Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    Partida falhando

    +62
    julian castro
    santospedroh
    mulister
    digomor
    Bruno V. Azevedo
    erikasantos
    marcelochucky
    Lucas de Oliveiira
    Cristiano
    wagnerigarashi
    Antonio Trindade Ramos
    CleberAndrade
    Júnior cardoso
    cmonteiro01101974
    sphinks
    Penélope
    alexbrandao
    Pablo Coutinho
    david
    SLF
    cleudy
    rafael.jose
    josé ricardo
    Gabriel Rodrigues
    Saint_ago
    ANDERSON NOGUEIRA
    woid
    Juuba
    Passarinho
    alexandre cunha
    dspnassif
    Zimbaro
    jeanpira
    Michel
    rinakamura
    Tauã Rocha
    Guarinello
    khaled
    avallenogueira
    JonasRibeiro
    Raziel
    hkario
    Tatiana
    lipelicious
    Passos
    ale.s.p
    ivan.caldas
    fabio
    RogerSP
    cathya_2003@hotmail.com
    Ishida
    humberto
    luciano.ar
    Komatsu
    lipeart
    fagnerfernandes
    esouza
    hugovarandas
    Dalton
    paruvitu
    AND FORFUN
    srraguiar
    66 participantes

    Página 9 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11, 12  Seguinte

    Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Gabriel Rodrigues Sex 14 Set 2012, 00:14

    Eduard62 escreveu:
    huugoBR escreveu:Reforçando o que digo em todos os encontros/sites/caralivro/bate-papo:
    A minha nunca falhou e nem ameaçou falhar. 5k rodados.

    Cara, não sei se a minha foi montada com gosto, pois na CC q comprei venderam pouquissimas Leads, e acho que com isso deu tempo dela ser montada com carinho.

    Repito a minha duvida: Será que esse problema da partida falhar não tem nada a ver com a pessoa não esperar a luz da injeção apagar? Digo, se a injeção não termina de injetar, o motor não força mais ao tentar ligar? E com isso meio que cria uma folga ocasionando as falhas?

    Eu deixo a luz apagar, seguro nos freios como se fossem mulher escapando, deixo no cavale pra não forçar como sugeriu o Ishida, levo um papo com ela, prometo um big mac, tento suborná-la com gasolina Vpowerranger, quando fico nervoso chuto o escapamento, e ela continua com aquela tosse asmatica na partida...rsrsrs

    Caraca pensei que só eu era meio "xarope", ´só não sabia do lance do cavalete, a minha como relatei a alguns posts atrás ja abri, limpei o bendito bendix, passei uma lima nas pontas dos dentes que estavam meio achatados, passei naquela escova de esmeril para tirar as imperfeiçoes e ......... nada deu certo, na 1ª partida beleza na 2ª beleza tmb ja tava ficando feliz e na terceira,,,,,, novamente o bendix girou sem se acoplar na cremalheira,,,,,, final das contas desisti, não vou mais esquentar com isso.... por enquanto.
    Gabriel Rodrigues
    Gabriel Rodrigues
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 200

    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Sex 14 Set 2012, 05:24

    Gabriel Rodrigues escreveu:
    Eduard62 escreveu:
    huugoBR escreveu:Reforçando o que digo em todos os encontros/sites/caralivro/bate-papo:
    A minha nunca falhou e nem ameaçou falhar. 5k rodados.

    Cara, não sei se a minha foi montada com gosto, pois na CC q comprei venderam pouquissimas Leads, e acho que com isso deu tempo dela ser montada com carinho.

    Repito a minha duvida: Será que esse problema da partida falhar não tem nada a ver com a pessoa não esperar a luz da injeção apagar? Digo, se a injeção não termina de injetar, o motor não força mais ao tentar ligar? E com isso meio que cria uma folga ocasionando as falhas?

    Eu deixo a luz apagar, seguro nos freios como se fossem mulher escapando, deixo no cavale pra não forçar como sugeriu o Ishida, levo um papo com ela, prometo um big mac, tento suborná-la com gasolina Vpowerranger, quando fico nervoso chuto o escapamento, e ela continua com aquela tosse asmatica na partida...rsrsrs

    Caraca pensei que só eu era meio "xarope", ´só não sabia do lance do cavalete, a minha como relatei a alguns posts atrás ja abri, limpei o bendito bendix, passei uma lima nas pontas dos dentes que estavam meio achatados, passei naquela escova de esmeril para tirar as imperfeiçoes e ......... nada deu certo, na 1ª partida beleza na 2ª beleza tmb ja tava ficando feliz e na terceira,,,,,, novamente o bendix girou sem se acoplar na cremalheira,,,,,, final das contas desisti, não vou mais esquentar com isso.... por enquanto.
    mas vcs tem q ficar de olho, pq cada vez q nao engata direito da uma detonada nos dentes, e com isso so vai aumentando a chance do barulho até nao conseguir engar mais nada....(totalmente desdentada a engrenagenzinha)
    nao tinha nem ideia q mudava alguma coisa em ligar no cavalete, até pq tem q freia pra ligar, e qnd liga a roda ta segura pelo freio...
    acho q é psicologico usar forca no freio pra ligar, pq nao uso o freio traseiro em transito, mas vez ou outra tenho q dar uma volta na porquinha pq ele vai ficando com o manete baixo....o cabo do freio deve ta sofrendo alguma coisa nessa ideia q pelo menos no meu psicologico resolveu.....
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Sex 14 Set 2012, 08:47

    sobre essa do cavalete eu tentei porque estou naquelas de que se me falarem que molhada fica melhor eu começo a jogar água nela todo dia.

    Mas agora vou fazer a ultima revisão da garantia e como sei que não arrumarão levarei ela ao meu mecanico. ele desmonta toda essa bagaça e inventa alguma coisa, nem que seja colocar pedal de partida....rs
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Sex 14 Set 2012, 09:27

    Eduard62 escreveu:sobre essa do cavalete eu tentei porque estou naquelas de que se me falarem que molhada fica melhor eu começo a jogar água nela todo dia.

    Mas agora vou fazer a ultima revisão da garantia e como sei que não arrumarão levarei ela ao meu mecanico. ele desmonta toda essa bagaça e inventa alguma coisa, nem que seja colocar pedal de partida....rs
    por mais louco q seja vejo com bons olhos pelo menos pra uma emergencia de bateria
    acredito q sendo um mecanico q tem interesse, q desmonta e investiga o defeito ele pode solucionar sim....é o q mais falta no mercado é profissional assim....
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  lipelicious Sex 14 Set 2012, 09:31

    Eduard62 escreveu:
    huugoBR escreveu:Reforçando o que digo em todos os encontros/sites/caralivro/bate-papo:
    A minha nunca falhou e nem ameaçou falhar. 5k rodados.

    Cara, não sei se a minha foi montada com gosto, pois na CC q comprei venderam pouquissimas Leads, e acho que com isso deu tempo dela ser montada com carinho.

    Repito a minha duvida: Será que esse problema da partida falhar não tem nada a ver com a pessoa não esperar a luz da injeção apagar? Digo, se a injeção não termina de injetar, o motor não força mais ao tentar ligar? E com isso meio que cria uma folga ocasionando as falhas?

    Eu deixo a luz apagar, seguro nos freios como se fossem mulher escapando, deixo no cavale pra não forçar como sugeriu o Ishida, levo um papo com ela, prometo um big mac, tento suborná-la com gasolina Vpowerranger, quando fico nervoso chuto o escapamento, e ela continua com aquela tosse asmatica na partida...rsrsrs

    Sempre esperei a luz apagar, SEMPRE.

    E aconteceu duas vezes.
    lipelicious
    lipelicious
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 339

    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Sex 14 Set 2012, 10:25

    o detalhe da luz da injecao apagar é requisito pra ligar....
    desde o tempo do carro sempre esperei, qnd fui buscar a minha moto o vendedor me alertou sobre a luz ter q apagar pra ligar...

    hj fui ligar, ao dar contato ficou fazendo bizzzzzzzz e nao piscava a luz da central, voltei a chave e dei contato novamente, foi tudo normal....
    me preocupa pq qnd esta com o alarme ativado ela faz isso antes de disparar, mas hj estava desarmado, me preocupa mais, pq acho q o alarme nao foi instalado incorretamente....o comportamento é um tanto estranho, tanto da partida como do alarme, principalmente o alarme ativado e tentando dar partida....

    dou contato, e manobro a motinho no braco, qnd venho ficar com ela apontada pra rua é q dou a partida, no estacionamento, tenho q tirar da vaga é o mesmo processo....
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Ishida Sex 14 Set 2012, 10:42

    semcontrole escreveu:...
    nao tinha nem ideia q mudava alguma coisa em ligar no cavalete, até pq tem q freia pra ligar, e qnd liga a roda ta segura pelo freio...

    É só usar apenas o freio dianteiro... Eu Coloco no cavalete e seguro só o freio dianteiro.. Assim a roda traseira fica totalmente livre...
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Sex 14 Set 2012, 11:06

    Ishida escreveu:
    semcontrole escreveu:...
    nao tinha nem ideia q mudava alguma coisa em ligar no cavalete, até pq tem q freia pra ligar, e qnd liga a roda ta segura pelo freio...

    É só usar apenas o freio dianteiro... Eu Coloco no cavalete e seguro só o freio dianteiro.. Assim a roda traseira fica totalmente livre...

    Tb já tentei isso Ishida.

    Acho que vou começar a ameaçar a moticula de arma em punho....rs
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Sex 14 Set 2012, 12:33

    Eduard62 escreveu:
    Ishida escreveu:
    semcontrole escreveu:...
    nao tinha nem ideia q mudava alguma coisa em ligar no cavalete, até pq tem q freia pra ligar, e qnd liga a roda ta segura pelo freio...

    É só usar apenas o freio dianteiro... Eu Coloco no cavalete e seguro só o freio dianteiro.. Assim a roda traseira fica totalmente livre...

    Tb já tentei isso Ishida.

    Acho que vou começar a ameaçar a moticula de arma em punho....rs

    Ou mira ela pro penhasco, se não pegar só empurrar e ja elvis.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Sex 14 Set 2012, 12:36

    Ishida escreveu:
    semcontrole escreveu:...
    nao tinha nem ideia q mudava alguma coisa em ligar no cavalete, até pq tem q freia pra ligar, e qnd liga a roda ta segura pelo freio...

    É só usar apenas o freio dianteiro... Eu Coloco no cavalete e seguro só o freio dianteiro.. Assim a roda traseira fica totalmente livre...
    como nao sei nem bem andar, pensei q tivesse alguma relacao usar o freio traseiro pra liberar algum mecanismo pra partida....e nao q o truque do freio fosse simplesmente pegar o sinal na luz de freio pelo jeito......
    prova q é psicologico eu forcar tanto o freio traseiro na partida
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Sex 14 Set 2012, 12:37

    huugoBR escreveu:Ou mira ela pro penhasco, se não pegar só empurrar e ja elvis.
    algo me diz q essa vai pegar literalmente no tranco
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Sex 14 Set 2012, 14:17

    semcontrole escreveu:
    huugoBR escreveu:Ou mira ela pro penhasco, se não pegar só empurrar e ja elvis.
    algo me diz q essa vai pegar literalmente no tranco

    achei uma foto do Edu62 estes dias:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Sex 14 Set 2012, 14:50

    Não é pra tanto, a idéia é só ameaçar mesmo, no máximo adapto um kic start nela...rs
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Sex 14 Set 2012, 15:22

    Eduard62 escreveu:Não é pra tanto, a idéia é só ameaçar mesmo, no máximo adapto um kic start nela...rs
    Very Happy
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Pablo Coutinho Sex 14 Set 2012, 17:14

    [/quote]

    sua resposta está no titulo do tópico agora
    fiz a fusão de tópicos

    e neste:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    valew!!! brigadão!!!!
    avatar
    Pablo Coutinho
    Curioso
    Curioso

    Mensagens : 3

    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Pablo Coutinho Sex 14 Set 2012, 17:16

    Eduard62 escreveu:Amigo, pelo que entendi seu problema não é a partida escapando, mas simplesmente não virando. É isso?, comigo aconteceu uma vez e nunca mais mas não é normal não.


    blza cara..... rapaz é como se algo rodasse solto entende?? da a partida mas não o tranco no motor!!!!
    avatar
    Pablo Coutinho
    Curioso
    Curioso

    Mensagens : 3

    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Sex 14 Set 2012, 19:30

    Pablo Coutinho escreveu:
    Eduard62 escreveu:Amigo, pelo que entendi seu problema não é a partida escapando, mas simplesmente não virando. É isso?, comigo aconteceu uma vez e nunca mais mas não é normal não.


    blza cara..... rapaz é como se algo rodasse solto entende?? da a partida mas não o tranco no motor!!!!

    Ah tá, então é o mesmo problema de todos nós, bem vindo ao clube da asma...rs
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Minha moto não dá partida quando está quente

    Mensagem  alexbrandao Sex 28 Set 2012, 23:34

    Ola,Galera

    Sou novo no forum e e venho aqui pedir a ajuda de vocês para meu problema.

    Comprei uma Lead a 8 meses e ela esta com 1300 klm nem fiz a primeira revisão mais esta me dando uma dor de cabeça daquelas pois comprei para minha esposa ir ao trabalho que fica a 20 quadras de minha casa e me economizaria combustivel e a obrigação de ir deixar e ir buscar todos os dias .

    Notei que aqui algumas pessoas relataram que ela fria não dá a partida de primeira e faz um barulho estranho mais a minha é ao contrario pois quando ela esta quente ela não pega !!! ( a partida nem aciona , nem um estalinho qualquer ) como se nem tivesse bateria.

    Com 3 meses já deu esse problem e levei a CC e o mecanico me disse que era a água do radiador que estava baixa e que ela tinha um sensor que cortava a partida da moto como uma proteção. sera ??? Me disse que a Lead tem muita carenagem e que o radiador era para ajudar claro a refrigeração do motor diferente das CG que os motores são espostos ao vento.

    Até ai tudo bem mais descobri que o sensor corta a partida até quando a moto esta no sol a honda lead não aguenta o sol do nordeste Fortaleza-Ce ????

    Na manhã minha esposa vai para o trabalho e ela ( a Lead ) esta fria pega de boa , a noite ela vem para casa pega de boa tambem sem problemas , mais por 2 vezes precisou ir ao banco as 13 horas e deixou a moto no sol quando saiu do banco a moto nao pegou . Então deixei a moto parada lá e fui buscar só as 16 horas com um amigo em uma uma saveiro para levar ela a CC chegando lá pimpa pegou de boa me desmentindo na frente do mecanico.

    Segunda vou levar para primeira revisão e vou relatar de novo como o mecanico e ver o que ele diz e posto aqui os resultados

    Alguem já teve este problema?

    Esse sensor existe mesmo ?

    Se alguem tiver noção do problema aceito dicas e conselhos

    Obrigado

    Alex Brandao
    avatar
    alexbrandao
    Curioso
    Curioso

    Mensagens : 4

    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Sáb 29 Set 2012, 06:11

    no meu entendimento, é um problema diferente.....
    pode ser até q tenha relacao com ela ficar quente e apresentar esse problema, mas nao acredito nisso de algum sensor cortar a partida, de q adianta cortar a partida se andando e sob o sol ela pode atingir temperaturas mais altas q simplesmente exposta ao sol.....
    ela ja tem o radiador pq usa agua pra resfriar o motor, justamente pra nao aquecer dessa forma q o mecanico ta sugerindo, a ventilacao forcada do radiador fica ligada constantemente enquanto o motor funciona, ja notou subida em demasia no ponteiro da temperatura? (volta a cair no q disse antes, ela por acaso aquece mais parada do q andando?)
    eu suspeitaria de algum problema eletrico, so sinal do freio acionado pra liberar o funcionamento do arranque, no botao de partida, quem sabe até no proprio arranque
    mas essas explicacoes do mecanico nao parecem muito concretas nao...tanto q a suzuki q é outra muito parecida, fechada de acabamentos nao tem radiador (nao sei a nova como veio)
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Sáb 29 Set 2012, 08:12

    Amigo

    Não tem mesmo o menor sentido essa informação do sensor, pois ainda que ele exista, pela lógica só cortaria quando o ponteiro de temperatura estivesse na margem crítica e não na faixa de operação normal.

    Peça para o mecânico lhe dar o código desse sensor, diga que você quer comprar outro (vai colocá-lo na parede)...rs

    Esse seu problema tá mais com cara de falha de contato do arranque, do start ou do sensor dos manetes de freio.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  SLF Sáb 29 Set 2012, 09:26

    Eduard62 escreveu:Amigo

    Não tem mesmo o menor sentido essa informação do sensor, pois ainda que ele exista, pela lógica só cortaria quando o ponteiro de temperatura estivesse na margem crítica e não na faixa de operação normal.

    Peça para o mecânico lhe dar o código desse sensor, diga que você quer comprar outro (vai colocá-lo na parede)...rs

    Esse seu problema tá mais com cara de falha de contato do arranque, do start ou do sensor dos manetes de freio.

    Concordo com o 62...

    Outra coisa, a minha às vezes não pegava de primeira, até postei que achava que tinha a ver com o alarme, mas foi só começar a usar V-POWER que acabaram todos os problemas...
    SLF
    SLF
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 250

    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Penélope Dom 30 Set 2012, 22:38

    Bem... a minha faz isso, desde q a retirei da loja... Questionei varias vezes durante as reviões e os mecanicos da Honda, disseram q era uma caracteristica do modelo, ou seja, um defeito de fabrica mesmo. Não me contentei e fiquei invocada com isso, então eles me mostraram outros modelos na loja com o mesmo problema, inclusive, as Zero na exposição...rs então fiquei mais tranquila.Wink
    Penélope
    Penélope
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Feminino

    Mensagens : 96

    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Penélope Dom 30 Set 2012, 22:45

    fiquei preocupada assim que comecei a notar este problema, e os mecanicos diziam sempre ser normal... ai me retei um dia e disse q podia ser algo comum, mas normal seria eu bater a inguinição e a moto funcionar, e não ranger feito carro velho, como faz... eles então me mostraram outros motocas na oficiana da CC com o mesmo problema, inclusivel as novas em exposição, só então, fiquei aliviada.Very Happy
    Penélope
    Penélope
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Feminino

    Mensagens : 96

    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Convidad Seg 01 Out 2012, 21:06

    Pau escreveu:fiquei preocupada assim que comecei a notar este problema, e os mecanicos diziam sempre ser normal... ai me retei um dia e disse q podia ser algo comum, mas normal seria eu bater a inguinição e a moto funcionar, e não ranger feito carro velho, como faz... eles então me mostraram outros motocas na oficiana da CC com o mesmo problema, inclusivel as novas em exposição, só então, fiquei aliviada.Very Happy
    ficou aliviada em saber q todas tem problema? problemas pra ligar é normal? imaginava q cuidando da motinho ela estivesse a disposicao sempre q necessario, e nao conforme o bom humor dela....
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  alexbrandao Qua 03 Out 2012, 21:06

    Mesmo problema hoje !!!

    Minha esposa saiu as 9 da manha para o trabalho a Lead funcionou de boa mais as 13:00 horas foi ao colegio de nosso filho e deixou a moto no sol por uns 15 minutos quando retornou a moto apresentou o problema seguinte ( Ela acende normal dá partida mais ao acelerar pouco que seja ela morre e aparece o simbolo da bomba amarela no painel.

    Só volta a pegar quando ela esfria por um tempo parada.

    Sera que é a bomba de gasolina ?

    injeção eletronica ?


    avatar
    alexbrandao
    Curioso
    Curioso

    Mensagens : 4

    Ir para o topo Ir para baixo

    Partida falhando - Página 9 Empty Re: Partida falhando

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Página 9 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11, 12  Seguinte

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos