Honda Scooter Clube do Brasil
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    Honda CB 300R - VS - Dafra Citycom 300i

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    Mensagem  Convidad Seg 11 Jul 2011, 16:58

    Qual seu estilo: scooter ou motocicleta?
    Mesma capacidade cúbica e preços próximos, as semelhanças entre Dafra Citycom 300i e Honda CB300R param por aí

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    (31-03-11) - Uma questão de estilo. Foi assim que nasceu a ideia de comparar a Honda CB 300R com o Dafra Citycom 300i. Preços próximos, motores de 300 cm³ e ambos nasceram para rodar pelos grandes centros urbanos. Mas as semelhanças param por aí. Enquanto a CB 300R é uma motocicleta, no sentido técnico do termo, o Citycom é um scooter. Estilos distintos de veículos de duas rodas projetados para atender necessidades e gostos de diferentes motociclistas.

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    Com preço praticado de R$ 14.900,00 (na cidade de São Paulo), para a versão com sistema de freios C-ABS, a Honda CB 300R substituiu a CBX 250 Twister em 2009 e se multiplica pelas ruas desde então – foi a sexta moto mais vendida em 2010 com 79.660 unidades emplacadas. Uma moto versátil que atende aos anseios daqueles que precisam de um meio de locomoção para o cotidiano, mas que também querem um veículo para viajar nos finais de semana.

    Já o Dafra Citycom 300i, fruto de uma parceria entre a empresa brasileira e a taiwanesa SYM, veio para preencher uma lacuna do segmento de scooters. Classificado como maxiscooter, o Citycom tem preço praticado de R$ 13.090,00 (cidade de São Paulo). Seus principais diferenciais são o porte elegante e robusto e o motor de maior capacidade que os outros scooters.

    Desempenho e consumo

    Seria complicado e tendencioso afirmar que um estilo é melhor que o outro, scooter ou a motocicleta. Tudo vai depender do seu gosto pessoal e também do uso que fará do veículo. O Citycom 300i é o único representante do segmento de scooters com 300 cm³, o que significa melhor desempenho. O motor monocilíndrico com refrigeração líquida produz 23 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque de 2,44 Kgf.m a 5.500 rpm. Na prática, o Citycom salta na frente da maioria das motos no semáforo e, em função do câmbio CVT, o piloto não precisa se preocupar em trocar de marcha. Basta acelerar e trafegar tranquilamente sem se cansar.

    A CB 300R traz especificações diferentes – motor com duplo comando de válvulas e arrefecimento a ar –, porém com desempenho semelhante: 26 cv a 7.500 rpm de potência e 2,81 kgf.m a 6.000 rpm de torque máximo. Números que também destacam essa Honda dos demais veículos nas arrancadas. Todavia, a embreagem manual e o câmbio de cinco velocidades permitem ao piloto um dinamismo que o scooter não tem. Basta reduzir, queimar embreagem ou mesmo subir as marchas rapidamente para ganhar velocidade mais rapidamente.

    Quando avaliamos o consumo, mais equilíbrio. Rodando na estrada e com o acelerador totalmente aberto a CB 300R rodou 23,8 km/l – na cidade a média ficou em 25 km/l. Já o scooter da Dafra, na estrada e na cidade, manteve a média de 23,4 km/l. A grande diferença fica por conta da capacidade do tanque. Enquanto a CB 300R tem capacidade para 18 litros, o Citycom comporta apenas 10 litros. Outro ponto para a motocicleta, que tem uma autonomia bem maior.

    Conforto

    Se na motorização a motocicleta leva vantagem, nos quesitos conforto e praticidade ponto para o scooter. O Citycom tem o tanque de combustível localizado no console em que o piloto apóia os pés. Com isso, o espaço sob o banco é amplo. Pode-se levar uma mochila grande ou um capacete fechado e ainda sobra espaço para itens menores que estão sempre em nossos bolsos.

    O Citycom também conta com um porta objetos no painel para carteira e celular e ainda um gancho para sacolas ou bolsas. Por outro lado, como toda motocicleta, a CB 300R não tem nenhum espaço extra para comportar utensílios do motociclista. Seria preciso investir em um bagageiro e bauleto para carregar suas coisas no dia-a-dia.

    Outro item a favor do Citycom 300 é a proteção garantida pelo escudo frontal. Como nos scooters o piloto vai sentado e com os pés amparados, poças d’água e outras sujeiras não são um problema – pode-se até encarar a garoa típica de São Paulo sem se molhar. Por outro lado, na motocicleta as pernas vão desprotegidas e mesmo o piso molhado já resulta em calças e calçados sujos. Sem esquecer que o pedal de câmbio ainda danifica sapatos e tênis não apropriados.
    Estrada e cidade

    Ao testar estes dois veículos na cidade e na estrada uma surpresa foi constatada. A CB 300R se mostrou muito acertada para rodar por um grande centro urbano. O modelo testado tem freios com sistema ABS, o que é muito útil na cidade. Ajudam nas constantes fechadas que recebemos e são como um anjo da guarda nessa rotina conturbada das cidades. Ambos os freios da versão testada são a disco e o sistema antitravamento evita uma queda caso seja necessário frear sobre piso escorregadio.

    O Dafra Citycom 300i também traz freio a disco em ambas as rodas. Mas a diferença entre o scooter e a moto neste caso é grande. Característica do scooter, os freios são acionados nos dois manetes — esquerdo para o freio de trás e direito para o freio dianteiro. Seu funcionamento foi um pouco “borrachudo” e é preciso apertar os manetes com força para parar os 182 kg a seco deste scooter – quase 40 kg a mais que a CB 300R.

    Como nossas ruas estão cada vez mais remendadas, ao invés de bem pavimentadas, o conjunto de suspensões de ambos os modelos trabalham muito na cidade. O scooter tem na dianteira um garfo telescópico com 100 mm de curso e na traseira um sistema bichoque com 91 mm de curso. São especificações que condizem com sua proposta, mas não conseguem absorver as imperfeições do asfalto dos grandes centros.

    Com um garfo telescópico de 130 mm de curso na frente e balança monoamortecida com 105 mm de curso atrás, a CB 300R absorve melhor os desníveis e oferece mais conforto ao motociclista.

    Mas basta entrar na estrada que a situação se inverte, o que surpreendeu. Com um escudo frontal alto e um parabrisa funcional, o Citycom provou que o scooter pode sim pegar uma estrada nos finais de semana. As pernas também ficam protegidas e permitem rodar muitos quilômetros antes de começarem a doer.

    Já a CB 300R cansa mais o piloto. Sua posição de pilotagem não é ideal para progredir em estradas e o motociclista tem que se abaixar para fugir do vento. Outro ponto positivo para o scooter é o banco. Largo e muito confortável para piloto e garupa, o Citycom supera a CB 300R neste quesito.

    Questão de gosto

    Depois de rodar quase 500 km com o Dafra Citycom 300i e a Honda CB 300R C-ABS no uso urbano e rodoviário, a conclusão que chegamos é praticamente a mesma de quando surgiu a ideia deste comparativo: um não é melhor que o outro. É uma questão de gosto.

    Se você gosta de motocicleta e não abre mão de passar marchas com o auxilio da embreagem, escolha uma moto para ser sua companheira. Entretanto, se você precisa de um veículo que o conduza com agilidade e muito conforto, um scooter é ideal para o seu cotidiano.

    Ficha Técnica

    Dafra Citycom 300i
    Motor monocilíndrico, quatro válvulas, OHC, com arrefecimento líquido
    Capacidade cúbica 263,7 cm³
    Potência máxima 23 cv a 7.500 rpm
    Torque máximo 2,44 Kgf.m a 5.500 rpm
    Alimentação Injeção eletrônica
    Capacidade do tanque 10 litros
    Transmissão CVT
    SUSPENSÃO
    Suspensão dianteira Telescópica, com 100 mm de curso
    Suspensão traseira Bichoque, com 91 mm de curso
    FREIO
    Freio dianteiro Disco simples com pinça de pistão duplo
    Freio traseiro Disco simples com pinça de um duplo
    Chassi Tubular
    Dimensões (C x L x A) 2.210 mm x 785 mm x 1.445 mm
    Altura do assento 800 mm
    Altura mínima do solo 125 mm
    Entre-eixos 1.500 mm
    Peso seco 182 kg (a seco)
    Cores Preta, azul e branca
    Preço praticado R$ 13.090 (cidade de São Paulo)


    Honda CB 300R
    Motor : DOHC, quatro tempos, quatro válvulas, arrefecido a ar
    Capacidade 291 cm³
    Diâmetro X Curso 79 x 59,5 mm
    Potência Máxima 26,53 cv a 7.500 rpm
    Torque Máximo 2,81 kgf.m a 6.000 rpm
    Câmbio 5 marchas
    Transmissão Final Corrente
    Alimentação Injeção eletrônica
    SUSPENSÃO
    Dianteira Garfo telescópico, com 130 mm de curso
    Traseira Monoamortecida, com 105 mm de curso
    FREIO
    Dianteiro Disco simples de 276 mm de diâmetro
    Traseiro Disco simples de 240 mm de diâmetro
    Dimensões (C x L x A) 2.085 mm x 745 x mm x 1.040 mm
    Altura do Assento 781 mm
    Distância Entre-eixos 1.402 mm
    Tanque de Combustível 18 litros (3 litros de reserva)
    Peso 148 kg
    Cores Preta, vermelha, azul metálica e amarela metálica
    Preço praticado R$ 14.900,00 (cidade de São Paulo)
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    Mensagem  ferkmaciel Seg 11 Jul 2011, 17:07

    Nao sou adepto, por enquanto da Dafra, mas por outro lado sou fa das maxiscooter....entre as duas opções apresentadas escolheria a citycom...
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    Mensagem  AND FORFUN Seg 11 Jul 2011, 17:28

    honda é honda melhor que honda só honda pq honda é honda né !
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    Mensagem  ferkmaciel Seg 11 Jul 2011, 17:30

    And escreveu:honda é honda melhor que honda só honda pq honda é honda né !

    Como sempre...faço nossas suas palavras...acrescentando porem que mais vale uma honda na mao do que duas dafras desmontando...
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    Mensagem  Convidad Seg 11 Jul 2011, 18:06

    ainda assim gostaria da citicon What a Face
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    Mensagem  Dalton Seg 11 Jul 2011, 22:03

    And escreveu:honda é honda melhor que honda só honda pq honda é honda né !

    E tenho mais argumentos para defender a Honda: Honda é Honda.
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    Mensagem  ferkmaciel Seg 11 Jul 2011, 22:14

    Acredito que em breve a honda lançara uma maxiscoter, é um mercado praticamente inesplorado no brasil que tem tudo para crescer (tanto o pais quanto o mercado)...e eu ainda vou mais longe, ela sera trifuel (gas, alcool e elétrica) com motorização de 300cc....quem viver vera...
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    Mensagem  Dalton Seg 11 Jul 2011, 22:27

    Se vc acertar essa, te dou uma... What a Face
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    Mensagem  AND FORFUN Seg 11 Jul 2011, 22:28

    a gas eu nao acredito mas flex, sem duvida.
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    Mensagem  ferkmaciel Seg 11 Jul 2011, 22:33

    Isso é questao de tempo..tem mercado, se a honda nao ocupar as concorrentes o farão...e o fato de ser trifuel se deve a questao ambiental, tao na moda nos ultimos tempos...



    ps - gas = gasolina....
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    Mensagem  AND FORFUN Ter 12 Jul 2011, 00:05

    a sim gas de gasosa...

    que susto.
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    Mensagem  Dalton Ter 12 Jul 2011, 02:12

    Vc deu a entender que a primeira maxiscooter da Honda será tudo isso aí. To pagando pra ver. What a Face

    E tb aposto que a primeira maxi da Honda, independente do que for, não vai custar menos de 16000. Ou seja, duvido até que a Honda traga alguma, a nao ser q mude a estratégia, senao ninguem vai nem querer. Vide as big burgs. Só rico compra, pq custo-beneficio tá péssimo.

    Burg 400 nao podia nem passar de 20000.
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    Mensagem  Ishida Ter 12 Jul 2011, 06:22

    Dalton escreveu:Burg 400 nao podia nem passar de 20000.
    Concordo Dalton..
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    Mensagem  Ishida Ter 12 Jul 2011, 06:51

    agora falando do comparativo, eu tenho curiosidade de conhecer mais sobre a Citycom, mas não tenho curiosidade nenhuma em conhecer mais da CB300..
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    Mensagem  sandropallocit Ter 12 Jul 2011, 09:02

    ferkmaciel escreveu:Acredito que em breve a honda lançara uma maxiscoter, é um mercado praticamente inesplorado no brasil que tem tudo para crescer (tanto o pais quanto o mercado)...e eu ainda vou mais longe, ela sera trifuel (gas, alcool e elétrica) com motorização de 300cc....quem viver vera...

    Eu acho que a Honda não se preocupa muito com isso não, ela tá mais em outra praia que tá sempre cheia: as CG (entenda-se aqui que a CB300 é uma CG de motor maior), motos street naked que fazem sucesso em paises de 3 Mundo. Veja em eles nem falam em trazer a CBR 250R, que já foi lançada na Europa a bom tempo, para fazer frente a Ninja 250 e a Comet 250. Creio que eles só disponibilizaram a lead por causa do mercado feminino que estava peferindo a Burguinha no lugar da Biz, mas quem é CGzeiro nunca vai poder, a grande maioria, comprar uma Ninja que custa 3x o preço de uma CG e a manutenção chega a ser 8x mais.

    Galera, tenho estudado sobre a Ninja 250 para ser minha próxima moto, uma boa parte da galera que eu fico conhecendo pelos foruns antes de ter uma Ninja tinha ou uma Lead ou uma Burguinha, sabe pq? andei pensando, quem tem CG, a grande maioria é claro, não se preocupa com aparência, estilo, quer é dar pau mesmo na moto, é aqui que a Honda se firma, diferente de quem tem uma scooter que quer sempre algo de ponta.
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    Mensagem  Convidad Ter 12 Jul 2011, 09:45

    Sandro está certo

    agora ishida vamos marcar de fazer um teste drive na cc Dafra
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    Mensagem  AND FORFUN Ter 12 Jul 2011, 09:50

    eu acho que a Honda quer dominar todos os mercados logo logo terá uma Scooter 250cc que anda mais que a Citycom 263cc
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    Mensagem  ferkmaciel Ter 12 Jul 2011, 10:21

    A ampliação no leque de opções é natural..o mercado de scooter no brasil a alguns anos sequer existia, ate hoje muitos nem sabem o que é scooter e por pura ignorancia optam pelas CGs da vida..com o tempo isso muda...a honda vai criar uma maxiscooter, isso é fato, so resta saber quanto ela custara...
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    Mensagem  AND FORFUN Ter 12 Jul 2011, 11:38

    o preço de uma maxsccoter de qualidade no minimo uns R$ 25.000,00 não da para custar menos que isso por culpa dos nossos impostos.
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    Mensagem  Ishida Ter 12 Jul 2011, 11:49

    ever.o.f escreveu:... ishida vamos marcar de fazer um teste drive na cc Dafra
    Bora Ever.. quando e onde ?
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    Mensagem  Dalton Ter 12 Jul 2011, 12:38

    Essa desculpa dos impostos já tá caindo, And.

    Ultimamente, tá dando uma onda de sair reportagem explicando o motivo dos preços altos no Brasil. Inclusive mtos jornais de SP já tocaram no assunto nos ultimos meses....

    Basicamente, entre eles, os queridos fabricantes, existe o carinhoso "Lucro Brasil", que funciona de forma simplista, assim:
    Os lideres, VW, Fiat, Honda Motos, colocam o preço que querem. Se pegar, pegou. Se nao pegar, ou tira do mercado ou abaixa o preco dando alguma desculpa, ou simplesmente dizendo q eh promocao por tempo limitado, que nunca acaba.

    A Lead mesmo fez isso. teve que abaixar o preço. Engracado q a Suzuki veio com um produto totalmente diferente. E o preco? Coincidentemente, o mesmo preco da líder!!!! Uia!!

    Um alto diretor nao-identificado, ao ser perguntando sobre o motivo das concorrentes nao trazerem produtos a precos mais baixos, respondeu: Ninguem quer perdeu a boquinha! Se o povo paga, pra que vender mais barato?

    Lembram quando o Collor abriu o mercado? A GM trouxe o Corsa, disparado em tecnologia, pelo mesmo preço das carroças concorrentes. O que aconteceu? Por milagre, todo mundo conseguiu melhorar seus carros sem mexer nos preços! Como eles são bonzinhos!!!

    Diz outro sujeito da Honda, que a Honda lucra com seus carros o triplo aqui no Brasil. Isso de lucro puro! Diz que não dá quase pra lucrar com venda de carro na Europa pq la o povo escolhe pelo custo-beneficio, o que leva a uma guerra de precos e todo mundo acaba cobrando o justo.

    Se a Honda abaixou em mais de 1000 reais o preço da Lead, pq a Titan nao pode custar o mesmo da YBR? Pq o povo paga.
    Um Corsa Classic pelado, no Brasil, deve estar uns 31 mil? Acho q por aí. Eles fabricam no Brasil, levam pra Argentina, frete e tudo... sabe quanto custa um Corsa Classic completo lá, com ABS e tudo? 26....

    Claro, o Brasil tem a carga de impostos mais alta do mundo, disparada. Acho que é uns 33%, e o segundo lugar, é a Itália, como esperado, outro latino... uns 16% se não me engano. Mas só fazer os cálculos. Essa carga não dobra, não triplica o preco final dos veiculos.

    Cada povo tem os governantes que merecem, a educacao que merece, e os preços que merece.
    Eu só vou atrás do tal custo-beneficio. Não pago mais do que acho justo nao, se tem alguem fazendo preco melhor por bons produtos. Por isso torco pras Dafras da vida melhorarem.

    Tá na hora do povo reagir um pouco. Brasileiro virou palhaço e nem se dá mais conta disso.

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    Mensagem  AND FORFUN Ter 12 Jul 2011, 14:02

    nunca iremos ragir, sair na rua e lutar ???

    estas louco o maximo que eu posso fazer e copiar e colar no meu facebook ou dar RT no twiter...


    imebicilidade brasileira.
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    Mensagem  Dalton Ter 12 Jul 2011, 15:42

    Brasileiro é um dos povos q mais gasta em relacao ao seu salario... precisa de auto-afirmacao mostrando que tem isso e aquilo.

    Classe media do Brasil vive igual estrangeiro classe media alta. Tem tudo. Carro novo, moto nova, LCD gigante, PC turbo, viaja o mundo...

    Conversa com os americanos classe-media alta na internet proce ver... a gente tem tudo igual ou mais. Vê se os caras lá gastam 100 mil reais num carro. Só quem pode mesmo.

    Mas a diferenca principal é que aqui o povo gasta tanto que financia até pacote de bolacha em 12x pq nao sobra nada na poupança. What a Face
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    Mensagem  AND FORFUN Ter 12 Jul 2011, 16:45

    hshshsssssssss


    pacote de bolacha em 12x
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    Mensagem  ferkmaciel Ter 12 Jul 2011, 16:57

    Isso ta parecendo mais uma academia do que um forum...hauahua
    Academia Brasileira de Ciencias Mercadologicas...
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