Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
8 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 8 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    +4
    Ishida
    ferkmaciel
    Janadods
    sandropallocit
    8 participantes

    Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

    Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  sandropallocit Dom 26 Jun 2011, 12:37

    Galera, realmente no transíto a lei é do maior, e como as nossas motokas são pequeninhas é importante seguirmos a risca todos os conceitos de segurança para evitarmos acidentes, desde pequenas quedas bestas até mesmo acidentes fatais.

    Realmente nós que andamos de moto não nos contentamos ficar parados ou andando devagar no meio de um monte de carros e ai é onde mora o perigo, é impossível andar na cidade sem ser pelo corredor, mas andar como certos motoboys feitos loucos é pedir pra acontecer um acidente.

    Comportamentos de competição tipo, quem arranca mais rápido ou quem anda mais rápido no engarrafamento, principalmente nós que sempre somos "desafiados" por um (CG|POP|Dafra|Burgman)zeiro, é pedir pra acontecer um acidente. Eu tenho isso em minha cabeça: "Não preciso provar nada pra ninguem, quem se achar melhor ou mais rápido: Problema!, e eu com isso? Não ganho nada e nem perco" (quer dizer: ganho uma chance maior de levar uma queda e ser atropelado).

    A umas três semanas atrás estou vindo do trabalho e derrepende passa um cara com uma scoorter da Dafra, esquelando a moto, passando por mim e começou a fazer movimento tipo "me passe se puder" fazendo movimento de pedalagem como se estivesse chamando a minha moto de bicicleta, agora vejam: eu na minha, e passa um mané achando que eu quero apostar ou estou apostado corrida por ele, sei lá deixa pra lá, cada maluco com suas ideias.

    Andar de moto exige maturidade e calma, afinal de conta quem faz um transito ser perigoso ou traquilo são os motoristas/pilotos.

    Vamos usar esse espaço para postar Artigos, Vídeos e outros materias sobre segurança e boas práticas de pilotagem.

    Fiquei tambem sabendo que a honda tem um curso gratuito de pilotagem de um dia com carga horária teórica e prática, estou vendo aqui em salvador como faço pra tomar esse curso se ainda existir, ele é/era oferecido na maioria das grandes cidades.



    Última edição por sandropallocit em Dom 26 Jun 2011, 13:24, editado 1 vez(es)
    sandropallocit
    sandropallocit
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 328

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  sandropallocit Dom 26 Jun 2011, 12:43

    Associação Brasileira de Motociclistas
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Scooter Clube do Brasil
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Tenho tambem uns vídeos bons de curso de pilotatem, peguei no youtube, mas não estou encontrando o link, se não achar eu posto novamente e coloco os links aqui.
    sandropallocit
    sandropallocit
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 328

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  Janadods Dom 26 Jun 2011, 14:38

    Roubei do fórum do meu irmao:

    PILOTAGEM

    - Sinalizar freada - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Faixa divisória na pista - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Farol do espelho - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Manchas no asfalto - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Cabeceiras de Pontes - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Buracos - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    NA CIDADE
    - Semáforo - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Com outras motos - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Ultrapassagem - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Estacionamento - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Costurar no transito - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Farol acesso - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    EM RODOVIAS

    - Ao entrar numa rodovia - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Para sair de uma rodovia - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Viajando à noite em rodovia de pista dupla - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Observe os olhos dos motorista pelos retrovisores - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Veículos que se aproximas pela lateral do veículo a frente - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Quando um veículo tentar adentrar em sua pista - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Um veículo cambaleando de um lado ao outro - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Nunca ultrapasse ou fique entre dois veículos mais pesados - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Evite ficar na frente de um veículo mais pesado - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    NA CHUVA

    - Na cidade - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - As poças d’água - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Na pista de rolagem - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Calibragem de pneus - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    VIAJANDO EM GRUPO

    - Líder do percurso (Guia) - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Ferrolho - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - A formação do grupo - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Duas motos ou mais não devem dividir faixa - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - As paradas para abastecimento - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - O motociclista neófito - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    SINAIS UTILIZADOS NA ESTRADA

    - Perigo a frente - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Chuva - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Pare atrás de mim - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Olhe no retrovisor - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Polícia ou radar - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Animais na pista - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Acenda o farol - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Mantenha a fila dupla - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Parar para abastecimento - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Aumente a velocidade - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Reduza a velocidade - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    - Vamos parar - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Janadods
    Janadods
    Scooterista
    Scooterista

    Feminino

    Mensagens : 139

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  Convidad Dom 26 Jun 2011, 22:08

    excelente, parabéns a todos
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  sandropallocit Seg 27 Jun 2011, 11:23

    Dicas para andar nos corredores

    Hoje o número de motos é absurdamente alto. Temos que nos adaptar com os "novatos" e, para isso, devemos andar corretamente.

    Como os carros não têm passagem e muitas vezes não sinalizam a mudança de faixa, você deve manter a distância e a velocidade certas. Aí vão algumas dicas:

    1) Não grude na moto da frente, mas não permita um espaço que o motorista desesperado jogue o carro na sua frente.

    2) Não permita que o motoqueiro da frente deixe esse mesmo espaço. Caso não seja possível estimulá-lo a reduzir o espaço, mantenha uma distância maior ou ultrapasse e muita atenção.

    3) Não prenda a passagem, se o motoqueiro que está atrás de você pilota e corre mais, saia da frente assim que possível.

    4) Não se desespere para ceder passagem, mas também não enrole, pois sempre gera confusão.

    5) Não tente correr mais do que você consegue, dê a passagem e se aprimore antes de bancar o "piloto".

    6) Olhe nos retrovisores dos carros, pois eles podem indicar quando um motorista vai mudar de faixa, mesmo que este não sinalize.

    7) Mantenha as mãos no guidão, olhos na pista. Para frente, durante o trânsito, e no seu retrovisor quando não houver tráfego intenso.

    Cool No corredor, diminua a velocidade em curvas, quando passar em pontos de ônibus ou cruzamentos (com trânsito parado), pois os pedestres atravessam sem olhar.

    9) Andar certo não quer dizer atrapalhar os outros, se alguém quer passar, deixe, estando certo ou errado, pois você não é juiz e nem CET.
    Não julgue, faça a sua parte sozinho.

    10) Se você tem medo, não dirija moto. Dirigir moto por necessidade, economia e com medo resulta em acidente fatal. Seu e dos outros.

    moto.com.br
    sandropallocit
    sandropallocit
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 328

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  Janadods Seg 27 Jun 2011, 16:39

    Nao acho seguro andar no corredor.
    No maximo para algumas ultrapassagens ou em caso de filas em sinaleiras.
    Janadods
    Janadods
    Scooterista
    Scooterista

    Feminino

    Mensagens : 139

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  Convidad Seg 27 Jun 2011, 16:45

    mas nao da pra comparar marilia com sao paulo...

    onde só se pode passar pelo corredor
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  ferkmaciel Seg 27 Jun 2011, 16:51

    O transito em São Paulo é tao caotico que o "corredor" ja se institucionalizou..acredito inclusive que o uso do mesmo acabara sendo regulamentado...
    ferkmaciel
    ferkmaciel
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 915

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  sandropallocit Seg 27 Jun 2011, 16:58

    Existe uma grande discursão sobre andar no corredor, mas a verdade é: Nas cidades em horários de grande movimentos não tem como a moto não andar pelo corredor, é tão comum quando pedestre andar na calçada, por isso estar sempre atento não apenas aos carros próximos mas ao transito todo e andar em uma velocidade que seja compativel para que uma reação de emergencia seja segura. Tem algumas dicas do tipo: Quando tiver um espaço vago se prepare que algum carro vai tentar mudar de faixa e outros "macetes", eu tenho comigo de sempre deixa o carro mudar de faixa, se eu ver um carro tentando fazer a manobra eu diminuo a velocidade e deixo, não tenho motivo pra ficar buzinando impedido o cara de mudar de faixa, depois eu continuo, é melhor eu perder ums 5 segundos do que levar uma fechada.
    sandropallocit
    sandropallocit
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 328

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  Janadods Seg 27 Jun 2011, 17:54

    Só falei que nao acho seguro, nao significa que eu mesma nao use o corredor algumas vezes.
    Bom, a questao é que é proibido por lei vc andar no corredor.

    Nao da para comparar SP com nenhuma outra cidade, mas minha maior experiencia com moto eh em Floripa, nao em Marilia.
    Janadods
    Janadods
    Scooterista
    Scooterista

    Feminino

    Mensagens : 139

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  sandropallocit Dom 03 Jul 2011, 17:56

    DICAS DE SEGURANÇA BÁSICA

    1. Ande sempre equipado.

    Você já leu e ouviu isso muitas vezes, mas já parou para pensar no que significa? Andar equipado é mais do que usar corretamente o capacete. É ter proteção para os olhos, mãos, pés, tornozelos, joelhos e cotovelos. Na estrada e na cidade, pois a maioria dos acidentes acontece em áreas urbanas.
    Lembre-se que o clima quente não justifica negligências com a segurança. Para enfrentar o calor procure escolher o equipamento mais arejado que encontrar.

    2. Farol aceso o tempo todo, seja dia ou noite.

    Lembre-se que, a 40 metros de distância, uma motocicleta pode sumir do campo visual do motorista até mesmo atrás do tercinho pendurado dentro do carro. Por isso, muitas vezes você está fora do foco dos motoristas. O farol da moto aceso ajuda a torná-lo mais visível. Roupas e capacete de cores claras também ajudam.

    3. Concentração é fundamental.

    A moto é mais rápida e menos visível que os demais veículos. Só isso bastaria para exigir muita concentração. Mas tem outra questão. Ela combina pouca segurança passiva com boa segurança ativa. Trocando em miúdos, em geral a moto tem mais facilidade que um carro para livrar-se de situações difíceis (segurança ativa). Mas se o acidente acontecer (segurança passiva), o piloto estará menos protegido do que o motorista.

    Para que possa usufruir da segurança ativa, o piloto tem de estar atento o tempo todo. Só assim ele pode usar todos os recursos que a moto possui para evitar acidentes. Até aquele antigo ensinamento, que diz “na dúvida, acelere”, só vale se você estiver atento! Por isso, tudo que atrapalha a concentração constitui perigo para o motociclista, principalmente a pressa, o nervosismo, o cansaço e o álcool.

    4. Pilote de forma defensiva.

    A atitude defensiva no trânsito significa dirigir por você e pelos outros, antecipar-se em relação aos erros alheios e demais riscos. Pense que, uma vez envolvido em um acidente, pouco adianta provar que a culpa foi de outra pessoa. Aí o piloto já estará dentro do gesso (na melhor das hipóteses). Então, aprenda a antever as imprudências e erros dos outros.

    5. Conheça as ameaças mais comuns.

    Quando você anda de moto, está sujeito a situações de potencial risco típicas desse veículo. É preciso conhecê-los para saber evitá-los. Um dos principais são as freqüentes fechadas que sofremos no trânsito. Muitas vezes os motoristas não têm intenção de fazer isso, eles apenas não percebem a moto por perto. A atitude mais segura é ter sempre o pressuposto de que o motorista não está vendo sua moto. Mantenha margem de manobra.

    Não se esqueça de outros pequenos imprevistos que, para um motociclista, são uma ameaça. Um pedestre distraído, um cachorro atrapalhado, um pássaro em rota de colisão com a viseira ou fios/cordas atravessando seu caminho podem provocar acabar com o seu passeio. Necessário destacar que existe a praga das linhas de pipa. Uma linha perdida, deslizando sobre a pele, pode ser um susto embaraçoso. Se ela for revestida com cerol, pode ser fulminante. Corta como uma navalha voadora. No caso de cerol, não confie na proteção de materiais como couro ou náilon (aliás, já estão à venda no mercado hastes metálicas protetoras para instalação no guidão da moto, parecidas com antenas de rádio).

    6. Desenvolva o autocontrole.

    Acelerar uma motocicleta pode ser tão gostoso e excitante a ponto de o prazer embotar a noção de prudência. Por isso, sem autocontrole você pode ser vítima de si mesmo. Adrenalina é legal, mas na hora e no lugar certos. De preferência, num circuito próprio para altas velocidades.

    7. Identifique as armadilhas do solo.

    Em cima de duas rodas não tem jeito. Se você for traído pelo solo numa curva, é provável que vá comprar chão. Piso molhado, areia solta, buracos, costela de vaca e, principalmente, óleo na pista. Esses obstáculos podem estar onde você menos espera. Lembre-se que, na curva, o alcance da visão é pequeno. Também é nas curvas e rotatórias que ônibus e caminhões com tanques cheios derramam diesel.

    Produtos escorregadios também podem soltar-se da carga (coisas como grãos, leite ou frutas no chão significam perigo de derrapagem).

    8. Viajar à noite, não.

    Pode ser que um dia tenhamos condições propícias para viagens noturnas. Por enquanto, não temos. Pra começar, a maioria das motos não tem iluminação eficiente, embora os fabricantes já comecem a corrigir esse problema em alguns modelos de última geração. Além disso, viseira de capacete não tem limpador. Imagine-se à noite, sob chuva, com a luz dos faróis refletida na viseira molhada. A lama que os caminhões jogam na viseira também atrapalha a visão. Mas o pior de tudo é que a maior parte das rodovias brasileiras é precária e mal sinalizada, não permitindo uma viagem segura durante a noite.

    9. Olhe para a frente.

    De tão óbvia, tal recomendação seria cômica se o motivo não fosse trágico. Muita gente se espantaria se houvesse um sensor capaz de acusar quantas vezes desviamos os olhos enquanto pilotamos. Seja para ver um outdoor, identificar uma moto diferente que passa, observar um tumulto na esquina, “filmar” uma gatinha maravilhosa, admirar a paisagem ou para conversar com o garupa. Uma quantidade considerável de acidentes acontece naquele exato momento em que o piloto detém os olhos no retrovisor ou em algum ponto que não seja à sua frente.

    10. Assaltos, um perigo a mais.

    Como se não bastassem todos esses cuidados e os “abusos” que sofremos no trânsito, agora temos mais um problema. Os assaltantes estão de olho em nossas motos, sejam elas pequenas ou grandes, nacionais ou importadas. Infelizmente, não há muito o que fazer. Reagir não é aconselhável. Acelerar para escapar é outro risco. Então, se estiver sozinho, evite locais onde os assaltantes tenham facilidade de atacar. Geralmente eles usam outra moto para abordar as vítimas.

    Fique atento sempre que alguma moto com dois ocupantes estiver se aproximando. Quando estacionar, procure escolher locais menos vulneráveis e use algum dispositivo anti-furto na moto. (Eu acrescento o Seguro que é realmente a melhor opção)

    Pensamento positivo

    Depois de ler essas dicas, você poderá dizer: “se eu sair por aí só pensando em quedas e acidentes, vou acabar caindo mesmo!”

    De fato. Se você se concentrar no tombo, tem boa chance de cair. Aliás, acontece algo parecido sempre que o piloto quer se desviar de um buraco mas, em vez de olhar para o desvio, fixa os olhos no obstáculo. Vai passar sobre o buraco, com certeza.

    O segredo é simples: mentalize as reações corretas, pense sempre na conduta segura e não naquilo que você pode fazer de errado.

    Texto: José Ricardo Zanni / fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] /http://www.motoesporte.com.br/site/
    sandropallocit
    sandropallocit
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 328

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  ferkmaciel Dom 03 Jul 2011, 20:24

    Nunca se viajou tanto de moto no Brasil como nos últimos anos. Uma das maiores motivações para “pegar estrada” é o grande aumento de encontros motociclísticos, eventos de confraternização e diversão para os apaixonados por duas rodas, hoje promovidos em quase todas as regiões do país – principalmente no sudeste e sul.

    Um desses cuidados, senão o mais importante é ter tido um aprendizado satisfatório das leis de trânsito e ter tido uma escala crescente no uso de motos, ganhando aos poucos a experiência necessária para uma pilotagem segura. Melhor seria que todos iniciassem com motos de baixa cilindrada e ao longo dos anos fosse gradativamente subindo de potência e com isso familiarizando-se com as diversas facetas que a pilotagem de um veículo de duas rodas extremamente rápido exige. Comprar uma moto, principalmente se for uma esportiva, de alta cilindrada e partir para curtir a adrenalina provocada pelas altas velocidades é um suicídio e muito tem contribuído para aumentar as estatísticas de acidentes graves nesse nosso país.
    Fica então essa primeira dica: Sejam precavidos ao escolher suas motos e levem em consideração suas experiências e capacidades de pilotá-las.

    Pilotar uma moto de forma segura e com a técnica correta exige sempre muita atenção a tudo o que se passa em sua volta, um preparo físico dentro de padrões aceitáveis e cuidados com a manutenção do veículo, pois mesmo o melhor piloto do mundo nada poderá fazer se, por exemplo, o freio apresentar problema e a moto não parar…

    A experiência também conta. Pois com o passar dos anos, o motociclista vai aprendendo a “dominar” melhor seu veículo. Para encurtar esse caminho preparamos várias matérias com muitas dicas.
    Todo bom piloto sebe a importância de usar um bom equipamento de proteção e de ter o vestuário adequado ao tipo de uso e estilo da moto. Capacetes, botas, luvas, jaquetas, macacões e roupas especiais devem ser escolhidas com critério. Nem sempre o mais barato oferece a proteção mínima exigida e nem sempre o mais cara é garantia de qualidade. Evoluir em pilotagem também significa usar equipamentos adequados, confiáveis e de boa procedência.

    Nós aconselhamos que todo motociclista faça uma inspeção periódica na moto, checando freios, embreagem, folgas em manetes e pedais, sistema elétrico (farol e pisca), calibragem dos pneus e ajuste dos espelhos, retrovisores. Para ele, isto é um grande passo para que “imprevistos” não prejudiquem a pilotagem e a segurança.

    Na visão de motociclistas experientes há mais segurança pilotando nas estradas, em velocidade de cruzeiro 120 km/h, do que no trânsito das grandes cidades.



    A boa postura – com coluna ereta, braços relaxados (levemente dobrados para baixo), pés paralelos ao solo e sempre próximos ao freio e pedal de câmbio – é fundamental para reações mais rápidas caso necessário, além de cansar menos o piloto. Nas curvas o principal é entrar sempre em velocidade compatível com o tipo de moto e piso. “A mesma curva é muito diferente de ser feita com uma moto super esportiva, uma custom ou ma trail. Cada uma delas tem seu limite. Saber disso é dever do piloto”, avisa.

    A maioria dos motociclistas ficam surpresos ao saber que “empurrar” o guidão no sentido contrário ao da curva, ou seja, para “fora”. Essa manobra é chamada “contra-esterço”. A maioria o faz inconscientemente, pois esta é uma reação natural ao efeito giroscópio das rodas.

    O efeito giroscóspico surge em velocidade superior a 35 km/h e se torna mais intenso quando maior for à velocidade. É um fenômeno físico criado pelo movimento giratório das rodas da moto. Sua tendência é mantê-la em pé e rodando em linha reta enquanto existir movimento e velocidade.
    A curvatura externa existe nos pneus de motos, também ajuda quando o piloto realiza o “contra-esterço”, eliminando a tendência de a moto se manter em linha reta, forçando-a a inclinar-se e “deitar’ par o lado de “dentro” da curva. Mas isso somente funciona quando a velocidade é superior a 35 km/h, dependendo do tipo de moto e do tamanho de suas rodas, já que quando maior for esse diâmetro maior o efeito giroscópio. Em velocidade inferiores a 35 km/h a moto reage como uma bicicleta.
    Ao forçar levemente o guidão para o lado contrário ao da curva, o piloto facilita o controle da moto, equilibrando as forças que atuam sobre ela. Parece contraditório, mas o “contra-esterço” serve para ajustar a moto à velocidade e a o raio da curva, podendo fazê-la “deitar” mais ou menos, conforme a necessidade.
    Quando mais força de contra-esterço o piloto aplicar sobre o guidão, mais a moto deitará e fechará a curva. A manobra é importantíssima para quem pilota em alta velocidade, mas também extremamente útil em situações normais.
    Mais é na hora de fazer a curva que se conhece o bom piloto, já que nas retas exige-se pouca habilidade. E cada estilo e tamanho de moto apresenta um limite diferente quando o assunto é curva.

    Fazer uma curva também envolve física, pois duas forças básicas atuam na moto. A da gravidade (peso da moto e a do piloto) que com a moto inclinada, a comprime contra o chão. E a força centrífuga que, devida a velocidade “empurra” a moto para fora da curva. Essas duas forças agem sobre a suspensão e os pneus. É do equilíbrio entre elas e da aderência dos pneus à superfície que depende uma curva bem feita.

    Quanto maior e mais pesada a moto, mais ela sofrerá com a força centrífuga. O mesmo ocorre com a velocidade: quanto mais rápido mais se sente o efeito da força centrífuga. Tem mais: quanto mais fechada a curva, maior será a ação da força centrífuga.

    A arte de fazer a curva.

    O segredo de uma curva bem feita é reduzir a velocidade antes de “entrar” – se for necessário frear, use os freios dianteiro e traseiro ao mesmo tempo, antes da curva-inclinar a moto e corpo de acordo com necessidade, manter aceleração constante e só aumentar a aceleração depois de terminada a curva.

    O RÍTMO CERTO PARA SUA MOTO:

    VELOCIDADE DE CRUZEIRO

    Assim que entrar na estrada, procure estabelecer uma velocidade de cruzeiro compatível com os limites legais da rodovia, possibilidades de desempenho de sua moto e sua própria habilidade. Nas motos de baixa cilindrada (e algumas de média cilindrada), a velocidade de cruzeiro não deve ser maior que 70% da sua velocidade máxima.

    Nas motos maiores e mais potentes, o limite é o do bom senso, com atenção à sinalização de velocidade máxima permitida na rodovia. Qualquer moto acima de 500 CC roda muito bem dentro d faixa de 110 ou 120 km/h, as máximas na maioria das rodovias brasileiras.

    Veja, seja visto: esse lema de segurança também vale muito na estrada. A primeira medida é ligar o farol assim que sair de casa. Com o farol ligado, mesmo de dia, a visualização da moto fica muito mais fácil pelos motoristas que vão à frente. Fique atento também a veículos mais rápidos que possam estar se aproximando atrás.

    Evite ficar nos ângulos “mortos” de visão – locais onde o motorista não consegue enxergar a moto, como atrás da carroceria de um caminhão, por exemplo. Uma maneira boa de se saber se está ou não no ângulo morto de um veículo é observar se você está vendo a face (região dos olhos) do motorista. Se você não a estiver vendo, cuidado, ele também não pode te ver.

    Algumas motos mais potentes, como as superesportivas e esportivas turismo, são capazes de acelerar e atingir grandes velocidades em poucos segundos. Com tal capacidade, as ultrapassagens podem ser feitas com maior segurança utilizando-se espaços menores.

    Porém, o piloto deve redobrar seus cuidados ao realizar a manobra, sinalizando com piscas e até com o farol, se necessário, pois os demais motoristas podem não perceber a aproximação rápida demais, mudando de faixa de repente simplesmente por não ver a moto. Nunca ultrapasse pelo acostamento e atenção redobrada, quando houver necessidade de ultrapassagem pela direita em rodovia com mais de uma pista em cada sentido.

    COMO VIAJAR EM GRUPO:

    ORGANIZAÇÃO

    Atualmente, viajar em grupo está se tornando uma verdadeira mania, graças aos inúmeros encontros de motociclistas que acontecem em quase todas a regiões do Brasil. Organizar as diversas formas de várias motos seguirem juntas, mas com segurança, é fundamental. Veja algumas dicas para todo mundo curtir melhor a viagem.

    Procure manter-se a uma distância segura das outras motos (três metros, no mínimo) e sempre dentro do campo de visão do motociclista que vai à frente, evitando ficar exatamente atrás de sua moto, muito próximo ou lateralmente muito afastado (por exemplo: transitando em outra faixa da rodovia), fazendo com que o motociclista à sua frente fique preocupado com seu posicionamento e dificulte qualquer manobra lateral de emergência.

    Em rodovias com três ou mais faixas de tráfego, o grupo de motos deve ocupar a faixa da direita, de maneira e ficar no campo de visão uns dos outros: uma à direita, outra à esquerda, e assim sucessivamente.

    Em rodovias de mão dupla ou de duas faixas de rodagem, o grupo de motos deve se posicionar em fila indiana.

    Num grupo muito numeroso, é conveniente separar as motos em subgrupos de cinco motos no máximo. Cada subgrupo poderá ficar distanciado dos demais em até 500 metros.

    Nas ultrapassagens, o grupo deve manter seu posicionamento, aguardando que, uma a uma, cada moto realize a manobra com segurança.

    Quando dois ou mais motociclistas viajam juntos é interessante utilizar gestos e sinais padronizados para se comunicarem de maneira rápida e precisa. Cabe ao piloto da primeira moto (O capitão de estrada) alertar sobre os obstáculos e indicar o caminho a ser seguido pelos demais e ele pode e deve ser ajudado por um ou dois motociclistas também experientes que são os Ferrolhos. São deles as tarefas mais complicadas, que exige responsabilidade e atenção redobrada.

    Com o tempo os integrantes de um grupo de motos vão se conhecendo melhor e até mesmo um balançar de cabeça poderá ser interpretado como mensagem pelo colega ao lado.

    BAGAGEM COM MAIS SEGURANÇA:

    Quando o assunto é viagem, a arrumação da bagagem tem dupla importância: a primeira é de ordem pessoal, pois se refere ao tamanho da bagagem, o que realmente importa levar de acordo com o tempo que se planeja ficar fora. A regra é simples: leva-se o que absolutamente necessário, evite exageros, pois quanto menos peso, melhor; A segunda envolve segurança, pois a bagagem deve ser bem distribuída na moto, sem concentração de peso em um só ponto, sob pena de comprometer a pilotagem. Atualmente, existem inúmeras bolsas, Alforjes, maletas e bauletos próprios para viagens de moto, além de plataformas e bagageiros para sacolas convencionais.

    DE CASA PARA A ESTRADA:

    MINUTOS CRÍTICOS

    Parece incrível, mas é verídico: boa parte dos acidentes com motos acontecem a menos de três minutos de distância do ponto de partida ou de chegada, devido a distrações na pilotagem. Em parte, isso se explica pela excitação no momento da partida ou um certo relaxamento já próximo ao destino. Portanto, dentro de um território conhecido.

    Uma das melhores maneiras de concentrar-se é estar plenamente ciente de que “a viagem realmente já começou”. Mesmo que as ruas e avenidas ainda lhe sejam familiares, procure imagina-las como se fossem de uma localidade distante observando toda a movimentação à sua volta constantemente. Dê atenção especial aos cruzamentos e semáforos (ou sinais).

    Problemas pessoais ou assuntos pendentes de resolução devem ser esquecidos durante a pilotagem. Procure “desligar-se” desses pensamentos, concentrando-se no caminho que terá pela frente, pois sua segurança e de seu grupo dependem disso.

    Se for necessário, leve mapas ou cópias de guias rodoviários com indicações de entroncamentos rodoviários e entradas e saídas das cidades desconhecidas. Procure mentaliza-los. Mas, se precisar consultá-los durante a viagem, lembre-se de estacionar em local seguro. Geralmente, postos de gasolina são locais apropriados para essas paradas e os funcionários poderão ajudar com informações.

    Nos primeiros quilômetros, procure sentir as reações da moto em frenagens, curvas, acelerações, verificando se tudo funciona corretamente. Confira se a bagagem está bem posicionada e se a garupa (se houver) está bem acomodado e seguro. Se alguma anormalidade for notada, corrija antes de iniciar realmente a viagem. Não se arrisque a ter problemas na estrada.

    AS CONDIÇÕES MAIS DIFÍCEIS:

    CHUVA

    A chuva é o maior inconveniente nas viagens de moto. Se isso acontecer à noite, então, a dica é não seguir viagem – a não ser que a estrada seja plenamente segura, você esteja bem protegido e faltar pouco para o local de destino. Do contrário, procure um lugar para dormir.

    Veículos trafegando em sentido contrário, com o pára-brisa molhado, são o melhor aviso de que a chuva à frente. Comece a preparar-se para enfrentá-la. Não deixe pra vestir seu macacão impermeável somente no momento em que “encontrá-la”.

    Assim que a chuva começar, pare e espere que molhe a pista, lavando todos os detritos de óleo e areia que possam existir.

    Sob a chuva, reduza a velocidade e passe a frear com maior sensibilidade e menos potência. Se pressentir o início de travamento de uma das rodas, “alivie” o freio, voltando a acioná-lo até concluir a manobra.

    Procure não passar os sustos que você levar por qualquer motivo para o guidão da moto, não dar alicatadas no freio dianteiro! Isso com certeza o levará ao chão.

    Trafegar em pista molhada exige muito cuidado. Por exemplo: à distância de frenagem chega a ser 50% superior ao que seria necessário em pista seca. Adote uma postura defensiva e antecipe-se a situações de risco freando antes do que seria o normal.

    O “spray” de água e detritos, levantados pelos pneus dos outros veículos, suja a viseira do capacete. Tenha sempre pedaços de papel absorvente ou papel higiênico que limpa sem riscar.

    A chuva pode penetrar na bagagem e molhar as roupas. Para evitar isso, coloque sempre suas roupas (e também objetos) dentro de sacos plásticos antes de acomodá-los na bolsa ou alforje.

    Se você for fazer uma viagem muito longa, é aconselhável rodar no máximo 600 km por dia (ou menos), pois se rodar mais que isso vai se desgastar, correr riscos e não vai aproveitar a viagem.

    NOITE

    Viajar a noite não é o mais recomendável. Tudo fica mais difícil, desde um abastecimento a até um socorro mecânico. A atenção deve ser redobrada e nem sempre é possível enxergar “armadilhas” como buracos e manchas de óleo. Mas se for inevitável, viaje descansado, pois o cansaço, principalmente à noite, pode ser muito perigoso.

    Nunca saia à noite sem que farol, piscas e lanternas estejam em perfeitas condições. O farol (ou faróis) deve ser regulado caso você esteja com garupa e bagagem, pois com mais peso, a moto fica mais baixa e o facho de luz sai do ajuste ideal.

    Procure ter a viseira do capacete em perfeitas condições. Viseira suja e muita riscada acaba criando distorções e reflexos inconvenientes com a luz vinda dos outros veículos. Isso limita a capacidade de visão.

    Procure fazer com que as paradas para descanso sejam em postos de gasolina ou outros lugares seguros e bem iluminados. Evitem paradas nos acostamentos das estradas.

    Sendo preciso parar no acostamento à noite, procure afastar-se o máximo possível da pista. Para ser visto pelos demais veículos, mantenha a lanterna ligada e os pisca-piscas sinalizando alerta.

    FRIO

    O frio pode se tornar um grave problema se for preciso enfrentá-lo por horas seguidas. A baixa temperatura pode causar a hipotermia em mãos e pés, ou seja, o “congelamento” desses pontos, com perda da sensibilidade e da movimentação – o que pode ser muito perigoso.

    Para proteger-se, o ideal é usar sob as luvas de couro, luvas de tecidos, ou, por cima das luvas de couro, luvas cirúrgicas de borracha para impermeabilizar. Nos pés, meias e uma proteção com plástico por dentro da bota para evitar a umidade.

    Em cima da moto, a temperatura “sentida” pode chegar a ser de até cinco graus centígrados menor do que a temperatura ambiente. Por isso, agasalhe-se prevendo essa diferença de temperatura.

    A respiração, no frio, pode causar o embaçamento da viseira. Nesse caso, a dica é passar a respiração pela boca, direcionando o ar para a parte inferior do capacete.

    DEZ MANDAMENTOS PARA UMA BOA VIAGEM:

    1. Faça uma boa revisão mecânica e elétrica na sua moto antes de viajar.
    2. Tenha sempre consciência de seus limites e dos limites da moto.
    3. Procure descansar antes de uma viagem.
    4. Não exagere na bagagem e arrume-a de forma organizada na moto.
    5. Não consuma bebidas alcoólicas antes de sair para viajar e nem durante a viagem.
    6. Não prossiga se estiver se sentindo cansado.
    7. Façam paradas para descanso, respeitando a sua resistência física.
    8. Não se alimente com comidas pesadas durante a viagem.
    9. Só viaje a noite se as condições da moto e da estrada permitirem.
    10. Evite mostrar que você é “o melhor, o mais rápido, o mais tudo” durante uma viagem em grupo, seja o mais inteligente.

    ferkmaciel
    ferkmaciel
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 915

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  Ishida Seg 04 Jul 2011, 12:27

    sandropallocit escreveu:... se eu ver um carro tentando fazer a manobra eu diminuo a velocidade e deixo, não tenho motivo pra ficar buzinando impedido o cara de mudar de faixa, depois eu continuo, é melhor eu perder ums 5 segundos do que levar uma fechada.
    Isso é algo que eu não entendo... vcs já repararam que motoboy, quando vê um carro dando seta para mudar de faixa, acelera e joga a moto prá cima do carro do mesmo lado prá onde ele dá a seta ? Não é mais inteligente esperar e passar pelo outro lado ? Assim o Carro muda de faixa, vc passa sem precisar acelerar e sem correr riscos desencessários, o trânsito flui melhor, todo mundo fica contente e sem estress...
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  acavalarodias Seg 04 Jul 2011, 14:15

    Ishida escreveu:
    sandropallocit escreveu:... se eu ver um carro tentando fazer a manobra eu diminuo a velocidade e deixo, não tenho motivo pra ficar buzinando impedido o cara de mudar de faixa, depois eu continuo, é melhor eu perder ums 5 segundos do que levar uma fechada.
    Isso é algo que eu não entendo... vcs já repararam que motoboy, quando vê um carro dando seta para mudar de faixa, acelera e joga a moto prá cima do carro do mesmo lado prá onde ele dá a seta ? Não é mais inteligente esperar e passar pelo outro lado ? Assim o Carro muda de faixa, vc passa sem precisar acelerar e sem correr riscos desencessários, o trânsito flui melhor, todo mundo fica contente e sem estress...

    Isso é mto comum, principalmente em SP. Tenho uma teoria para isso, alias para o comportamento geral dos motoloucos. Peço que interpretem pelo lado 'tecnico', e nao como preconceito.

    Eis a teoria: A maioria dos motoloucos são trabalhadores. Alguns sao vagabundos e uma minoria (acredito) é bandido mesmo. Normalmente essa turma tem um grau baixo de instrução e tem baixa renda. Eles se sentem 'oprimidos'. Quando estão na moto tem vantagem pela facilidade de locomoção, e isso os faz sentir poderosos. Acabam usando esse poder para ir 'a forra' com a opressão que sentem com seus problemas de vida.

    Talvez explique, mas nao justifica, pois trata-se da vida deles e de outros.

    Abs,
    avatar
    acavalarodias
    Prospect
    Prospect

    Mensagens : 35

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  Ishida Seg 04 Jul 2011, 14:30

    acavalarodias escreveu:... Eles se sentem 'oprimidos'. Quando estão na moto tem vantagem pela facilidade de locomoção, e isso os faz sentir poderosos. Acabam usando esse poder para ir 'a forra' com a opressão que sentem com seus problemas de vida...
    Eu diria que é muito mais pela impunidade, pq é muito dificil alguém tomar multa de moto, mesmo andando sobre a calçada, fazendo conversões proibidas, e principalmente, pq um cara de moto pode fácilmente aprontar com um motorista de carro (quebrar seu retrovisor, amassar/chutar sua porta, etc...) e fugir pelo trânsito parado...

    Acho que se toda moto saísse de fábrica com um chip (tipo "Sem Parar") que pudesse identificar a moto e multá-la ou avisar aos policiais da ROCAM mais próximos que tem uma moto com tais características burlando a lei, esse tipo de atitude diminuiria... mas claro, como vc bem lembrou, isso só acabaria se o governo investisse em educação
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  ferkmaciel Seg 04 Jul 2011, 15:10

    Os fatores acima citados influenciam, mas a causa para tal comportamento dos motoloucos é a impunidade, se esse fosse um pais mais serio, tanto os "ignorantes" quanto os "cultos" seriam exemplarmente punidos.
    ferkmaciel
    ferkmaciel
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 915

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  Ishida Seg 04 Jul 2011, 15:23

    ferkmaciel escreveu:... se esse fosse um pais mais serio, tanto os "ignorantes" quanto os "cultos" seriam exemplarmente punidos...
    Concordo plenamente...
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  Convidad Seg 04 Jul 2011, 16:10

    na av salim farah maluf fui forçado pelos motolocos a andar a 80km/h

    até que consegui sair fora e salvar minha vida...


    a pergunta é pra quê essa ignorância... se estás tudo parado, andar a 40 é seguro e é lucro sobre os carros
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  Dalton Ter 05 Jul 2011, 02:03

    Por isso considero vcs herois... encarar isso ai nao eh comigo nao....

    avatar
    Dalton
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1989

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  Janadods Sáb 16 Jul 2011, 14:17

    50 dicas para quem pilota motos.


    1. Pense que ninguém te vê
    Porque para a maioria dos motoristas, vc é invisível, mesmo! Nunca faça um
    movimento imaginando que o outro motorista está vendo vc, mesmo que vc
    tenha acabado de ver seus olhos. Motos muitas vezes năo fazem parte das
    cabeças de quatro rodas.

    2. Seja paciente
    As consequencias de encarar um erro ou uma disputa no trânsito começam mal e
    sempre acabam PIOR. Finja que foi a sua măe que fez aquela barbeiragem e
    perdoe a falha.

    3. Ponha roupas para encarar um acidente, năo uma piscina ou uma festinha
    Com certeza, a padaria do bairro é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém está
    planejando comer asfalto, está? As roupas modernas de tecidos ventilados
    significam que 40 graus à sombra năo săo desculpa para camisetinhas e
    shortinhos de surfista (aliás, vc sabe pegar onda, por acaso?)

    4. Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior
    Esteja pronto para uma fechada, para uma surpresa que nunca deve ser
    inesperada. Năo existe apareceu de repente, veio do nada ou eu achei
    que ele ia. .

    5. Deixe seu ego em casa
    As únicas pessoas realmente interessadas em saber se vocę estava mais rápido
    que o outro na avenida săo o policial e o Detran.

    6. Preste atençăo no que está fazendo
    Tem um ônibus na sua frente parando de repente para um tiozinho que fez
    sinal em cima da hora. Se ligue!

    7. Espelhos mostram só uma parte do ambiente
    Nunca mude de direçăo ou de faixa sem olhar para trás para confirmar que
    vc realmente pode virar ou mudar de faixa.

    8. Seja paciente
    Espere mais um ou dois segundos antes de entrar na pista, começar a andar ou
    sair para ultrapassar. Vc é pego pelo que NĂO VIU! Aquela olhadinha a mais
    vai salvar sua pele.

    9. Preste atençăo na diferença de velocidade
    Passar por carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar
    por um monte de carros parados é somente um jeito mais rápido de conhecer
    Săo Pedro (e se vc tiver acumulado méritos para conhece-lo!).

    10. Cuidado com a calçada
    Um monte de surpresas acaba chegando das calçadas: sacos com objetos dentro,
    pregos, antenas de TV, tijolos, escadas, sofás velhos, escolha o que quiser!
    Procure problemas nos cantos e năo ande junto à calçada, vc está no
    tráfego.

    11. Carros entrando à esquerda săo os maiores assassinos de motociclistas
    Năo ache que o motorista vai esperar passarem todos os motociclistas antes
    de se enfiar à esquerda, năo. Eles também estăo tentando ser rápidos!

    12. Cuidado com veículos passando no vermelho
    Os primeiros segundos após o sinal mudar săo os mais perigosos. Olhe SEMPRE
    para os dois lados antes de cruzar o semáforo depois de aberto.

    13. Olhe sempre os retrovisores
    Olhe os espelhos retrovisores sempre que mudar de faixa, diminuir a
    velocidade ou parar. Esteja pronto para se mover se o outro veículo for
    ocupar o espaço onde vc está.

    14. Deixe espaço na frente
    No Brasil se anda sempre MUITO colado. A regra geral que se usa pelo mundo é
    de 3 segundos de distância do veículo da frente. Melhor ainda se vc
    observar tudo que aparecer na sua frente para os próximos 12 segundos (no
    horizonte). Todos os seus problemas estăo aí dentro desses espaços.

    15. Cuidado com os carros equipados
    Eles săo rápidos e seus motoristas săo agressivos. Năo imagine que vocę
    passou por ele e que está tudo resolvido, ele está logo aí atrás. Vc pode
    acabar como um novo enfeite na grade frontal do carrăo dele.

    16. Entrar em curvas em alta velocidade pode machucar
    É a maior causa de acidentes com motociclistas sozinhos e em estradas
    sinuosas e pistas de corrida.Desenvolva primeiro suas habilidades Entre devagar, saia rápido é há muitos anos a regra dos campeőes das pistas.

    17. Năo acredite na eficięncia da polícia florestal
    Se na área onde vc está podem aparecer animais, năo vá pensar que a
    polícia rodoviária ou florestal vai conseguir tirar cada um deles da sua
    frente. Vá devagar, olhe para as margens da Estrada e fique vivo.

    18. Ainda não está muito tarde para vc começar a usar os dois freios
    O dianteiro faz a maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada
    das curvas pode acalmar uma moto nervosa.

    19. Mantenha SEMPRE alguns dedos sobre o freio dianteiro
    Economize um segundo no tempo de reaçăo, a 85 km/h e vc pode parar 30
    metros antes (e talvez até conseguir escapar do impacto). Pense nisso!

    20. Olhe para sua trajetória
    Use o milagre da fixaçăo de objetivo em seu próprio benefício. As pesquisas
    mostram que a moto vai para onde vc olha, entăo olhe para a soluçăo no
    lugar de olhar para o problema.

    21. Mantenha seus olhos em movimento
    O tráfego está sempre mudando. Portanto, continue sempre procurando por
    problemas. Năo trave seus olhos em um só ponto por muito tempo, a menos que
    vc esteja realmente em problemas sérios.

    22. Pense antes de agir
    Avalie com cuidado a situaçăo quando pensar em ultrapassar rapidinho aquele
    táxi está a 15 km/h numa área com limite de 60 km/h, ou vocę pode acabar com
    sua cabeça dentro do carro que virou à esquerda DO NADA.

    23. Năo olhe para o chăo levante sua cabeça
    É sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o problema está a 10 metros.
    Olhe bem lá longe e mude a direçăo.

    24. Preste atençăo em seu caminho
    A maioria dos acidentes acontecem durante os primeiros ou os últimos 15 minutos de seu trajeto, abaixo de 60 km/h, em um cruzamento ou via secundária.
    É, exatamente, ali por onde vocę passa toda hora.

    25. Pare totalmente em cada placa de PARE
    Isso, ponha seu pé no chăo. Olhe de novo. Qualquer outra maneira de fazer
    isso pode forçar uma decisăo imediata, sob pressăo e sem tempo para
    identificar uma situaçăo de risco.

    26. Nunca entre às cegas num corredor de trânsito parado
    Os carros devem estar parados por alguma boa razăo, e vc pode năo vê-la
    até que seja tarde demais para fazer alguma coisa. Năo ande a mais de 30
    km/h acima da velocidade dos outros veículos. Se estiver a 40 km/h, vc vai
    ver que cair no meio do trânsito năo é assim tăo confortável.

    27. Năo abrace um urso!
    Se vc pesa 50 quilos, por favor năo tente rodar por aí em uma
    estradeira-monstro de 400 kilos! Se vc tem só um metro e meio de altura,
    tem certeza que precisa uma altíssima big trail? Pega leve!

    28. Procure pelas portas de carros que se abrem no tráfego
    Acertar um carro que desvia de uma porta aberta é exatamente tăo dolorido
    quanto o primeiro caso.

    29. Năo entre num vício de cruzamentos iguais
    Procure placas de PARE mesmo depois de uma longa série de esquinas em
    preferência para vc. Se vocę está imaginando que o tráfego vai parar pra
    vc, vai acabar encarando uma surpresa no mínimo bem dolorida.

    30. Tenha espaço para se movimentar quando trafegar
    Pilotar dentro de um amontoado grupo de motos é um bom jeito de acabar no
    meio do mato. Qualquer grupo de motos que valha a pena acompanhar terá um
    ponto de encontro marcado à frente para reencontrar os desgarrados.

    31. De tempo para seus olhos se acostumarem
    Vá devagar e com farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridăo
    ao sair de lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local
    escuro também ajuda, senăo vocę estará dirigindo às cegas por uns 2
    quilômetros!

    32. Domine a meia-volta
    Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada
    do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva,
    usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira. É
    uma excelente manobra para năo bater no carro da frente ou para escapar
    daquele bueiro sem tampa.

    33. Quem colocou uma placa PARE no meio dessa subida?
    Năo entre em pânico. Use o freio traseiro para manter a moto no lugar
    enquanto usa o acelerador e embreagem com atençăo para sair sem problemas.

    34. Se parece escorregadio, entăo é mesmo!
    Um trecho de chăo suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga? Cascalho?
    Óleo? Pode năo ser nada, mas é melhor diminuir ANTES de pisar num sabăozăo.
    Se năo era nada, melhor.

    35. BUM!!! Estouro de pneu! E agora?
    Sem movimentos bruscos. A moto năo estará feliz embaixo de vocę, entăo se
    prepare para usar um pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o
    acelerador e use o freio bem leve com a roda boa (traseira ou dianteira) e
    vá procurando a melhor direçăo para sair da pista. Agora, pode voltar a
    respirar.

    36. Pingos na viseira?
    Começou a chover. O asfalto apenas umedecido é muito mais escorregadio que
    depois de uma forte chuva tropical, e vc nunca sabe o quanto ele está
    liso. Use máxima concentraçăo, cuidado e suavidade nos controles.

    37. Emocionado?
    Já dizia o velho ditado: Quando a cabeça năo pensa, o corpo padece. As
    emoçőes săo tăo fortes quanto qualquer droga, entăo observe a vc mesmo
    quando for sair. Se vc está nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e
    conte até 100 mil.

    38. Vista roupas adequadas
    Ponha roupas que sirvam bem em vc e ao clima. Se vc está com muito frio
    ou com muito calor ou brigando com uma jaqueta onde cabem dois de vc, vc
    já está em problemas.

    39. Deixe seu iPod em casa
    vc năo vai ouvir o caminhăo de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda
    Calipso. A única coisa que vai ficar atraente săo seus fones de ouvido como
    brinde para o pessoal da SALA DE CIRURGIA.

    40. Aprenda a fazer desvios de emergência
    Esteja pronto para fazer dois desvios de emergęncia em seguida. Desvie de um
    obstáculo pela esquerda e logo em seguida de volta à sua trajetória original
    à direita, e vice-versa. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o
    caminho e năo para os obstáculos. Pratique isso até que seja um reflexo
    normal, sem pensar.

    41. Seja suave em baixa velocidade
    De nada adianta sua enorme agilidade se vocę estiver devagar. Tire as forças
    dos movimentos com um trabalho leve nos freios traseiros. Isso minimiza
    muito indesejáveis transferências de peso e inércia, e facilita alinhar e
    posicionar a moto exatamente onde e como desejamos.

    42. Piscar luz de freio é uma boa
    As setas dos outros veículos te chamam a atençăo porque piscam? Pisadinhas
    leves no pedal ou toques rápidos na manete do freio dianteiro antes de
    realmente frear sua moto vai alertar o tráfego atrás.

    43. Cruzamentos săo perigosos, entăo garanta suas chances
    Ponha outro veículo imaginário entre sua moto e o veículo à frente para
    evitar que outro veículo cruzando acerte vc bem de lado. Diminua, assim,
    pela metade a chance de acidentes.

    44. Ajuste sua visăo periférica
    Olhe para um ponto bem à sua frente. Agora procure ver as coisas ao seu lado
    movendo apenas sua atençăo, sem mover os olhos. Quanto mais vc conseguir
    ver sem virar os olhos ou a cabeça, mais cedo vai reagir aos problemas.

    45. Sozinho num semáforo que năo muda nunca?
    Se for um semáforo inteligente, vocę pode mudá-lo! Procure um fio sensor de
    presença antes da faixa de pedestre (um quadrado riscado em preto no chăo) e
    posicione o motor da moto em cima dele (o sensor tem um campo magnético). Se
    o semáforo năo mudar, baixe o descanso lateral bem sobre o fio, que as suas
    chances de mudá-lo para verde văo melhorar. Se năo der, relaxe e espere,
    vc já tentou de tudo.

    46. É mais difícil ver à noite
    Ajuste e limpe seus faróis e viseiras transparentes e tenha uma visăo melhor
    do que uma simples idéia do que está ali na frente. Ao anoitecer, troque
    viseiras escuras pelas transparentes.

    47. Năo trafegue perto ou ao lado de caminhőes
    Se um daqueles 18 pneus monstruosos estourar o que acontece com BASTANTE
    FREQÜĘNCIA ele vai se transformar em vários projéteis de borracha e aço
    violentíssimos. A năo ser que vc goste de brigar com uma chuva de
    destroços, fique longe ou passe logo por ele.

    48. Tire o pânico das paradas de emergência
    Desenvolva uma intimidade muito grande com seu freio dianteiro. Procure um
    lugar deserto e seguro em asfalto liso e limpo. Faça centenas de frenagens
    começando bem suavemente e freando cada vez mais forte até descobrir aquela
    força na măo ideal entre a frenagem máxima e a roda travada (frenagem máxima
    = pneus CANTAM ligeiramente, mas a roda NĂO TRAVA). Repita isso com cuidado
    MUITAS vezes até ficar muito bom. Pronto.

    49. Tenha pneus adequados
    Nada do que vocę leu até aqui vai servir a năo ser que vocę tenha os pneus
    adequados. Năo os subestime. Tenha certeza que eles estăo bem calibrados
    todo tempo. Procure cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido
    a eles. Procure sinais de ressecamento e desgaste. Troque logo que puder, os
    pneus săo a essęncia da dirigibilidade. E năo use pneus de marcas diferentes
    ou novo com usado na dianteira e na traseira, isso muda completamente a
    estabilidade da moto.

    50. Respire fundo Conte até 10. OU até 100.
    Desculpe e peça desculpas, dę passagem e vá devagar, apreciando o passeio.
    Deixar de andar a 299 km/h e demorar para chegar é muito melhor que arruinar
    sua vida e ir para uma cadeira de rodas ou um caixăo.
    Janadods
    Janadods
    Scooterista
    Scooterista

    Feminino

    Mensagens : 139

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  Dalton Sáb 16 Jul 2011, 17:06

    Ela mesma postou e tem umas boas pra vc, amoreco:

    1. Pense que ninguém te vê
    Às vezes vejo lááááá atrás vindo uns loucos de carro, ou mesmo de moto, e minha querida andando a 30km/h, toda sossegada. Eu já saio pro lado, tô nem aí. Passem logo e me deixem em paz.

    18. Ainda não está muito tarde para vc começar a usar os dois freios
    O dianteiro faz a maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada
    das curvas pode acalmar uma moto nervosa.

    21. Mantenha seus olhos em movimento
    O tráfego está sempre mudando. Portanto, continue sempre procurando por
    problemas. Năo trave seus olhos em um só ponto por muito tempo, a menos que
    vc esteja realmente em problemas sérios.

    25. Pare totalmente em cada placa de PARE
    Isso, ponha seu pé no chăo.

    27. Năo abrace um urso!
    Se vc tem só um metro e meio de altura, tem certeza que precisa uma altíssima big trail? Pega leve!

    Hihihi... greve na cama!



    avatar
    Dalton
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1989

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  Janadods Sáb 16 Jul 2011, 17:08

    shaushuahsuahsuahsua

    Uai, me respeitem os carros! shauhsuahsa

    E quanto ao resto, eu soh nao coloco os pés no chao por preguiça, mas praticamente paro a motoca!

    Eu uso os dois freios, mas nao uso o da frente mais que o de tras.
    Janadods
    Janadods
    Scooterista
    Scooterista

    Feminino

    Mensagens : 139

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Riscos que o motociclista corre diariamente

    Mensagem  sandropallocit Dom 17 Jul 2011, 07:02


    sandropallocit
    sandropallocit
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 328

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Freios

    Mensagem  sandropallocit Ter 19 Jul 2011, 08:26

    Galera vejo muitos motociclistas comentando sobre sua forma de freiar, uns falam que so usam o freio dianteiro pq o freio traseiro é quase nada, outros dizem que usam so o freio traseiro pq tem medo do dianteiro, eu venho testando esses ultimos dias dias o comportamento da motoka em relação a frenagem, é claro que o CBS, vai influenciar, mas os resultados foram legais.

    1. Usando apenas o freio dianteiro: A motoka para rápido, nunca travou, é claro que não apertei a menete alem do necessário.
    2. Usando apenas o CBS: Tive a impressão que a motoka demora, uma besterinha a mais, para parar, mas vc sente mais estabilidade.
    3. Primeiro o Dianteiro com mais intensidade e depois o CBS: É o que para mais rápido e bem estável tambem, creio que como o primeiro ta sendo apertado primeiro e bem mais forte que o CBS é como estivese controlando independente os freios dianteiro e traseiro.

    Em suma: na minha avaliação pressionar o da frente um pouco mais forte que o CBS, mas sempre os dois juntos, ajuda a parar melhor.

    Abaixo segue um texto legal sobre frenagem:

    FREADA: frear deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. o tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Frear um moto não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a frear a bicicleta com a roda de trás! A moto é diferente, todo peso desloca para frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos) portanto você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé, evite frear em curva com a moto inclinada a chance de escorregar com a dianteira é grande, se pensar na traseira, esqueça! o resultado é pior! a moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima (chimada) e o tombo é certo! reduza se possível pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidom também poderá derrubá-lo. Prefira sempre frear antes das curvas e não nelas! o freio que pára a moto é o dianteiro!

    SINALIZAR FREADA: Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear propriamente, isso poderá evitar um acidente!

    FAIXA DIVISÓRIA DE PISTA: esta faixa que divide as pistas é sempre em alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela as vezes desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidom quando estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com micro-esferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio, NUNCA TRACIONE! a moto sobre estas faixas de marcação de pista, é possível que a moto dispare a rotação da roda traseira e quando passar a faixa ela certamente escorregará demais, causando uma queda!

    FAROL NO ESPELHO: Quando você estiver por ultrapassar um veículo, sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá uma "chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim, pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará.

    MANCHAS NO ASFALTO: Tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na maioria das vezes pode ser óleo ou consertos que podem estar desnivelados com a pista, em ambos os casos evite pois a chance de escorregar é sempre grande. Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de combustíveis, o diesel é extremamente escorregadio e as vezes um caminhão pode estar vazando ou tenha tombado na pista portanto cautela!

    CABICEIRAS DE PONTES: Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte ou sair dela levante do banco, é normal o desnível e isso pode provocar um salto e o descontrole da moto, se você estiver em pé nas pedaleiras, o impacto será menor. Outra razão para fazer isso é sua coluna, o impacto que a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se lembrará desta dica!

    BURACOS: Como enfrentá-los? Primeiro evite-os! quando não for possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! a roda dianteira poderá trancar e catapultá-lo, levante do banco e passe-o. Muitos buracos entortam o aro e quando for pneu sem câmara, poderá esvaziar rapidamente, portanto cuidado!

    ESTERÇAR: Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidom ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidom para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade). Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! a moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas. Obs: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la torça suavemente o guidom no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente como você sempre fez, verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você estercar mais, portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva estercando mais ou menos, Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o estercar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!

    Fonte
    sandropallocit
    sandropallocit
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 328

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  ferkmaciel Ter 19 Jul 2011, 08:51

    Interessante Sandro....importante ressaltar que a forma de condução varia de uma pessoa para outra..não é uma ciencia exata, mas seguindo essas e outras dicas aqui postadas o aprendizado da condução ideal fica muito mais facil.
    ferkmaciel
    ferkmaciel
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 915

    Ir para o topo Ir para baixo

    Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas Empty Re: Artigos e Sites sobre Segurança de Boas Práticas sobre Duas Rodas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos