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Re: EScooter não é brinquedo !!!
Juuba escreveu:muito engraçado o vídeo....
a maioria caiu sozinho...kkk
O engraçado é q em alguns tombos parecia q a moto era de isopor, tipo voava pedaço pra td quanto é lado e parece q a moto sumia depois....kkkk
Falando em ''scooter não é brinquedo'' sabe o que me dá muitaaaaa raiva???
quando alguém olha a sua moto (familiares ou amigos) e diz: ''mas essa não precisa de CNH neh?''
NOssa que raiva!!! a gente (ou pelo menos a maioria rs) faz 15 horas de aula prática, fica nervoso no dia do exame, passa de 1º (hehehehe me gabando!! rs) e depois vem alguém e faz um pouco caso desses..... Eles acham oq? q scooter é patinete? husahsuahsuas
Sim. Da muita raiva isso. E o pior é que vem de pessoas próximas. O pessoal não leva a sério e com respeito. Isso me da muita raiva. E o fato de limitar a 82km/h agrava a situação.
Saint_ago escreveu:Miri escreveu:Pessoal, como o assunto é acidente e não saber usar o freio venho c/uma duvida, pois sou novata: como utilizar o freio em uma situação de emergência? Semana passada conversei com um dono de uma loja de equipamentos de motos e ele me disse que o freio dianteiro é o que segura a frenagem, não o traseiro como muitos acham.
Exato. Ele está correto. Mas há circunstâncias e circunstâncias, onde deve-se utilizar mais um dos freios do que o outro, e é o tipo de coisa que você aprende com a experiência. MAS a realização de um curso de pilotagem defensiva, como os citados em outros tópicos no forum, te ajudam a aprender com mais rapidez.
Resumindo, basicamente é o freio dianteiro sim que para a moto, entretanto ele NUNCA deve ser utilizado sem a ajuda do freito traseiro, que é o que estabiliza a moto. Tanto que no próprio manual da Lead há um alerta indicando para SEMPRE utilizar ambos os freios. O que vai variar é a intensidade de utilização de cada manete, as condições da pista (chuva, areia, etc) e se você está numa reta, entrando ou saindo de uma curva, se tem ou não espaço para a frenagem... não existe uma formula mágica, o que vale é a experiência e o treinamento.
A única "regra" que vale para todas as situações é: evite "pinçar" os manetes, isso fará com que as rodas travem e possívelmente você "beije o chão". Aperte suave e gradativamente, pois além de garantir uma frenagem segura, você ainda poupa o sistema de freios do desgaste prematuro.
E novamente, faça um curso de pilotagem defensiva (gratuito ou pago, tanto faz), onde você aprenderá a utilizar corretamente todos os recursos que a moto pode oferecer.
Sem duvida.
É o tipo de coisa que poderia sim ser passado na auto escola mas não o fazem.
Seria legal de o CBS da Lead fosse igual o da Burgman 400. Com pressão do oleo, ai ele faz certinho a distribuição da carga quando acionado o manete traseiro. Já o da Lead é um cabo de aço que quando aciona com força o freio traseiro, o dianteiro trava.
Difícil é ter algum curso do tipo, gratuito ou pago aqui nessa cidade do interior onde moro.
Re: EScooter não é brinquedo !!!
Pois é.... como utilizar os freios deveria ser o mínimo a ensinarem nas aulas práticas....
Na verdade as aulas práticas são uma palhaçada!!! Só serve pra arrancar R$ da gente....
Aqui em SP pelo menos é assim, vc fica 15 horas fazendo o percursso que vai ser o exame, inclusive no mesmo local que será o exame, as motos já são aceleradas para não morrerem nunca e já estão sempre em 1º, não ensinaram a trocar de marcha, nem a freiar, e nem a acelerar... A única preocupação do instrutor era de me lembrar que no dia do exame eu tinha que ficar com a viseira do capacete fechada....
Na verdade as aulas práticas são uma palhaçada!!! Só serve pra arrancar R$ da gente....
Aqui em SP pelo menos é assim, vc fica 15 horas fazendo o percursso que vai ser o exame, inclusive no mesmo local que será o exame, as motos já são aceleradas para não morrerem nunca e já estão sempre em 1º, não ensinaram a trocar de marcha, nem a freiar, e nem a acelerar... A única preocupação do instrutor era de me lembrar que no dia do exame eu tinha que ficar com a viseira do capacete fechada....
Juuba- Scooterista Newbie
-
Mensagens : 92
Re: EScooter não é brinquedo !!!
Juuba escreveu:Pois é.... como utilizar os freios deveria ser o mínimo a ensinarem nas aulas práticas....
Na verdade as aulas práticas são uma palhaçada!!! Só serve pra arrancar R$ da gente....
Aqui em SP pelo menos é assim, vc fica 15 horas fazendo o percursso que vai ser o exame, inclusive no mesmo local que será o exame, as motos já são aceleradas para não morrerem nunca e já estão sempre em 1º, não ensinaram a trocar de marcha, nem a freiar, e nem a acelerar... A única preocupação do instrutor era de me lembrar que no dia do exame eu tinha que ficar com a viseira do capacete fechada....
Igual aqui, não muda nada.
Re: EScooter não é brinquedo !!!
usar freio é critico pq varia conforme cada modelo e com o desgaste tmb....
eu acho q cada um se adapta de uma forma e as condicoes de uso q faz....
pra realmente parar rapidamente precisa saber usar o freio dianteiro, como ja foi explicado, sem deixar travar, por isso é bom no dia a dia ir sempre testando e conhecendo os limites da motoca....
numa freiada brusca q so usa o traseiro a tendencia é simplesmente travar a roda traseira e sair deslizando....
o combinado ajuda um pouco nisso, desde q esteja devidamente regulado, senao é igual foi falado, acaba travando o dianteiro....ou os 2 juntos...
é complicado, mas nao existe uma regra mesmo, cada um tem q conhecer a motoca e conhecer o limite
eu tento de todas as formas nao me colocar em situacao de risco...
eu acho q cada um se adapta de uma forma e as condicoes de uso q faz....
pra realmente parar rapidamente precisa saber usar o freio dianteiro, como ja foi explicado, sem deixar travar, por isso é bom no dia a dia ir sempre testando e conhecendo os limites da motoca....
numa freiada brusca q so usa o traseiro a tendencia é simplesmente travar a roda traseira e sair deslizando....
o combinado ajuda um pouco nisso, desde q esteja devidamente regulado, senao é igual foi falado, acaba travando o dianteiro....ou os 2 juntos...
é complicado, mas nao existe uma regra mesmo, cada um tem q conhecer a motoca e conhecer o limite
eu tento de todas as formas nao me colocar em situacao de risco...
Convidad- Convidado
Re: EScooter não é brinquedo !!!
minha receita (embora não sirva de base)
eu uso quase sempre o manete esquerdo que combina os freios e na maior necessidade faço soma com o dianteiro
tem um dia que eu estava andando pela rua calmamente, usando só o dianteiro, mandando SMS com a mão esquerda em celular de toque na tela
deixei o cel cair e por reflexo alicatei o freio dianteiro, meti o peito no painel da moto e de quebra quase cai parado
eu uso quase sempre o manete esquerdo que combina os freios e na maior necessidade faço soma com o dianteiro
tem um dia que eu estava andando pela rua calmamente, usando só o dianteiro, mandando SMS com a mão esquerda em celular de toque na tela
deixei o cel cair e por reflexo alicatei o freio dianteiro, meti o peito no painel da moto e de quebra quase cai parado
Convidad- Convidado
Re: EScooter não é brinquedo !!!
semcontrole escreveu:usar freio é critico pq varia conforme cada modelo e com o desgaste tmb....
eu acho q cada um se adapta de uma forma e as condicoes de uso q faz....
pra realmente parar rapidamente precisa saber usar o freio dianteiro, como ja foi explicado, sem deixar travar, por isso é bom no dia a dia ir sempre testando e conhecendo os limites da motoca....
numa freiada brusca q so usa o traseiro a tendencia é simplesmente travar a roda traseira e sair deslizando....
o combinado ajuda um pouco nisso, desde q esteja devidamente regulado, senao é igual foi falado, acaba travando o dianteiro....ou os 2 juntos...
é complicado, mas nao existe uma regra mesmo, cada um tem q conhecer a motoca e conhecer o limite
eu tento de todas as formas nao me colocar em situacao de risco...
Me diga como regular o CBS.
A unica forma de fazer o freio traseiro segurar mais que o dianteiro é se apertar aquele parafuso, só que ai fica impossível usar o freio de mão. Eu uso o descanso lateral e uso muito a trava de manete.
A Burgman 400 usa um esquema da pressao do fluido, que consegue ao acionar o traseiro, jogar 30% para a dianteira. Na Lead é um cabo de aço que puxa junto. Acho que disse isso hoje ja.
Em tempo seco, uso mais o dianteiro, acho que a moto demora mto mais a parar do que se usar só o manete esquerdo.
E tbm pq eu confio que o freio a disco tem um poder de frenagem muito maior do que as lonas do freio tambor
Re: EScooter não é brinquedo !!!
entao tem q dar uma apertadinha no parafuso mas nao a ponto de nao usar o freio de mao.....como ja ta chegando a revisao eu nao fiz nada, mas esses dias usando a luva fica um pouco ruim o meu uso do freio dianteiro, andei usando o traseiro q esta com ferias, nao é folga.....eu acho q até encostar a lona ja ta freiando so o dianteiro....
nao da pra tentar uma regulada nakela peca q tem na dianteira ligando um freio ao outro?
imagino q na suzukinha seja igual pickup q tem uma valvula com mola na traseira pra saber qnd esta carregada ou nao justamente pra esse equilibrio....
nao da pra tentar uma regulada nakela peca q tem na dianteira ligando um freio ao outro?
imagino q na suzukinha seja igual pickup q tem uma valvula com mola na traseira pra saber qnd esta carregada ou nao justamente pra esse equilibrio....
Convidad- Convidado
Re: EScooter não é brinquedo !!!
a quetão é:
já falei para a honda que o CBS é muito falho, quando gasta o traseiro voce não deveria ajustar a porca, pois assim perde o dianteiro
a minha por ter ajustado conforme o manual está com 100% traseiro e 5% dianteiro (correto é 40%)
já falei para a honda que o CBS é muito falho, quando gasta o traseiro voce não deveria ajustar a porca, pois assim perde o dianteiro
a minha por ter ajustado conforme o manual está com 100% traseiro e 5% dianteiro (correto é 40%)
Convidad- Convidado
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