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Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
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Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Galera, estou meio cético sobre a troca de óleo da Lead, eu vejo aqui no forum falarem que trocam com 1000km outro que troca com 1500km, outro a cada 2000km, mas no manual diz para trocar a cada 4000km. Outras motos que eu conheço trocam a cada 1000km ou 2000km. A minha Lead é 2011 então o óleo recomendado no manual é o SAE 10W-30 SJ JASO MA semi-sintético diferente do recomendado pelo manual de serviço, que é de 2010, do tipo MOBIL SUPER MOTO 4T SAE 20W-50 SF, note que o óleo é mais viscoso e com API inferior e mineral.
E ai é pra trocar realmente o óleo em que frequencia?
E ai é pra trocar realmente o óleo em que frequencia?
sandropallocit- Scooterista
-
Mensagens : 328
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Sandro, na dúvida, siga o manual.. rs..sandropallocit escreveu:...E ai é pra trocar realmente o óleo em que frequencia?
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Se o manual diz 4000, pode seguir que não tem problema.
Quer ser paranóico e trocar antes, blz. Óleo não é algo mto caro...
Eu tb tenho certas paranóias desse tipo, mas não com óleo.
A Lead tem um motor moderno, refrigerado a água, o que ajuda o óleo a aguentar mais um pouco. Por isso tem mta moto aí que realmente precisa trocar antes. Outra tecnologia, outros procedimentos.
Só não deixo o óleo passar de 1 ano. Carro aqui em casa sempre troca antes. Mas a moto tá com 7 meses e 1100km. Então depois de terminar a garantia, a tendência é que troquemos de ano em ano.
Quer ser paranóico e trocar antes, blz. Óleo não é algo mto caro...
Eu tb tenho certas paranóias desse tipo, mas não com óleo.
A Lead tem um motor moderno, refrigerado a água, o que ajuda o óleo a aguentar mais um pouco. Por isso tem mta moto aí que realmente precisa trocar antes. Outra tecnologia, outros procedimentos.
Só não deixo o óleo passar de 1 ano. Carro aqui em casa sempre troca antes. Mas a moto tá com 7 meses e 1100km. Então depois de terminar a garantia, a tendência é que troquemos de ano em ano.
Dalton- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1989
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Segundo o Manual da Honda Lead (pag 6.2) a troca do oleo deve ser efetuada a cada 4.000 km com a primeira troca ocorrendo aos 1.000 km a segunda aos 4.000, 8.000 .....
ferkmaciel- Scooterista Raiz
-
Mensagens : 915
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Só pra colocar lenha na fogueira: mecânico de motos amigo meu disse que 4.000 km é muito tempo, mesmo sendo a Lead. Falou que já teve que abrir motor de moto relativamente nova (não Lead) porque o proprietário seguiu o manual (também não sei qual óleo o sujeito usava).
Por via das dúvidas, vou trocar a cada 2.000 km.
Por via das dúvidas, vou trocar a cada 2.000 km.
Michel- Scooterista Newbie
-
Mensagens : 75
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Nas condições adversas de uso da motocicleta, segundo o manual da honda, como muita poeira por exemplo, esse prazo deve ser reduzido pela metade...
ferkmaciel- Scooterista Raiz
-
Mensagens : 915
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
nessa condição de menor tempo para troca deve ser considerado a marca/qualidade do óleo
Convidad- Convidado
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Meu uso é bem severo - ida e volta ao trabalho, 5 km cada perna, com vários semáforos. Mal dá tempo de esquentar o motor agora no inverno. Esse é o pior uso para o motor.
Troco então a cada 6 meses. Deve dar uns 1500km.
A quilometragem é muito relativa. 4000km pode ser bem pouco se o uso é em largas avenidas sem semáforos; ou bastante, no meu caso.
Troco então a cada 6 meses. Deve dar uns 1500km.
A quilometragem é muito relativa. 4000km pode ser bem pouco se o uso é em largas avenidas sem semáforos; ou bastante, no meu caso.
Kokimoto- Scooterista Newbie
- Mensagens : 64
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Isso que tão falando é verdade. Uso severo, troca-se antes.
Quase ninguém dá atenção a isso. Basicamente, quem mora em SP, tá nessa de uso severo.
E como eu falei: óleo é uma coisa barata. Se vc comprar um bom, sintético, vai ser uns 25 pra trocar.
Não economizem. Sigam suas paranóias que vale a pena.
Só acho que não vale a pena comprar mineral. Sintético é melhor, isso é um consenso entre os especialistas, revistas, etc.
Quase ninguém dá atenção a isso. Basicamente, quem mora em SP, tá nessa de uso severo.
E como eu falei: óleo é uma coisa barata. Se vc comprar um bom, sintético, vai ser uns 25 pra trocar.
Não economizem. Sigam suas paranóias que vale a pena.
Só acho que não vale a pena comprar mineral. Sintético é melhor, isso é um consenso entre os especialistas, revistas, etc.
Dalton- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1989
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Eu troco o da Lead a cada 1500Km como ela está na garantia estou usando esse semi-sintético da Honda mas assim q acabar a garantia vou passar à usar o Motul 3000 no manual pede para trocar à cada 4000Km acho muita coisa pra um motorzinho q vira 9500 RPM o da Hornet a Honda recomenda trocar com 6000Km eu troco com 3000Km e só com Motul 3000 tb é um óleo com uma classificação superior ao óleo mineral da Honda especificação 20W-50 API SG JASO MA....
Abraços
Abraços
Zimbaro- Scooterista
-
Mensagens : 162
bia
bem o meu namorado trabalha na castrol sim sempre eh bom basea-se pelo manual porem mesmo que vc nao atinja os 4000 o oleo deve ficar no maximo no carro por 6 meses pq ele vai ficando espeso e sujo ai eh poir eu mesmo troco meu olep de 6 em 6 mesme pq nunca consigo atingir td a kilometragen
bianca.takenaga- Curioso
- Mensagens : 1
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Ontem fiz a revisão de 1000km da Lead, e o mecanico falou pra trocar a cada mil.
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Por isso que a revisão dos 4000km deve ser feita aos 4000 ou 1 ano da compra, o que vier primeiro.. Acho que eu vou ter que fazer a revisão da minha por conta do prazo recomendado... pq ela ficou mto tempo parada.. =/bianca.takenaga escreveu:bem o meu namorado trabalha na castrol sim sempre eh bom basea-se pelo manual porem mesmo que vc nao atinja os 4000 o oleo deve ficar no maximo no carro por 6 meses pq ele vai ficando espeso e sujo ai eh poir eu mesmo troco meu olep de 6 em 6 mesme pq nunca consigo atingir td a kilometragen
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Óleo não pode passar de 12 meses dentro do cárter. Tenho uma Harley e troco a cada 8.000 km, como diz o manual da moto (5.000 milhas). Fui a Honda Dicasa (Centro do Rio) fazer a revisão de 1.000 km e falei com o chefe da oficina e ele disse que agora só com 4.000 km. Apenas para dar uma checada a cada 15 dias e verificar se há vazamento. Se perder 300ml numa Harley ou qualquer moto grande que tenha mais de 3 litros no tanque, você estará perdendo 10% do óleo. Se perder a mesma coisa na Lead você estará perdendo metade do tanque do óleo. Só ficar de olho nisso.
fabinho- Prospect
-
Mensagens : 26
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Cara o seu mecânico entende tanto de projeto de motos quanto um pedreiro de engenharia, o que determina a kilometragem ou o tempo de troca de óleo é o fabricante da moto e não "crenças populares" pois trocar óleo antes da hora tambem não faz bem, o certo é trocar o óleo a cada 4K Km ou de o uso for severo 2K Km, esse caso para troca de óleo de 1K km é para motos que utiliza o mesmo óleo como lubrificante da caixa de marcha.fellipec escreveu:Ontem fiz a revisão de 1000km da Lead, e o mecanico falou pra trocar a cada mil.
sandropallocit- Scooterista
-
Mensagens : 328
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
sandropallocit escreveu:Cara o seu mecânico entende tanto de projeto de motos quanto um pedreiro de engenharia, o que determina a kilometragem ou o tempo de troca de óleo é o fabricante da moto e não "crenças populares" pois trocar óleo antes da hora tambem não faz bem, o certo é trocar o óleo a cada 4K Km ou de o uso for severo 2K Km, esse caso para troca de óleo de 1K km é para motos que utiliza o mesmo óleo como lubrificante da caixa de marcha.fellipec escreveu:Ontem fiz a revisão de 1000km da Lead, e o mecanico falou pra trocar a cada mil.
Meu mecanico não. O mecanico da Honda!
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
kkkkkkkkkkk MIMIJEIfellipec escreveu:sandropallocit escreveu:Cara o seu mecânico entende tanto de projeto de motos quanto um pedreiro de engenharia, o que determina a kilometragem ou o tempo de troca de óleo é o fabricante da moto e não "crenças populares" pois trocar óleo antes da hora tambem não faz bem, o certo é trocar o óleo a cada 4K Km ou de o uso for severo 2K Km, esse caso para troca de óleo de 1K km é para motos que utiliza o mesmo óleo como lubrificante da caixa de marcha.fellipec escreveu:Ontem fiz a revisão de 1000km da Lead, e o mecanico falou pra trocar a cada mil.
Meu mecanico não. O mecanico da Honda!
sandropallocit- Scooterista
-
Mensagens : 328
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
kkkk Seu mecânico da Honda entende tanto de motos quanto vc entende de Pesca Submarina...fellipec escreveu:Meu mecanico não. O mecanico da Honda!sandropallocit escreveu:Cara o seu mecânico entende tanto de projeto de motos quanto um pedreiro de engenharia, o que determina a kilometragem ou o tempo de troca de óleo é o fabricante da moto e não "crenças populares" pois trocar óleo antes da hora tambem não faz bem, o certo é trocar o óleo a cada 4K Km ou de o uso for severo 2K Km, esse caso para troca de óleo de 1K km é para motos que utiliza o mesmo óleo como lubrificante da caixa de marcha.fellipec escreveu:Ontem fiz a revisão de 1000km da Lead, e o mecanico falou pra trocar a cada mil.
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Já disse, meu mecânico não!!! Ele é da Honda!!! Não tente configurar uma relação de trabalho ai não. heheheheIshida escreveu:kkkk Seu mecânico da Honda entende tanto de motos quanto vc entende de Pesca Submarina...fellipec escreveu:Meu mecanico não. O mecanico da Honda!sandropallocit escreveu:Cara o seu mecânico entende tanto de projeto de motos quanto um pedreiro de engenharia, o que determina a kilometragem ou o tempo de troca de óleo é o fabricante da moto e não "crenças populares" pois trocar óleo antes da hora tambem não faz bem, o certo é trocar o óleo a cada 4K Km ou de o uso for severo 2K Km, esse caso para troca de óleo de 1K km é para motos que utiliza o mesmo óleo como lubrificante da caixa de marcha.fellipec escreveu:Ontem fiz a revisão de 1000km da Lead, e o mecanico falou pra trocar a cada mil.
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Eu confio cegamente nos mecanicos da honda, sao altamente capacitados!!! So nao confio mesmo é na capacitação e treinamento que eles "acham" que recebem..
ferkmaciel- Scooterista Raiz
-
Mensagens : 915
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Nem concordo e nem discordo, muito pelo contrário!!!ferkmaciel escreveu:Eu confio cegamente nos mecanicos da honda, sao altamente capacitados!!! So nao confio mesmo é na capacitação e treinamento que eles "acham" que recebem..
sandropallocit- Scooterista
-
Mensagens : 328
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
No site da honda tem uma FAQ que diz:
"Para as motocicletas, a primeira troca de óleo deve ser realizada aos 1.000 km. Já as demais trocas acontecem a cada 4.000 km nos modelos até 300 cilindradas e a cada 6.000 km nos modelos acima de 300 cilindradas. É muito importante lembrar sobre os seguintes tópicos: - É natural que o nível do óleo baixe, portanto, verifique constantemente e complete, sempre que necessário. - Troque uma vez por ano ou a cada intervalo indicado na tabela de manutenção, conforme Manual do Proprietário (o que ocorrer primeiro). - Efetue trocas com maior frequência caso a motocicleta seja utilizada regularmente sob condições de poeira, como em vias não pavimentadas."
"Para as motocicletas, a primeira troca de óleo deve ser realizada aos 1.000 km. Já as demais trocas acontecem a cada 4.000 km nos modelos até 300 cilindradas e a cada 6.000 km nos modelos acima de 300 cilindradas. É muito importante lembrar sobre os seguintes tópicos: - É natural que o nível do óleo baixe, portanto, verifique constantemente e complete, sempre que necessário. - Troque uma vez por ano ou a cada intervalo indicado na tabela de manutenção, conforme Manual do Proprietário (o que ocorrer primeiro). - Efetue trocas com maior frequência caso a motocicleta seja utilizada regularmente sob condições de poeira, como em vias não pavimentadas."
sandropallocit- Scooterista
-
Mensagens : 328
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
sobre esse oleo MOBIL SUPER MOTO 4T SAE 20W-50 SF
pode ser o de carro?? MOBIL SUPERMOTO4T SAE 20W-50
pode ser o de carro?? MOBIL SUPER
Convidad- Convidado
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
Ever, a honda agora recomenda utilizar o novo óleo dela: SAE 10W-30 - API SJ/JASO MA, ele é mais fino tanto quente quanto frio, e tem API superior (SJ), o manual a minha lead (2011) ja manda utilizar esse óleo.ever.o.f escreveu:sobre esse oleo MOBIL SUPER MOTO 4T SAE 20W-50 SF
pode ser o de carro?? MOBIL SUPERMOTO4TSAE 20W-50
Quanto a sua pergunta se o óleo tiver exatamente as mesmas especificações (multi-viscosidade e API) creio que não tenha problema não, mas na dúvida é melhor utilizar o recomendado.
sandropallocit- Scooterista
-
Mensagens : 328
Re: Troca de Óleo da Lead. Com quantos kilometros?
ever.o.f escreveu:sobre esse oleo MOBIL SUPER MOTO 4T SAE 20W-50 SF
pode ser o de carro?? MOBIL SUPERMOTO4TSAE 20W-50
sandropallocit escreveu:Ever, a honda agora recomenda utilizar o novo óleo dela: SAE 10W-30 - API SJ/JASO MA, ele é mais fino tanto quente quanto frio, e tem API superior (SJ), o manual a minha lead (2011) ja manda utilizar esse óleo.
Quanto a sua pergunta se o óleo tiver exatamente as mesmas especificações (multi-viscosidade e API) creio que não tenha problema não, mas na dúvida é melhor utilizar o recomendado.
Só explicando um pouco sobre as Classificações,
SAE é a Sociedade Americana de Engenharia, que certifica os óleos de acordo com a sua viscosidade.
Os números significam a viscosidade (a grosso modo, mais fino ou mais espesso) de um óleo em determinada temperatura no Inverno ("W"=Winter) ou no verão (100C), por isso os códigos começam com SAE (para indicar o tipo de certificação) 20W-50 (em baixas temperaturas este óleo se comporta como um óleo de viscosidade 20 e em altas temperaturas como viscosidade 50). Entendendo a influência destes números no desempenho do motor, um número mais baixo em baixas temperaturas significa que o óleo é mais fino quando o motor está frio, o que facilita a partida e mais alto em alta temperatura significa que ele é mais espesso a 100C, melhorando a lubrificação quando o motor está quente... e como o Sandro disse, para 2011 a Honda tem recomendado óleos mais finos, tanto a frio quanto com o motor quente (SAE 10W30)...
API é um outro instituto americano de certificação (API= Instituto Americano de Petróleo) que certifica os óleos de acordo com o desempenho dos mesmos, sendo a primeira letra o tipo de uso (se é para motores de uso leve (Automóveis a Álcool ou Gasolina, 2 tempos ou 4 tempos, Veículos Comerciais a Diesel, etc) e a segunda letra é, a grosso modo, a qualidade do óleo e quanto mais próxima do final do alfabeto, mais "moderno" ele é. Portanto, os óleos de sigla API SJ são certificados pela API para motores leves ("S") de qualidade "J", ou seja, não devem ser usados óleos com letras anteriores ao "J"
Dentro da classificação API, algumas pessoas dizem que o "S" significa "Spark" (que em inglês significa fagulha, centelha ou faísca) e outras dizem significar "Service Center" o que importa é que o "S" é destinado a motores de uso normal.. para Caminhões ou demais veículos a Diesel, os óleos começam com "C" de "Commercial" ou uso comercial, e os óleos começados com "T" são para motores tipo 2 Tempos, como em algumas motos brasileiras mais antigas...
SAE é a Sociedade Americana de Engenharia, que certifica os óleos de acordo com a sua viscosidade.
Os números significam a viscosidade (a grosso modo, mais fino ou mais espesso) de um óleo em determinada temperatura no Inverno ("W"=Winter) ou no verão (100C), por isso os códigos começam com SAE (para indicar o tipo de certificação) 20W-50 (em baixas temperaturas este óleo se comporta como um óleo de viscosidade 20 e em altas temperaturas como viscosidade 50). Entendendo a influência destes números no desempenho do motor, um número mais baixo em baixas temperaturas significa que o óleo é mais fino quando o motor está frio, o que facilita a partida e mais alto em alta temperatura significa que ele é mais espesso a 100C, melhorando a lubrificação quando o motor está quente... e como o Sandro disse, para 2011 a Honda tem recomendado óleos mais finos, tanto a frio quanto com o motor quente (SAE 10W30)...
API é um outro instituto americano de certificação (API= Instituto Americano de Petróleo) que certifica os óleos de acordo com o desempenho dos mesmos, sendo a primeira letra o tipo de uso (se é para motores de uso leve (Automóveis a Álcool ou Gasolina, 2 tempos ou 4 tempos, Veículos Comerciais a Diesel, etc) e a segunda letra é, a grosso modo, a qualidade do óleo e quanto mais próxima do final do alfabeto, mais "moderno" ele é. Portanto, os óleos de sigla API SJ são certificados pela API para motores leves ("S") de qualidade "J", ou seja, não devem ser usados óleos com letras anteriores ao "J"
Dentro da classificação API, algumas pessoas dizem que o "S" significa "Spark" (que em inglês significa fagulha, centelha ou faísca) e outras dizem significar "Service Center" o que importa é que o "S" é destinado a motores de uso normal.. para Caminhões ou demais veículos a Diesel, os óleos começam com "C" de "Commercial" ou uso comercial, e os óleos começados com "T" são para motores tipo 2 Tempos, como em algumas motos brasileiras mais antigas...
Última edição por Ishida em Ter 23 Ago 2011, 10:47, editado 1 vez(es)
Ishida- Scooterista Hardcore
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