Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
10 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 10 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    EScooter não é brinquedo !!!

    +16
    BlackArthas
    Axell Folley
    Nappe
    ivan.caldas
    occvlt
    Michel
    sphinks
    cagiva
    Dalton
    ale.s.p
    Carlos Hugo
    rinakamura
    Raziel
    Ishida
    kzbicas
    Komatsu
    20 participantes

    Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

    Ir para baixo

    EScooter não é brinquedo !!! - Página 4 Empty Re: EScooter não é brinquedo !!!

    Mensagem  sphinks Qua 01 Ago 2012, 10:27

    Juuba escreveu:muito engraçado o vídeo....

    a maioria caiu sozinho...kkk
    O engraçado é q em alguns tombos parecia q a moto era de isopor, tipo voava pedaço pra td quanto é lado e parece q a moto sumia depois....kkkk

    Falando em ''scooter não é brinquedo'' sabe o que me dá muitaaaaa raiva???

    quando alguém olha a sua moto (familiares ou amigos) e diz: ''mas essa não precisa de CNH neh?''

    NOssa que raiva!!! a gente (ou pelo menos a maioria rs) faz 15 horas de aula prática, fica nervoso no dia do exame, passa de 1º (hehehehe me gabando!! rs) e depois vem alguém e faz um pouco caso desses..... Eles acham oq? q scooter é patinete? husahsuahsuas



    Sim. Da muita raiva isso. E o pior é que vem de pessoas próximas. O pessoal não leva a sério e com respeito. Isso me da muita raiva. E o fato de limitar a 82km/h agrava a situação.

    Saint_ago escreveu:
    Miri escreveu:Pessoal, como o assunto é acidente e não saber usar o freio venho c/uma duvida, pois sou novata: como utilizar o freio em uma situação de emergência? Semana passada conversei com um dono de uma loja de equipamentos de motos e ele me disse que o freio dianteiro é o que segura a frenagem, não o traseiro como muitos acham.

    Exato. Ele está correto. Mas há circunstâncias e circunstâncias, onde deve-se utilizar mais um dos freios do que o outro, e é o tipo de coisa que você aprende com a experiência. MAS a realização de um curso de pilotagem defensiva, como os citados em outros tópicos no forum, te ajudam a aprender com mais rapidez.

    Resumindo, basicamente é o freio dianteiro sim que para a moto, entretanto ele NUNCA deve ser utilizado sem a ajuda do freito traseiro, que é o que estabiliza a moto. Tanto que no próprio manual da Lead há um alerta indicando para SEMPRE utilizar ambos os freios. O que vai variar é a intensidade de utilização de cada manete, as condições da pista (chuva, areia, etc) e se você está numa reta, entrando ou saindo de uma curva, se tem ou não espaço para a frenagem... não existe uma formula mágica, o que vale é a experiência e o treinamento.

    A única "regra" que vale para todas as situações é: evite "pinçar" os manetes, isso fará com que as rodas travem e possívelmente você "beije o chão". Aperte suave e gradativamente, pois além de garantir uma frenagem segura, você ainda poupa o sistema de freios do desgaste prematuro.

    E novamente, faça um curso de pilotagem defensiva (gratuito ou pago, tanto faz), onde você aprenderá a utilizar corretamente todos os recursos que a moto pode oferecer.

    Wink

    Sem duvida.
    É o tipo de coisa que poderia sim ser passado na auto escola mas não o fazem.
    Seria legal de o CBS da Lead fosse igual o da Burgman 400. Com pressão do oleo, ai ele faz certinho a distribuição da carga quando acionado o manete traseiro. Já o da Lead é um cabo de aço que quando aciona com força o freio traseiro, o dianteiro trava.
    Difícil é ter algum curso do tipo, gratuito ou pago aqui nessa cidade do interior onde moro.
    sphinks
    sphinks
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 646

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100000180972332

    Ir para o topo Ir para baixo

    EScooter não é brinquedo !!! - Página 4 Empty Re: EScooter não é brinquedo !!!

    Mensagem  Juuba Qua 01 Ago 2012, 10:48

    Pois é.... como utilizar os freios deveria ser o mínimo a ensinarem nas aulas práticas....

    Na verdade as aulas práticas são uma palhaçada!!! Só serve pra arrancar R$ da gente....

    Aqui em SP pelo menos é assim, vc fica 15 horas fazendo o percursso que vai ser o exame, inclusive no mesmo local que será o exame, as motos já são aceleradas para não morrerem nunca e já estão sempre em 1º, não ensinaram a trocar de marcha, nem a freiar, e nem a acelerar... A única preocupação do instrutor era de me lembrar que no dia do exame eu tinha que ficar com a viseira do capacete fechada....
    Juuba
    Juuba
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Feminino

    Mensagens : 92

    Ir para o topo Ir para baixo

    EScooter não é brinquedo !!! - Página 4 Empty Re: EScooter não é brinquedo !!!

    Mensagem  sphinks Qua 01 Ago 2012, 10:55

    Juuba escreveu:Pois é.... como utilizar os freios deveria ser o mínimo a ensinarem nas aulas práticas....

    Na verdade as aulas práticas são uma palhaçada!!! Só serve pra arrancar R$ da gente....

    Aqui em SP pelo menos é assim, vc fica 15 horas fazendo o percursso que vai ser o exame, inclusive no mesmo local que será o exame, as motos já são aceleradas para não morrerem nunca e já estão sempre em 1º, não ensinaram a trocar de marcha, nem a freiar, e nem a acelerar... A única preocupação do instrutor era de me lembrar que no dia do exame eu tinha que ficar com a viseira do capacete fechada....

    Igual aqui, não muda nada.
    sphinks
    sphinks
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 646

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100000180972332

    Ir para o topo Ir para baixo

    EScooter não é brinquedo !!! - Página 4 Empty Re: EScooter não é brinquedo !!!

    Mensagem  Convidad Qua 01 Ago 2012, 12:58

    usar freio é critico pq varia conforme cada modelo e com o desgaste tmb....
    eu acho q cada um se adapta de uma forma e as condicoes de uso q faz....
    pra realmente parar rapidamente precisa saber usar o freio dianteiro, como ja foi explicado, sem deixar travar, por isso é bom no dia a dia ir sempre testando e conhecendo os limites da motoca....
    numa freiada brusca q so usa o traseiro a tendencia é simplesmente travar a roda traseira e sair deslizando....
    o combinado ajuda um pouco nisso, desde q esteja devidamente regulado, senao é igual foi falado, acaba travando o dianteiro....ou os 2 juntos...
    é complicado, mas nao existe uma regra mesmo, cada um tem q conhecer a motoca e conhecer o limite
    eu tento de todas as formas nao me colocar em situacao de risco...
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    EScooter não é brinquedo !!! - Página 4 Empty Re: EScooter não é brinquedo !!!

    Mensagem  Convidad Qua 01 Ago 2012, 13:28

    minha receita (embora não sirva de base)

    eu uso quase sempre o manete esquerdo que combina os freios e na maior necessidade faço soma com o dianteiro

    tem um dia que eu estava andando pela rua calmamente, usando só o dianteiro, mandando SMS com a mão esquerda em celular de toque na tela
    deixei o cel cair e por reflexo alicatei o freio dianteiro, meti o peito no painel da moto affraid e de quebra quase cai parado What a Face
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    EScooter não é brinquedo !!! - Página 4 Empty Re: EScooter não é brinquedo !!!

    Mensagem  sphinks Qua 01 Ago 2012, 13:35

    semcontrole escreveu:usar freio é critico pq varia conforme cada modelo e com o desgaste tmb....
    eu acho q cada um se adapta de uma forma e as condicoes de uso q faz....
    pra realmente parar rapidamente precisa saber usar o freio dianteiro, como ja foi explicado, sem deixar travar, por isso é bom no dia a dia ir sempre testando e conhecendo os limites da motoca....
    numa freiada brusca q so usa o traseiro a tendencia é simplesmente travar a roda traseira e sair deslizando....
    o combinado ajuda um pouco nisso, desde q esteja devidamente regulado, senao é igual foi falado, acaba travando o dianteiro....ou os 2 juntos...
    é complicado, mas nao existe uma regra mesmo, cada um tem q conhecer a motoca e conhecer o limite
    eu tento de todas as formas nao me colocar em situacao de risco...

    Me diga como regular o CBS.
    A unica forma de fazer o freio traseiro segurar mais que o dianteiro é se apertar aquele parafuso, só que ai fica impossível usar o freio de mão. Eu uso o descanso lateral e uso muito a trava de manete.
    A Burgman 400 usa um esquema da pressao do fluido, que consegue ao acionar o traseiro, jogar 30% para a dianteira. Na Lead é um cabo de aço que puxa junto. Acho que disse isso hoje ja.

    Em tempo seco, uso mais o dianteiro, acho que a moto demora mto mais a parar do que se usar só o manete esquerdo.
    E tbm pq eu confio que o freio a disco tem um poder de frenagem muito maior do que as lonas do freio tambor
    sphinks
    sphinks
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 646

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100000180972332

    Ir para o topo Ir para baixo

    EScooter não é brinquedo !!! - Página 4 Empty Re: EScooter não é brinquedo !!!

    Mensagem  Convidad Qua 01 Ago 2012, 15:37

    entao tem q dar uma apertadinha no parafuso mas nao a ponto de nao usar o freio de mao.....como ja ta chegando a revisao eu nao fiz nada, mas esses dias usando a luva fica um pouco ruim o meu uso do freio dianteiro, andei usando o traseiro q esta com ferias, nao é folga.....eu acho q até encostar a lona ja ta freiando so o dianteiro....
    nao da pra tentar uma regulada nakela peca q tem na dianteira ligando um freio ao outro?
    imagino q na suzukinha seja igual pickup q tem uma valvula com mola na traseira pra saber qnd esta carregada ou nao justamente pra esse equilibrio....
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    EScooter não é brinquedo !!! - Página 4 Empty Re: EScooter não é brinquedo !!!

    Mensagem  Convidad Qua 01 Ago 2012, 16:59

    a quetão é:

    já falei para a honda que o CBS é muito falho, quando gasta o traseiro voce não deveria ajustar a porca, pois assim perde o dianteiro

    a minha por ter ajustado conforme o manual está com 100% traseiro e 5% dianteiro (correto é 40%)
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    EScooter não é brinquedo !!! - Página 4 Empty Re: EScooter não é brinquedo !!!

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos