Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
11 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 11 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125

    4 participantes

    Ir para baixo

    Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125 Empty Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125

    Mensagem  AND FORFUN Ter 03 maio 2011, 13:27

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Veículo urbano de fácil pilotagem, equipado com transmissão automática, o scooter vem conquistando o consumidor brasileiro em função de sua praticidade e agilidade. Febre há décadas na Europa, dois novos modelos de scooters desembarcaram em 2009 no mercado nacional: Honda Lead 110 e o Dafra Smart 125. Comparamos essas duas “práticas” novidades para driblar o trânsito mais que carregado de São Paulo.

    A gigante japonesa, líder do setor de motocicletas no Brasil, trouxe o Lead 110, seu scooter mais vendido em todo mundo. Já a caçula do mercado de duas rodas, a Dafra resolveu montar no País o Smart 125, primeiro produto da parceria com a Haojue, líder do mercado chinês de motocicletas. Ambos trouxeram como grande diferencial a alimentação por injeção eletrônica de combustível. Confira quem se deu melhor na guerra da mobilidade.

    Motores simples e injetados

    Os modelos Lead e Smart têm propulsores com a mesma arquitetura simples: motor de um cilindro, comando simples no cabeçote (OHC). Mas o scooter Honda tem arrefecimento líquido, enquanto o Dafra Smart aposta na refrigeração a ar. Mas as diferenças não param por aí.

    O propulsor do modelo Honda tem 108 cm³ e oferece 9,2 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque de 0,97 kgf.m a 6.000 rpm. Já o do Smart 125 tem capacidade e potência maiores: 124,6 cm³ e 10,3 cv a 8.000 rpm. O torque máximo é o mesmo – 0,97 kgf.m -, mas só aparecendo a 7.000 rpm.
    No dia a dia fica evidente que o Smart leva vantagem na velocidade final, chagando a 90 km/h. O modelo Honda traz um limitador de velocidade, que não permite que o veículo ultrapasse 85 km/h.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Por outro lado, o Lead tem mais torque em baixas e médias rotações, o que facilita a vida do piloto principalmente no momento de arrancar na frente dos carros quando a luz verde do semáforo acende.

    A velocidade maior e o torque em uma rotação mais alta no Smart 125 acabam comprometendo o consumo: a média foi de 31 km/l no modelo Dafra, enquanto o Honda Lead fez 34 km/l. Mas essa diferença não chega a atrapalhar a autonomia dos dois modelos. No scooter Honda cabem 6,5 litros, enquanto no Dafra vão 6,9 litros.

    Ciclística

    Na parte ciclística, propostas bastante similares. O Lead 110 é montado sobre um chassi monobloco. Na dianteira, tem garfo telescópico de 90 mm de curso e roda de 12 polegadas, enquanto na traseira, usa roda de 10 polegadas e suspensão monoamortecida, com 84 mm de curso. O peso a seco do modelo Honda é de 109 kg.

    Com 110 kg e montado também sobre um chassi monobloco, o scooter da Dafra também adotou soluções tradicionais: na frente, garfo telescópico de 70 mm de curso e, na traseira, monoamortecedor com 50 mm de curso.
    Os dois scooters copiam bem as imperfeições do piso, já que os conjuntos de suspensões são firmes, porém confortáveis. Claro que nas “costelas de vaca” e em obstáculos maiores, ambos chegaram a dar fim de curso. Nesse quesito, o scooter Dafra acaba levando certa desvantagem sobre o Honda, já que tem as duas rodas de 10 polegadas.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Outro ponto positivo do Lead é o sistema de freios formado por disco de 190 mm de diâmetro na frente e tambor de 130 mm atrás, além de freio de estacionamento. O conjunto merece destaque, pois traz o sistema CBS (Combined Brake System). Ou seja, ao acionar o manete do freio traseiro, o disco dianteiro também entra simultaneamente em ação, o que representa menor espaço de frenagem e mais segurança para o piloto.

    Já o Dafra Smart tem freios tradicionais: disco simples de 180 mm de diâmetro na frente e tambor de 130 mm, atrás. Também garantem boas e seguras frenagens, mesmo em situações extremas, porém sem o advento do CBS. Mas, cá entre nós, o sistema da Honda é útil para iniciantes, mas chega a atrapalhar quem tem mais experiência, principalmente em manobras de baixa velocidade quando se deseja apenas frear a traseira.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Completam o conjunto ciclístico pneus sem câmara Pirelli SL 26 no Smart e pneus fabricados em Taiwan pela Cheng Shin no Lead. Nesse tópico ponto para o modelo Dafra.


    Conforto e praticidade

    No quesito conforto, os dois modelos estão perfeitamente de acordo com sua proposta de veiculo urbano. O piloto fica sentado, com os pés bem apoiados no assoalho e protegidos pelo escudo frontal. Assim, o condutor pilota de forma bastante ergonômica, exceção, é claro, para motociclistas com mais de 1,85m, que ficam espremidos entre guidão e banco.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Para facilitar ainda mais a vida dos pilotos, os modelos oferecem comandos de fácil acionamento. Apesar do visual bastante harmônico do painel de instrumentos do Lead, a peça desenvolvida para o Smart 125 leva vantagem na iluminação – principalmente para deslocamento noturno -, além de contar com um pequeno display de cristal líquido, que indica nível de combustível, hodômetro (parcial e total) e hora. Como diferencial, o scooter Dafra também tem lampejador de farol alto e um indicador de troca de óleo (Oil Change), que informa ao piloto a hora certa de trocar o óleo do motor.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Para estacionar, o Dafra Smart 125 traz ainda descanso lateral e cavalete central. O modelo Honda oferece apenas o cavalete central. Segundo o fabricante, por medida de segurança. Mas já é possível instalar um “pezinho” no Lead, que pode ser encontrado o mercado de motopeças por cerca de R$ 70,00.

    O scooter da Honda leva vantagem sobre o Dafra em três itens quando o assunto é praticidade. Em primeiro lugar, sob o banco há espaço suficiente para acomodar dois capacetes abertos e algumas outras quinquilharias. No modelo Dafra, mal cabe um capacete aberto. No Lead o bocal do tanque de combustível fica no assoalho, enquanto que no Smart é preciso levantar o assento para abastecer. Outro diferencial é que no modelo Honda as pedaleiras retráteis oferecem mais conforto para a garupa. Os dois modelos trazem ainda “porta luvas” na parte traseira do escudo frontal, que pode ser trancado com chave, e bagageiro de série.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Para finalizar, o scooter Honda Lead 110 tem preço sugerido de R$ 6.062,00. Enquanto o Dafra Smart 125 tem preço fixado em R$ 5.660,00. Os valores sugeridos são válidos até 30 de março, data que acaba a isenção da Cofins para modelos até 150cc. Além do preço que pode pesar na hora da compra, o consumidor pode optar pela maior praticidade do scooter Honda Lead 110 ou no desempenho melhor do Dafra Smart 125.

    FICHA TÉCNICA
    DAFRA SMART 125
    Motor: OHC, quatro tempos, monocilíndrico, refrigeração a ar
    Cilindrada: 124,6 cm³
    Potência máxima: 10,3 cv a 8000 rpm
    Torque máximo: 0,97 kgf.m a 7000 rpm
    Sistema de Combustível: Injeção Eletrônica
    Partida: Elétrica e a pedal
    Câmbio: Automático CVT
    Quadro: Monobloco
    Suspensão:
    Dianteira: Garfo telescópico, com 70 mm de curso
    Traseira: Monoamortecedor, com 50 mm de curso
    Rodas e pneus:
    Dianteiro: 3,5 – 10, de liga leve
    Traseiro: 3,5 – 10, de liga leve
    Freios:
    Dianteiro: Disco simples de 180 mm de diâmetro
    Traseiro: Tambor de 130 mm
    Dimensões CxLxA: 1.986 mm x 674 mm x 1.104 mm
    Entre-eixos: 1.240 mm
    Distância do solo: 110 mm
    Altura do assento: 740 mm
    Capacidade do tanque: 6,9 litros
    Peso seco: 110 kg
    Cores: Preto, grafite, vinho e amarelo
    Preço: R$ 5.660,00

    FICHA TÉCNICA
    HONDA LEAD 110
    Motor: OHC, quatro tempos, monocilíndrico, duas válvulas por cilindro, arrefecido a líquido
    Cilindrada: 108 cm³
    Potência máxima: 9,2 cv a 7.500 rpm
    Torque máximo: 0,97 kgm a 6.000 rpm
    Sistema de Combustível: Injeção Eletrônica
    Partida: Elétrica e a pedal
    Câmbio: Automático CVT
    Quadro: Monobloco
    Suspensão:
    Dianteira: Garfo telescópico, com 90 mm de curso
    Traseira: Monoamortecedor, com 84 mm de curso
    Rodas e pneus:
    Dianteiro: 90/90-12 44j, 12 polegadas de liga leve
    Traseiro: 100/90-10 56 j, 10 polegadas de liga leve
    Freios:
    Dianteiro: Disco simples de 190 mm de diâmetro
    Traseiro: Tambor, de 130 mm de diâmetro
    Dimensões CxLxA: 1.838 mm x 668 mm x 1.125 mm
    Entre-eixos: 1.274 mm
    Altura do assento: 740 mm
    Capacidade do tanque: 6,5 litros
    Peso seco: 109 kg
    Cores: Vinho, preto, prata e dourado
    Preço: R$ 6.062,00

    Fonte: Moto.com.br

    Equipe:MotosBR
    AND FORFUN
    AND FORFUN
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1241

    Ir para o topo Ir para baixo

    Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125 Empty Re: Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125

    Mensagem  Convidad Ter 03 maio 2011, 15:39

    sei que voce copiou e colou, mas faz um com a prima... ou eu faço
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125 Empty Re: Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125

    Mensagem  AND FORFUN Ter 03 maio 2011, 19:18

    Fonte: Moto.com.br

    Equipe:MotosBR

    Sim copiei e colei e puis a fonte, vamos tentar achar a Prima...

    AND FORFUN
    AND FORFUN
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1241

    Ir para o topo Ir para baixo

    Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125 Empty Re: Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125

    Mensagem  ferkmaciel Sáb 06 Ago 2011, 19:50

    Gostei do painel da Smart......informações digitais sempre valorizam o produto....
    ferkmaciel
    ferkmaciel
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 915

    Ir para o topo Ir para baixo

    Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125 Empty Re: Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125

    Mensagem  sandropallocit Sáb 06 Ago 2011, 20:14

    ferkmaciel escreveu:Gostei do painel da Smart......informações digitais sempre valorizam o produto....
    ah Ferk, eu prefiro mais painel analógico, acho mais bonito e facil de ler, e o painel da lead é sem duvida muito mais bonito que a da smart, na verdade a lead é toda mais bonida que a smart, mas tem uma coisa, realmente a smart anda mais que a lead.

    [off topic]
    Quero ver quando vão inventar um painel todo em LCD onde vc pode personalizar os mostradores, Ponteiro ou Numero, Cor, Posição, Tamanho, isso ia ser muito legal, como se fossem skins
    sandropallocit
    sandropallocit
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 328

    Ir para o topo Ir para baixo

    Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125 Empty Re: Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125

    Mensagem  Ishida Sáb 06 Ago 2011, 20:49

    sandropallocit escreveu:... o painel da lead é sem duvida muito mais bonito que a da smart, na verdade a lead é toda mais bonida que a smart...
    Concordo plenamente, a meu ver a Smart nada mais é o que uma cópia da Burgman 125, que convenhamos, é uma porcaria se comparada à Lead...
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125 Empty Re: Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125

    Mensagem  AND FORFUN Seg 15 Ago 2011, 13:43

    Ishida escreveu:
    sandropallocit escreveu:... o painel da lead é sem duvida muito mais bonito que a da smart, na verdade a lead é toda mais bonida que a smart...
    Concordo plenamente, a meu ver a Smart nada mais é o que uma cópia da Burgman 125, que convenhamos, é uma porcaria se comparada à Lead...


    opa, A burg 125I, veio depois a Smart.
    AND FORFUN
    AND FORFUN
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1241

    Ir para o topo Ir para baixo

    Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125 Empty Re: Teste Comparativo – Honda Lead 110 X Dafra Smart 125

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos