análise do fluxo que vem de ambas as direções, antes de tomar a decisão da travessia. Só devemos executá-la quando com certeza absoluta de que é possível atravessar sem constituir risco a nós próprios ou outras pessoas e veículos. Apesar de óbvio, ficaria surpreso de quantas colisões são registradas por pura desatenção a esse pequeno detalhe de pra qual lado olhar primeiro.

    Regras de ouro

    Independente de qual forma se dá o cruzamento, é preciso notar que as pessoas não cometem – em sua maioria – desatinos porque assim desejam, mas por força das circunstâncias, sejam elas justificáveis ou não. Isso colocado, temos que fazer a nossa parte quando cruzamos a trajetória de outros veículos, posicionando-nos de forma a ficar visíveis para os motoristas envolvidos. A grande maioria das colisões envolvendo a moto teve como desculpa a incapacidade do motorista em ver a aproximação da moto – seja pelo ângulo exercido ou pela velocidade de aproximação. A regra de ouro é sempre tentar ver o rosto do motorista dentro do veículo, seja diretamente ou através do espelho retrovisor do mesmo. Se você pode vê-lo, indica que ele também tem a capacidade de vê-lo – o que não é por si só certeza de ter sido visto. Mas pelo menos estará fazendo a sua parte. É vital que a velocidade de interação permita que ambos – você e o motorista – tenham tempo para se certificar que um viu o outro. Outra regra importante para o motociclista é assumir diante de todo cruzamento que a preferencial é SEMPRE do outro, mesmo sabendo que isso é mais fácil ser falado do que praticado. Pela diferença de massas, o lado que sempre sairá prejudicado em uma colisão, será o nosso. Existem exemplos aonde isso é quase impraticável, mas ainda assim, uma ponderação mostra que com bom senso, é possível diminuir os riscos. É o caso de se estar em uma rodovia com cruzamento em nível de vias menores e de menor fluxo. O cenário é típico das estradas litorâneas, onde muitos acessos à praias e retornos se dão dessa forma. Estando na rodovia, estará exercendo uma velocidade compatível com ela, mas incompatível para cruzar com um veículo no mínimo quatro vezes maior que o seu. O correto é diminuir a velocidade para uma que permita uma mudança brusca de direção e frenagem em tempo, e sinalizar sua presença com o uso do farol e até da própria buzina. Isso pode implicar em tambem ter de sinalizar para o fluxo que vem atrás de você, para não se colocar em risco de uma colisão traseira. O pior erro que se pode cometer em tal situação é assumir que por estar em via preferencial, o outro tem a obrigação de zelar por sua segurança e que de fato o fará, parando na intersecção. Se não houver uma mudança na sua velocidade e se o outro não lhe tiver visto, será um sério candidato a ocupante de leito hospitalar, se não for pior. Infelizmente temos todos essa mania infernal de otimismo excessivo e sempre contamos que os outros farão a parte que lhes cabe. É preciso mudar essa mentalidade para uma que reflita com maior fidelidade a realidade do trânsito, imaginando sempre o pior. Pode ser mais neurótico conduzir assim, mas ninguem se machucou em qualquer tempo sendo cauteloso.

    Confluência de vias

    Outra situação que ilustra a necessidade de método para interação com cruzamentos é a convergência com uma via rápida, exigindo adequação a velocidade dessa próxima via. É o caso, por exemplo, de acessos à uma rodovia, que acontecem de forma oblíqua, na diagonal. Entendendo que nesse tipo de situação não deve existir parada no entroncamento para que o fluxo não pare, é preciso se ajustar à velocidade da via seguinte observando tanto o trânsito na sua frente como o da própria rodovia com a qual irá afluir. No entanto, a via em que está no momento requer maior atenção porque é com seu fluxo que está interagindo naquele instante, exigindo maior atenção com os veículos à sua frente do que com o ajuste da velocidade para com a próxima. Se porventura tiver um carro na sua frente e ele por qualquer razão parar no entroncamento enquanto estiver visualizando o fluxo lateral, no momento que voltar a visão para frente, se deparará com uma situação onde o tempo será critico para tomar a decisão de frear e desviar. Isso supondo que o tempo exista. Essa situação já vivenciei de fato, e a queda resultante me custou uma cirurgia no punho e dois anos de recuperação.

    Noite e chuva

    Se de dia é perigoso enfrentar cruzamentos, que dirá à noite? Tenha sempre em mente que uma moto não possui qualquer tipo de iluminação lateral, e perpendicular à visão de um motorista, poderá literalmente desaparecer se não houver iluminação externa. Opte nessa circunstância em oferecer a passagem ao outro veículo como garantia de não ser atingido, evitando ao máximo cruzar a sua frente. Ao parar nesses cruzamentos, aproveite a mobilidade da moto para parar diagonalmente, oferecendo um pouco da visão de seu farol e lanterna traseira tanto para os veículos com os quais irá cruzar como aqueles que estiverem atrás de você. O mesmo raciocínio de falta de visão se aplica para as situações de chuva, onde a visibilidade é muito restrita. Com as chuvas que vem caíndo ultimamente, tenho a tendência de agregar também o stress que os motoristas enfrentam, tentando fugir de possíveis alagamentos e prejuízos. A chuva cominada com o medo de ficar preso em um lugar e a pressa em se desvencilhar de tal situação, são elementos muito perigosos e devem ser combatidos pelo motociclista com serenidade, paciência e bom senso. Jamais permita que uma situação por si só complicada tenha o potencial de tragédia, por causa de pressa ou desconforto. É preferível chegar molhado a deixar de chegar.

    Por fim, mas sem nem de longe esgotar o assunto, tenha em mente os pontos cegos de um motorista e como impactam na sua linha de visão. A coluna de um carro oferece maior restrição visual para o motorista do lado esquerdo que do lado direito – porque a proximidade da sua visão com o obstáculo angularmente retira mais do meio externo do que a coluna do lado direito, essa mais distante de seus olhos. No caso de veículos grandes como onibus e caminhões, exerça cuidado redobrado, pois têm pouca visão externa e precisam de maior tempo para abortar um curso de ação. Pilote sempre consciente das vantagens e desvantagens de se estar em uma moto.


    fonte: profissional performance ridding
    Komatsu
    Komatsu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 285

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Komatsu Seg 01 Ago 2011, 19:41

    Nestes vídeos são demonstradass formas do motociclista melhor se
    posicionar ao passar por cruzamentos, de modo a facilitar que ele seja
    visto pelos carros que pretendem cruzar ou entrar na pista.




    Komatsu
    Komatsu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 285

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  ferkmaciel Seg 01 Ago 2011, 20:09

    Komatsu posta mais videos ae pra gente, sao muito legais e intrutivos....
    ferkmaciel
    ferkmaciel
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 915

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Komatsu Seg 01 Ago 2011, 20:32

    Beleza Fernando.

    Alias gosto muito deste assunto: SEGURANÇA !


    Já cai, tombei, derrubei minha moto, além de um pino de titânio no joelho, que toda vez que esfria, me faz lembrar deste item: SEGURANÇA !!! kk
    Komatsu
    Komatsu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 285

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Komatsu Seg 01 Ago 2011, 20:41

    Moto na estrada deve ter MUITO cuidado, principalmente as de baixa cilindrada !!

    vejam :

    Komatsu
    Komatsu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 285

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  AND FORFUN Seg 01 Ago 2011, 22:34

    cara doa a quem doer teve uma moça que até saiu do clube por culpa disso.

    Se você comprou uma Lead para pegar rodovias fez a pior cagada da sua vida. Acho que qlq moto na estrada já é arriscado, ainda mais uma 110cc,

    emfim.
    AND FORFUN
    AND FORFUN
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1241

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Ishida Ter 02 Ago 2011, 00:49

    Komatsu escreveu:Moto na estrada deve ter MUITO cuidado, principalmente as de baixa cilindrada !!
    Verdade, eu não tenho coragem de pegar nem vias expressas aqui em São Paulo, quem dirá estrada...afff..
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Convidad Ter 02 Ago 2011, 01:17

    vou por o motor da cb300 com o meu cvt... vamos ver o que vai dar
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  sandropallocit Ter 02 Ago 2011, 04:49

    ever.o.f escreveu:vou por o motor da cb300 com o meu cvt... vamos ver o que vai dar
    Ever, num pode não pois o motor da 300 tem 26cv e o cvt da lead deve aguentar no máximo uns 12cv
    sandropallocit
    sandropallocit
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 328

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  ferkmaciel Ter 02 Ago 2011, 08:48

    psiu!! Sandro que mania de estragar a brincadeira dos outros..deixa o menino..vai la ever boto fé na tua gambiarra...
    ferkmaciel
    ferkmaciel
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 915

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Convidad Ter 02 Ago 2011, 12:24

    é isso ai ferk, sonhar e botar em prática, para finalmente passar o 84km/h...
    ou chego aos 250km/h de lead, ou bato as botas tentando
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Dalton Ter 02 Ago 2011, 12:27

    Bota logo o motor do carro, liga tudo junto e vê no que dá.
    avatar
    Dalton
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1989

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Convidad Ter 02 Ago 2011, 15:10

    que tal esse, já da pra sobreviver ao motor 300...
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    cvt honda fit
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Dalton Ter 02 Ago 2011, 18:57

    Tiraram o CVT do Honda Fit.... achei q foi a pior cagad que fizeram...
    avatar
    Dalton
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1989

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  fellipec Ter 02 Ago 2011, 19:49

    Dalton escreveu:Tiraram o CVT do Honda Fit.... achei q foi a pior cagad que fizeram...
    Eu adorava o CVT do Honda Fit. Até o dia que passei na agua, molhou alguma coisa eletronica e ele ficou biruta. Fui na cc e troquei de carro, já que tudo nesse cambio é carissimo.

    Transmissao automatica planetária, a mais comum, pelo menos tem várias oficinas especializadas fora a cc, coisa que o CVT não é tão facil de achar por fora.... Mas já virou off-topic.

    Sobre andar com a moto na rodovia, meu trajeto me obriga a pegar poucos KM de estrada, e não senti dificuldades.
    fellipec
    fellipec
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 193

    http://fellipec.com

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Convidad Ter 02 Ago 2011, 23:28

    fellipec escreveu:Sobre andar com a moto na rodovia, meu trajeto me obriga a pegar poucos KM de estrada, e não senti dificuldades.

    é porq um caminhão não te jogou pra fora ainda
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Ishida Qua 03 Ago 2011, 00:57

    ever.o.f escreveu:
    fellipec escreveu:Sobre andar com a moto na rodovia, meu trajeto me obriga a pegar poucos KM de estrada, e não senti dificuldades.

    é porq um caminhão não te jogou pra fora ainda
    E espero que isso nunca aconteça com nenhum de nós... já presenciei um acidente deste tipo numa viagem de bike que eu fiz, com um dos ciclistas que estavam comigo... não quero presenciar isso novamente com nenhum conhecido..
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Convidad Qua 03 Ago 2011, 01:21

    lembrando que não quis dizer com acidente, somente com o susto do deslocamento de ar do caminhão te causar certo desequilíbrio

    mas sei também que o risco é big monster
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  fellipec Qua 03 Ago 2011, 06:29

    Pelo menos no trecho que pego é bem tranquilo, poucos caminhoes, que não estão correndo muito.
    O próprio vento chega a empurrar mais do que o deslocamento dos caminhoes. O que já me assustou foi em uma avenida, ao passar um onibus parado no ponto, o vento foi barrado por ele, e quando voltou deu uma empurrada, mas nada de mais.
    fellipec
    fellipec
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 193

    http://fellipec.com

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  sandropallocit Qua 03 Ago 2011, 06:32

    Logo quando eu comprei a Lead eu achava que ele servia pra andar em algumas rodovias sim, hoje a minha opinião é que ela anda mas não é recomendado, ja fiz 2 pequenas viagens com ela, hj depois da experiência que eu tenho so faria se fosse realmente necessário. Eu ando todo dia na BR324 com ela, mas o trecho que eu ando é de pista tripla e sempre estou mais rápido que os carros da 3 pista e compativel com os da 2, mas ja passei por apertos por não poder utilizar a pista da esquerda pq a lead num acompanha mesmo. Creio que uma moto para ter segurança e andar num rodovia deve no mínino alcançar facil os 140km/h, não quer dizer que vc vá andar nessa velocidade o tempo todo,a velocidade que a maioria os carros andam é 120km/h, desta forma vc pode precisar para sair de alguma situação dificil.
    sandropallocit
    sandropallocit
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 328

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  fellipec Qua 03 Ago 2011, 06:35

    Nessas velocidades não tem como! Os trechos que pego são todos limitados a 80km/h e cheios de radar, então o pessoal vai na manha cheers
    fellipec
    fellipec
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 193

    http://fellipec.com

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Komatsu Qua 03 Ago 2011, 07:34

    Seja gentil no trânsito, que o trânsito retribui.

    E se você ouvisse uma música, em vez de buzinar? Ou apontasse o erro, em vez de xingar? Gentileza gera gentileza e se multiplica. Experimente.

    O melhor jeito de se acostumar com ela é se pondo no lugar do outro. Se alguém tomar aquela vaga de estacionamento que você estava esperando, releve; caso um motorista não deixe você ultrapassar, tolere; se outro vier disposto a brigar, não dê brechas para continuar a discussão.
    Quando você muda, a cidade muda, e isso começa dentro de cada um. As pessoas são como espelhos quando se trata de atitude, um gesto bom que você faça, volta com a mesma bondade.

    Ou seja, ganha você e quem está ao seu lado no farol. Entre para o movimento Trânsito + gentil, seu dia-a-dia agradece


    Última edição por Komatsu em Qua 03 Ago 2011, 07:41, editado 1 vez(es)
    Komatsu
    Komatsu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 285

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Komatsu Qua 03 Ago 2011, 07:41

    Trânsito questão de saúde pública

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




    O que seria, pois, um processo natural de se entender de repente passa por condições ininteligíveis e inobserváveis. Não há um dia sequer que se passe e não haja notícias sobre acidentes de trânsito.

    No Brasil mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito todos os anos – são mais de 80 pessoas por dia, ou 1 a cada 18 minutos.

    As estatísticas, que dizem respeito a todos os tipos de acidentes causados no trânsito, servem como alerta para que se perceba até mesmo os mínimos deslizes que implicam em acidentes.

    Um dos fatos mais curiosos é que a maioria das colisões ocorre em velocidade entre 40 e 50 km/h, portanto, apenas manter-se em velocidade relativamente baixa não descarta a possibilidade de que aconteça qualquer acidente.

    Antigamente nós apenas líamos nos jornais sobre acidentes de trânsito,hoje em dia nós estamos vendo acontecer.Ou seja,o que seria, pois,um processo natural de se entender de repente passa por condições ininteligíveis e inobserváveis.

    Chegamos a um momento em que é extremamente necessário aprender a conduzir os veículos no trânsito com a mesma educação com que tratamos as pessoas as quais gostamos e buscar a todo custo proporcionar meios para a sociedade apresentar iniciativas direcionadas em valores como respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância, solidariedade, amizade, entre outros tão importantes ao trânsito seguro e harmônico.

    O trânsito é o ambiente mais democrático que existe e é onde cada um deve mostrar respeito aos outros, sejam eles pedestres, ciclistas ou motoristas.

    Destarte quando tomamos conhecimento das estatísticas de acidentes de trânsito e do quanto os governos gastam com as vítimas nos conscientizamos de que é preciso fazer algo.

    O que se gasta hoje com os acidentes poderia ser muito bem aplicado na educação e na saúde preventiva.

    Para corroborar essa afirmação com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil gasta, por ano, R$ 432,4 milhões em acidentes de trânsito.

    Desse valor, de acordo com o instituto, 42,8% se referem à perda de produção por morte ou invalidez, 28,8% a danos a veículos e 13,3% ao atendimento médico-hospitalar.

    Outros custos são os processos judiciais, congestionamentos, previdenciários, resgate e reabilitação das vitimas. São dados para se escandalizar e peço: Escandalizem-se. Mas reajam, mas façam alguma coisa. Engrossem fileiras entre aqueles que ainda não perderam a capacidade de indignar-se e lutar.

    Nada mais humano do que buscarmos recuperar as nossas condições de seres humanos. É mister buscar prescrutar pela nossa real identidade e enveredar pela tarefa de desencriptação de sentimentos que fervilham no interior do vulcão ou correm nos calmos rios subterrâneos de nossas capacidades imanentes aonde prevalecem os seres gregários,e onde se mantém vivos a chama da solidariedade.

    A civilização pressupõe a solidariedade, e em um segundo nível : a irmandade. É isso que nos distingue da irracionalidade. E o que é a globalização, a sanha do mercado por lucro, a dominação impiedosa dos que tem mais contra os quem tem menos?

    O que é a transformação do individualismo, da competição, dos horários escassos, da esperteza, da ascensão a qualquer preço. E esses aspectos refletem no trânsito em forma de embrutecimento, remetendo-nos a incultura, a grosseria, a rudeza, a brutalidade.

    Precisamos humanizar o trânsito e vivenciar essa experiência, sobretudo resgatando os momentos de educação e cortesia no trânsito, com o objetivo maior de tornar-se instantes de excelência agindo como um pólo irradiador de iniciativas e práticas educativas, que possam servir de suporte para contaminar as diferentes instituições e organismos,governamentais e não governamentais, que desenvolvam ações de educação e segurança no trânsito, ou que venham a sensibilizar-se para fazê-lo.

    Este momento que vivenciamos reveste-se de singular importância para uma mudança de posicionamento quando se refere ao tema trânsito, constituindo-se num celeiro de desenvolvimento da cidadania ao contribuir, através de uma nova cultura, para que o trânsito se torne mais humano e, realmente, um exercício democrático e solidário, que se faz premente no atual contexto.

    fonte : ABRAMET
    Komatsu
    Komatsu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 285

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Komatsu Qua 03 Ago 2011, 07:46

    Campanha Porto Seguro !!




    Komatsu
    Komatsu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 285

    Ir para o topo Ir para baixo

    DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA Empty Re: DICAS PARA SOBREVIVER AO TRANSITO DIA A DIA

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos