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Ciclística da Moto: Como funciona
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ferkmaciel
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sandropallocit
Michel
8 participantes
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Re: Ciclística da Moto: Como funciona
ô Ferk, tenta ser mais sutil, Dalton pode ficar magoado!ferkmaciel escreveu:Em fim Dalton o que o Sandro quis dizer é que tu e ruim de molejo e consequentemente de pilotagem....huahuauhahau....vai aprender a dançar a depois tu tenta pilotar denovo...huahuahuahu
sandropallocit- Scooterista
-
Mensagens : 328
Re: Ciclística da Moto: Como funciona
Saí de moto agora e reparei justamente nisso... por ter uma perna de cada lado, parece que fica mais fácil jogar a moto.
Dalton- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1989
Re: Ciclística da Moto: Como funciona
concordo com o Dalton... uma cg pilotei super bem, parecia minha bike evoluída... mas na scooter ainda nao tenho confiança nela, ainda mais depois de rolar na chuva
Convidad- Convidado
Re: Ciclística da Moto: Como funciona
ever.o.f escreveu:concordo com o Dalton... uma cg pilotei super bem, parecia minha bike evoluída... mas na scooter ainda nao tenho confiança nela, ainda mais depois de rolar na chuva
Bom, vc vai demorar 3x mais tempo que eu para pegar (ou re-pegar) o jeito. hehehe
Dalton- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1989
Re: Ciclística da Moto: Como funciona
Sem dúvida moto tem muito mais molejo que uma scooter, mas se vc usar os pés e os braços pra "sambar" ela dá quase no mesmo, agora, a questão dos pneus pequeno faz uma grande diferença nas curvas e lugares "escorregadios"
sandropallocit- Scooterista
-
Mensagens : 328
Re: Ciclística da Moto: Como funciona
Ainda bem que vc tem uma perna de cada lado, já imaginou como seria difícil pilotar se vc tivesse duas pernas de um mesmo lado ? rs..Dalton escreveu:Saí de moto agora e reparei justamente nisso... por ter uma perna de cada lado, parece que fica mais fácil jogar a moto.
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: Ciclística da Moto: Como funciona
Galera,
Algum de vcs já experimentou montar na Lead como numa bike??? Outra dia fiz essa experiência... Sentei um pouco mais pra trás, inclinei as pernas para apoiar os pés quase na altura da predaleira do garupa e de i umas voltas... É outra coisa, vc sente muito mais a motinha. Como muito de vcs falaram, as pernas soltas como se estivéssemos pilotando uma cadeira com rodas rsrs, dá uma sensação de insegurança no mínimo estranha rsrs.
Axell Folley- Scooterista
-
Mensagens : 461
Re: Ciclística da Moto: Como funciona
Folley nao tem video dessa experiencia magnifica?
ferkmaciel- Scooterista Raiz
-
Mensagens : 915
Re: Ciclística da Moto: Como funciona
Não tenho Ferk mas, tenta fazer o q eu disse, vou tirar uma foto depois montado nela.
Apóia os pés ali no prolongamento do piso próximo a pedaleira, com isso os calcanhares vão encostar na lateral dando mais um ponto de contato, deixando as pernas menos soltas.
Axell Folley- Scooterista
-
Mensagens : 461
Re: Ciclística da Moto: Como funciona
Quanto estou meio estressado, com pressa, apoios os meus pés mais para trás, fixos.. perto da pedaleira
ai agente vira moto-boy tá ligado manu
ai agente vira moto-boy tá ligado manu
Convidad- Convidado
Re: Ciclística da Moto: Como funciona
Tipo isso mesmo rsrs. Vida loka! rsrs
Axell Folley- Scooterista
-
Mensagens : 461
Afinal, Qual É O Limite?
Afinal, Qual É O Limite? Até Quanto Você Pode Inclinar Sua Moto Nas Curvas?
Amigos, queridos alunos, amantes da vida.
Fazer
curvas é o feito mais prazeroso na motocicleta. Prazeroso e temível! Só
de imaginar teu corpo deitando junto com a moto, chegando até o
chão?!?!
Bem,
vou tentar ser o mais didático e simples possível. Quero que vocês
analisem as fotos, que tentei separar por cada estilo de moto.
Precisamos CONHECER os dois limites de inclinação da moto:
1- Limite Físico: é
o limite onde as partes fixas da moto existem, como pedaleiras, mata
cachorro, descanso lateral e central, escapamento, bolsas laterais, etc.
2- Limite de Segurança: é o limite da borda, lateral, ombro do pneu (sabe aqueles "cabelinhos" que ficam bem nas laterais do pneu? ), borda de ataque.
Conhecendo esses limites, lembrem-se que existem 3 posicionamentos onde o piloto poderá se comportar nas curvas:
1-
Corpo inclinado junto com a moto; 2- Corpo mais inclinado do que a moto
e; 3- Corpo reto e moto mais inclinada do que o corpo . Mas, qual é a
posição do corpo mais segura? Isso tudo vai depender da velocidade,
pneu, atrito do solo... . Deixa esta análise para outro post. O
importante saber agora é qual o limite de inclinação. É bom lembrar que
pneu se deforma nas curvas. Isso é bom! Que, também, o peso do piloto
influencia nesta deformação e suspensão. Isso também é bom! Então. vamos
as fotos:
Scooter:
Geralmente, por serem mais baixas, algumas pegam escapamento
(protetores) e descanso lateral. Na Lead pega o descanso lateral ( esse
descanso é vendido separadamente. As Leads não vem com esse descanso
original).
Citycom, scooter de 300 cm³, com saída de escapamento "comida" no asfalto
Custon: Meu
Deus! As custons são especiais. Têm muito limite de pneu (Limite de
Segurança). Por serem baixas e "compridas" as pedaleiras raspam no chão.
Dá um sustão danado, mas pode manter a trajetória da curva que, mesmo
raspando as pedaleiras, a magrela vai. Os limites físicos são menores do
que os limites de segurança. As pedaleiras chegam primeiro, mas ainda
tem pneu adoidado!
quer saber mais ?????
acesse: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Amigos, queridos alunos, amantes da vida.
Fazer
curvas é o feito mais prazeroso na motocicleta. Prazeroso e temível! Só
de imaginar teu corpo deitando junto com a moto, chegando até o
chão?!?!
Bem,
vou tentar ser o mais didático e simples possível. Quero que vocês
analisem as fotos, que tentei separar por cada estilo de moto.
Precisamos CONHECER os dois limites de inclinação da moto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
1- Limite Físico: é
o limite onde as partes fixas da moto existem, como pedaleiras, mata
cachorro, descanso lateral e central, escapamento, bolsas laterais, etc.
2- Limite de Segurança: é o limite da borda, lateral, ombro do pneu (sabe aqueles "cabelinhos" que ficam bem nas laterais do pneu? ), borda de ataque.
Conhecendo esses limites, lembrem-se que existem 3 posicionamentos onde o piloto poderá se comportar nas curvas:
1-
Corpo inclinado junto com a moto; 2- Corpo mais inclinado do que a moto
e; 3- Corpo reto e moto mais inclinada do que o corpo . Mas, qual é a
posição do corpo mais segura? Isso tudo vai depender da velocidade,
pneu, atrito do solo... . Deixa esta análise para outro post. O
importante saber agora é qual o limite de inclinação. É bom lembrar que
pneu se deforma nas curvas. Isso é bom! Que, também, o peso do piloto
influencia nesta deformação e suspensão. Isso também é bom! Então. vamos
as fotos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] |
Moto cedida pelo meu amigo Eduardo Komatsu. Velocidade entre 25 e 30 km/h. Lead 110 |
Geralmente, por serem mais baixas, algumas pegam escapamento
(protetores) e descanso lateral. Na Lead pega o descanso lateral ( esse
descanso é vendido separadamente. As Leads não vem com esse descanso
original).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] |
Moto cedida pela Porto Seguro Seguros. Citycom 300i |
Citycom, scooter de 300 cm³, com saída de escapamento "comida" no asfalto
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | ||||||
Moto cedida pela corajosa Carolina (Carol), Velocidade entre 25 a 40 km/h. Vulcan 900 |
Custon: Meu
Deus! As custons são especiais. Têm muito limite de pneu (Limite de
Segurança). Por serem baixas e "compridas" as pedaleiras raspam no chão.
Dá um sustão danado, mas pode manter a trajetória da curva que, mesmo
raspando as pedaleiras, a magrela vai. Os limites físicos são menores do
que os limites de segurança. As pedaleiras chegam primeiro, mas ainda
tem pneu adoidado!
quer saber mais ?????
acesse: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Komatsu- Scooterista
-
Mensagens : 285
Re: Ciclística da Moto: Como funciona
O blog do Mestre Amaral é fantástico, mas mais legal ainda é fazer o curso dele, vc treina exaustivamente com a sua própria moto e ainda se diverte mto, Com as nossas gorduchas então, parece andar de Kart indoor
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
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