Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    Instalação e configuração do Fuel controller

    +7
    Andric Motorcycle
    Ishida
    Tibissa
    Diego_Lucas
    eduopc
    Fabiano Jose Bezerra
    Marc
    11 participantes

    Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

    Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Qui 16 Ago 2012, 16:27

    Área reservada para troca de conhecimentos referente a instalação e configuração do tão desejado Fuel controller
    para retirada de limitação e enriquecimento da mistura de combustível na motoneta

    (os motoboys que se segurem na raiva)

    Instalação do equipamento:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    ajustes realizados pelo motosblog, o ideal é o de desempenho:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Porq instalar o Fuel controller para tirar o limitador:
    Recebi do Odir - odir.antonio.cicconeto


    Odir, em nome do fórum lead.foumeiros.com lhe pergunto se é possível desenvolver um produto mais simples que somente tire a limitação de giros da Honda lead 110
    todas as nossas motos Leads são limitadas a 9000rpm que gera o máximo de 85km/h
    se for garanto que já existe muitos compradores interessados
    at,


    Resposta

    Oi!
    Infelizmente não.
    A parte mais complexa é justamente o corte de giro e para isso seria necessário o conjunto todo.
    Um abraço
    Atenciosamente,


    SERVITEC Indústria Eletrôncia Ltda
    Odir Antônio Cicconeto - Diretor
    E-mail: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    Msn: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    Skype: odir.antonio.cicconeto
    Fone/Fax: (54) 3224.2299 - Ramal 22
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    pode-se instalar na frente ou conforme o tutorial do motosblog, é fácil o acesso aos cabos:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    porem segue dificuldade de instalação da servitec, o cabo deveria sair do modulo e estar disponível ao display:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    segue manual com diagrama de ligação nas últimas paginas:

    manual servitec fuel controller

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 1

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 2

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 3

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 4

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 5

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 6

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 7

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 8

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 9

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 10

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 11

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 12

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 13

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 14

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    pagina 18
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Seg 20 Ago 2012, 17:32

    Chegou a Hora tão esperada (pelo menos por mim né)

    segue fotos da instalação:
    agradeço a um dos nossos usuários que sugeriu a instalação na frente da moto, evitar abrir o bau merece um trofeu "mentes brilhantes" para ele

    coloquei o modulo no espaço do porta luvas, para ter acesso fácil a conexão do display

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    Última edição por ever.o.f em Seg 20 Ago 2012, 18:20, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Seg 20 Ago 2012, 17:53

    aguardando ancioso pelas modificacoes....
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Configurações Recomendadas - por ever.o.f

    Mensagem  Convidad Seg 20 Ago 2012, 18:09

    1º acesse o menu > configurações > troca padrão > avançado

    2º acesse o menu > configurações > LimitadosAutoAdaptativo > ON

    3º acesse o menu > configurações > troca avançado > padrão

    4º (opcional) acesse o menu > combustível

    escolha neste menu a qualidade da mistura de combustível da sua lead, com isto poderá ter um ganho de potência ou economia na operação de sua LEAD
    se houver dúvida consulte neste link as combinações possíveis já testadas

    5º acesse o menu > injeção > limitador > ajustes prontos > Ajuste pronto lead

    6º (opcional) acesse o menu > injeção > limitador > alterar limitador > amplie o RPM de corte do ajuste pronto lead (vem como 10000)


    Com o ajuste de limitador Auto Adaptativo ligado os campos de Tempo de injeção em TPS=5% e TPS=100% serão alterados automaticamente conforme a demanda da motoneta ao passar do RPM original (9000)

    os valores originais eram de TPS=5% > 4,7 e de TPS=100% > 9,5
    após ligar o auto adaptativo obtevi TPS=5% > 2,7 e de TPS=100% > 11,4


    >> o ajuste no campo combustível notei uma turbinada na minha motoneta, principalmente na arrancada chegando até 20% de enriquecimento da mistura.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    >> novas configs >>

    Marc escreveu:E aí, Ever.... o q/ tá achando desse trem aí ??? Conseguiu resolver o "buraco" em alta ??

    Sentiu mta. diferença no consumo ?? Acha q/ valeu o investimento ( afinal, qto. sai um negócio desse??? ) ??

    então, vamos por partes
    a grande sacada ocorre ao passar dos 82km/h (que era o limitado na minha)

    ao configurar ganho de combustível você acaba atrapalhando o funcionamento do motor após os 82km/h
    então configurei o campo principal em zero conforme tabela, isto antes do passeio:

    acelera > BAIX MEDI ALTA
    3000rpm -08% +04% +12%
    7000rpm -06% +08% +20%
    máx rpm -04% +12% -00%

    assim consegui que ela chegasse rápido aos 80km/h e vencesse este limite na configuração original de combustível
    a boa sacada foi descobrir que dá para ativar a Injeção AutoAdaptativa, assim o próprio fuel regula os tempos de injeção para o que ele julgar necessário

    o que reparei é que o som do motor muda para pulsante após vencer os 90km/h, mas principalmente com garupa
    não sei dizer se caracteriza como falta de combustível ou se é algum desequilíbrio interno de algum componente
    >> gostaria até de uma avaliação técnica para ver se esta tudo bem

    agora se vale a pena dependerá do cliente do fuel, pois de arrancada a minha ficou excelente e também ganhei folga nas marginais tiete e pinheiros. Não sentir mais o corte do giro não tem preço.
    >> consumo: ajustei para ter economia com o acelerador até 33%, após isso é para ganho de potencia ao enriquecer a mistura de gasosa, então ao vencer os 90km/h o cossumo foi para 30km/l (não foi tão mal assim para chegar em ITU em 1h e 35min)

    para o passeio ela me guiou em perfeitos 80à100km na rodovia, suficientes para chegar com segurança em ITU

    o valor da brincadeira: 450reais + 2h de instalação (apesar de que foi fácil)


    Última edição por ever.o.f em Ter 28 Ago 2012, 14:36, editado 8 vez(es)
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Seg 20 Ago 2012, 18:18

    ever.o.f escreveu:vamos as configurações

    eu ajustei os campos combustível, limitador e faltou a injeção

    no campo combustível turbinei minha moto na arrancada chegando até 20% de seilaoque na qualidade da gasolina que chega para queima > ficou um aviãozinho

    no campo de limitador eu carreguei o padrão da lead > 10000 RPM chegando a 90km na minha lerd
    ai alterei em cima deste ajuste para 11000 porém não cheguei no limite para mostrar ainda para vocês

    o que estou preocupado é no ajuste de dois campos em especial
    nos tempos de injeção que devo programar no capo de limitador
    e nos ajustes de porcentagem para adiantar o atrasar os ajustes do campo injeção

    Bom, eu ja tinha lido, espero que vc também, mas se não leu, algumas das suas muitas duvidas serão sanadas:

    Instalação e config

    Resultados
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Seg 20 Ago 2012, 18:27

    TI deve ser levemente superior ao da antiga rotacao de corte
    TI é o tempo q o bico fica aberto pra passagem de combustivel, por isso maior, vc precisa alimentar, e qnt mais gira mais precisa de comida....

    o avanco de ponto, reza a lenda ser melhor pra altas estar atrasado...
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Seg 20 Ago 2012, 18:28

    Vamos a parte que nos interessa:

    Ajuste para Desempenho
    Na primeira semana, nosso objetivo foi atingir o melhor desempenho possível, sem pensar muito na economia de combustível. O objetivo era realmente correr mais. Então, fizemos o seguinte ajuste.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    O que percebi é que eu perdi uns 20 kg. Sério! A impressão é que, ou eu fiquei mais leve, ou aumentou a cilindrada. A moto ficou muito mais esperta em arrancadas e retomadas. Além disso, a tão sonhada velocidade final aumentada chegou. Eu defini o corte para 10500 RPM e isso foi suficiente para fazer a Scooter chegar a exatos 100 Km/h. Apesar disso, eu senti que esse limite é um pouco alto demais, e fiquei com receio de deixar ele por muito tempo. Logo baixei para 10100 RPM e a moto chegou a 95 km/h. O que mais me surpreendeu é que o consumo ficou ligeiramente melhor! Acho que é porque eu defini uma mistura mais pobre em baixa, e como eu ando mais na cidade do que na rodovia, isso se traduziu em economia.

    Neste ajuste, os números foram:

    Velocidade Máxima: 100 km/h
    Consumo médio: 33,4 km/l
    Corte de RPM: 10500 RPM
    0-60 km/h: 4,4 segundos
    0-80 km/h: 9,0 segundo
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Seg 20 Ago 2012, 18:36

    ever.o.f escreveu:
    semcontrole escreveu:TI deve ser levemente superior ao da antiga rotacao de corte
    TI é o tempo q o bico fica aberto pra passagem de combustivel, por isso maior, vc precisa alimentar, e qnt mais gira mais precisa de comida....

    o avanco de ponto, reza a lenda ser melhor pra altas estar atrasado...

    precisava de uma cobaia, não queria arriscar na minha lead... mas senti que faltou algo depois dos 90km/h
    provavel q tenha faltado comida pro motor....
    tome cuidado, falta de alimentacao funde motor sem ser apenas turbinados...entao va c calma, nao precisa tirar o corte dos 9 direto pra 11 e ver onde chega.....

    uma dica muito valiosa, é a verificacao da cor da vela, vc ajusta, pega uma estrada de preferencia pra rodar alguns kms em alta, ai para rapidamente, ja desliga, tira a vela e inspeciona a cor da louça, so nao sei se é tao facil assim o acesso pra essas verificacoes....
    eskeci agora, se tem sonda lambda, mas vc pode usar um multimetro pra monitoria da mistura
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Seg 20 Ago 2012, 18:38

    pronto deixei quase como você falou, exceto o limite de 11000 (porq tenho que trocar a correia e se talvez os roletes)

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Seg 20 Ago 2012, 18:40

    semcontrole escreveu:
    ever.o.f escreveu:
    semcontrole escreveu:TI deve ser levemente superior ao da antiga rotacao de corte
    TI é o tempo q o bico fica aberto pra passagem de combustivel, por isso maior, vc precisa alimentar, e qnt mais gira mais precisa de comida....

    o avanco de ponto, reza a lenda ser melhor pra altas estar atrasado...

    precisava de uma cobaia, não queria arriscar na minha lead... mas senti que faltou algo depois dos 90km/h
    provavel q tenha faltado comida pro motor....
    tome cuidado, falta de alimentacao funde motor sem ser apenas turbinados...entao va c calma, nao precisa tirar o corte dos 9 direto pra 11 e ver onde chega.....

    uma dica muito valiosa, é a verificacao da cor da vela, vc ajusta, pega uma estrada de preferencia pra rodar alguns kms em alta, ai para rapidamente, ja desliga, tira a vela e inspeciona a cor da louça, so nao sei se é tao facil assim o acesso pra essas verificacoes....
    eskeci agora, se tem sonda lambda, mas vc pode usar um multimetro pra monitoria da mistura

    explica o lambida por favor, sempre está em 5Volts
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Seg 20 Ago 2012, 18:50

    nao sei exatamente a estrategia da central da lead, mas nao conheco nenhuma lambda q passe de 1V
    qnt menor a tensao mais pobre esta a mistura, e qnt mais alta a tensao mais rica a mistura
    uma olhada rapida no manual de servico nao vi falar sobre a existencia da sonda lambda, esse valor q esta tendo como leitura pode ser emulado


    Um motor Otto precisa de uma determinada relação de ar-combustível para a operação. A queima total, teoricamente ideal, está em uma relação de 14,7:1 (gasolina). Que também é chamada de mistura estequiométrica. Isto significa que para a queima de 1 Kg de massa de combustível (gasolina) são necessários 14,7 Kg de ar. Ou expresso em volume: 1 L de combustível é totalmente consumido com cerca de 9500 L de ar.


    Coeficiente de ar (Lambda) - Para determinar o quanto a mistura ar-combustível efetivamente disponível desvia da teoricamente necessária (14,7:1 para gasolina) foi escolhido o coeficiente de ar ou a relação de ar (Lambda). ( = massa de ar admitida em relação a demanda de ar para a queima estequiométrica)

    = 1: a massa de ar admitida corresponde à massa de ar teoricamente necessária.

    < 1: predomina a falta de ar e, portanto a mistura rica. A potência máxima se dá com = 0,85...0,95 (motores originais)

    > 1: nesta faixa predomina o excesso de ar ou mistura pobre.

    AFR: Air Fuel Ratio

    Significa relação ar/combustível, como mencionado acima o ARF teoricamente ideal para a gasolina é 14,7:1, veja na tabela alguns exemplos de ARF para mistura estequiométrica:

    Gasolina - 14,7:1
    Alcool (Etanol) - 9,0:1
    Metanol - 6,4:1
    GNV - 17,2:1

    Para cálculo do AFR basta multiplicar o valor em lambda pelo AFR esteiquiométrico de cada combustível utilizado.

    O sensor deve ser instalado no escapamento com um ângulo de 10º em relação a horizontal, de modo a evitar o acúmulo de líquidos em seu elemento sensor. Os cabos não devem tocar em partes excessivamente quentes.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Seg 20 Ago 2012, 18:53

    faltou dizer q é muito raro a sonda ficar travada em uma voltagem....
    e nas sondas q conheco até 1V cerca de 450~500mV seria a mistura ideal, proximo a essas 14,7 partes de ar pra 1 parte de gasolina....
    a mistura rica é apartir dessa ideal ter mais gasolina, e a mistura pobre justamente ter menos q 1 parte de gasolina pras 14,7 de ar
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Seg 20 Ago 2012, 19:11

    achei um site bem completo sobre analise de velas....
    da pra tirar muitas conclusoes justamente sobre os aspectos de avando de ponto e mistura...é bem longo o assunto e pode ser bem aprofundado, mas como base é de grande ajuda

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Seg 20 Ago 2012, 23:43

    ok, entendi que é um pouco complexo, apesar que não é muito difícil remover a vela

    @hugo, após usar a config do pessoal do motoblog a motoneta nao se comportou bem após os 85km/h então resolvi fazer um estudo. Ao retornar para casa usei o display do fuel controller (FC) no painel e apliquei um reset na central para estudos, seguem resultados:

    O TPS, que é o sensor de posição da borboleta, é a relação direta com o acelerador...
    > estes dados implicam no correto ajuste para manter o desempenho da injeção após exceder o limite da ECU

    1º estudo > FC em padrão de fábrica, apenas analise de dados
    limitador > 9000 RMP
    TPS 5% > 2.8ms
    TPS 100% > 8.9ms (vel máx) > 10.4 (antes da vel máx)

    2º estudo > FC modificado apenas combustível
    limitador > 9000 RMP
    TPS 5% > 3.2ms
    TPS 100% > 10.4ms (vel máx) > 12.6(antes da vel máx)

    conclusão:
    os valores de injeção/abertura de borboleta são diretamente influenciados pelo enriquecimento da mistura que possamos fazer na moto.
    Quando se usa o acelerador no máximo o tempo de injeção aumenta ao máximo, vindo a reduzir após estabilização da velocidade
    pode-se dizer que a configuração fornecida pela equipe do motoblog não é definitivamente a melhor, temos de analizar o real comportamento do equipamento dentro dos limites fornecidos pelo fabricante antes de se adotar uma nova medida

    edit: resolvido o Tempo de injeção acima > [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    Última edição por ever.o.f em Ter 21 Ago 2012, 23:41, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Ter 21 Ago 2012, 04:04

    a ideia é justamente essa, q nao existe nada mais diferente q dois motores identicos....
    as vezes as mudancas podem ser tao sutis q apenas num dinamometro e comparando graficos pra ver q conseguiu ganhar alguma coisa....
    é interessante ver esses dados....
    nao se apegue a fazer as correcoes somente sobre o TPS, se vc arranca do semaforo e enrola o cabo até o fim vc chegou a 100% do TPS, mas longe da rotacao maxima, ao meu ver é mais valido procurar trabalhar sobre rotacao, como é automatica, mostra uma condicao mais proxima da realidade, mas nao pode deixar de lado o tps pela condicao carga, a rotacao pode ser a mesma, mas mudando o comportamento em descida, subida e no plano
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Ter 21 Ago 2012, 11:10

    A idéia é essa, aprender a usar o trequinho e achar o X da questão.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Ter 21 Ago 2012, 11:11

    semcontrole escreveu:a ideia é justamente essa, q nao existe nada mais diferente q dois motores identicos....
    as vezes as mudancas podem ser tao sutis q apenas num dinamometro e comparando graficos pra ver q conseguiu ganhar alguma coisa....
    é interessante ver esses dados....
    nao se apegue a fazer as correcoes somente sobre o TPS, se vc arranca do semaforo e enrola o cabo até o fim vc chegou a 100% do TPS, mas longe da rotacao maxima, ao meu ver é mais valido procurar trabalhar sobre rotacao, como é automatica, mostra uma condicao mais proxima da realidade, mas nao pode deixar de lado o tps pela condicao carga, a rotacao pode ser a mesma, mas mudando o comportamento em descida, subida e no plano

    huugoBR escreveu:A idéia é essa, aprender a usar o trequinho e achar o X da questão.


    vou colocar em modo avançado e usar o ajuste automático de injeção
    não tem essa ferramenta ai no manual que peguei na servitec, só no meu manual (revisão mais nova)

    ou posso fazer na mão após acertar o ajuste de combustível:

    ENCONTRANDO UM BOM AJUSTE
    1. Calibre o TPS (Configurações - Calibra TPS);
    2. Acesse Ajustar Limitador e passe o Limite para Original;
    3. Identifique o valor do corte original da moto lendo a rotação no painel do Fuel Controller (não use o
    tacômetro da moto!);
    4. Identifique o tempo de injeção para o menor TPS possível que mantenha o motor 500RPM antes do
    corte original com a moto parada, observe as barras na parte de baixo da tela;
    5. Identifique o tempo de injeção 500RPM antes do corte original para TPS em 100%, com a moto
    rodando em segunda marcha ou terceira marcha. CUIDADO NESTA ETAPA;
    6. Com a moto novamente parada passe o Limite para Alterado e ajuste o valor do limite original (Ori).
    Ajuste a nova rotação limite (Novo) 1000RPM acima do limite original, inicialmente;
    7. Ajuste o tempo de injeção identificado no item 4 para o “T. Injeção em TPS 5%”;
    8. Ajuste o tempo de injeção identificado no item 5 para o “T. Injeção em TPS 100%”;
    9. Ajuste a compensação por RPM para 100%. Nesse ponto já deve ser possível ultrapassar a rotação
    de corte original;
    10. Faça testes ultrapassando a rotação de corte original em várias posições do TPS, pois é possível
    que sejam necessários pequenos ajustes nos tempos de injeção definidos nos itens 7 e 8 para que
    a troca para o sistema acima do corte original fique suave e imperceptível;
    11. Tome CUIDADO PARA NÃO REDUZIR EXCESSIVAMENTE os tempos de injeção, pois a falta de
    combustível pode danificar o motor permanentemente;
    12. Faça testes chegando ao novo limite com o TPS em várias posições e se necessário ajuste o valor
    da compensação por RPM;
    13. Se tudo estiver correto, você poderá então alterar o limite de rotação (campo Novo:) em Ajustar
    Limitador, podendo aumentá-lo além dos 1000RPM ajustado anteriormente no item 6.


    Última edição por ever.o.f em Ter 21 Ago 2012, 12:05, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Ter 21 Ago 2012, 11:49

    eu vi bem por cima algo assim qnd lancaram um firmware com esse recurso....pode ser interessante, vale o teste, imagino eu q seja um moto q ela vai se adaptando a forma de guiar...
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Ter 21 Ago 2012, 12:07

    outro ponto favoravel é a refrigeracao a agua, assim o motor ainda tolera uma mistura pobre um pouco mais q se fosse refrigerado a ar...
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Ter 21 Ago 2012, 23:44

    pessoal, resolvi sem querer o problema do ajuste de injeção,

    entrei no avançado e liguei o limitador auto adaptivo
    por preguiça voltei ao modo padrão e para a nossa alegria ele passou a ajustar para mim a injeção:

    segue valores após atingir 10200 RPM:
    t. injeção 5% = 2,7ms
    t. injeção 100% = 11,4ms

    porem é tudo variável, pode ser que se altere

    resolvido acima > [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Qua 22 Ago 2012, 05:01

    esse ajuste auto adaptativo so funciona pro corte? nao muda nada nos outros regimes de rotacao?
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Qua 22 Ago 2012, 09:39

    semcontrole escreveu:esse ajuste auto adaptativo so funciona pro corte? nao muda nada nos outros regimes de rotacao?

    ele só atua no tempos de injeção relacionados a posição do acelerador a partir dos 9000RPM até o máximo que você configura
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Qua 22 Ago 2012, 13:42

    acaba sendo um aprendizado, vc pode posteriormente pegar os ajustes, e partir pra manual usando esses ajustes no corte, e modificar as baixas rotacoes pra melhoria q tinha conseguido...
    é o jeito, é o preco do aprendizado mesmo....
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Marc Ter 28 Ago 2012, 01:27

    E aí, Ever.... o q/ tá achando desse trem aí ??? Conseguiu resolver o "buraco" em alta ??

    Sentiu mta. diferença no consumo ?? Acha q/ valeu o investimento ( afinal, qto. sai um negócio desse??? ) ??
    Marc
    Marc
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 366

    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Convidad Ter 28 Ago 2012, 10:13

    Marc escreveu:E aí, Ever.... o q/ tá achando desse trem aí ??? Conseguiu resolver o "buraco" em alta ??

    Sentiu mta. diferença no consumo ?? Acha q/ valeu o investimento ( afinal, qto. sai um negócio desse??? ) ??

    então, vamos por partes
    a grande sacada ocorre ao passar dos 82km/h (que era o limitado na minha)

    ao configurar ganho de combustível você acaba atrapalhando o funcionamento do motor após os 82km/h
    então configurei o campo principal em zero conforme tabela, isto antes do passeio:

    acelera > BAIX MEDI ALTA
    3000rpm -08% +04% +12%
    7000rpm -06% +08% +20%
    máx rpm -04% +12% -00%

    assim consegui que ela chegasse rápido aos 80km/h e vencesse este limite na configuração original de combustível
    a boa sacada foi descobrir que dá para ativar a Injeção AutoAdaptativa, assim o próprio fuel regula os tempos de injeção para o que ele julgar necessário

    o que reparei é que o som do motor muda para pulsante após vencer os 90km/h, mas principalmente com garupa
    não sei dizer se caracteriza como falta de combustível ou se é algum desequilíbrio interno de algum componente
    >> gostaria até de uma avaliação técnica para ver se esta tudo bem

    agora se vale a pena dependerá do cliente do fuel, pois de arrancada a minha ficou excelente e também ganhei folga nas marginais tiete e pinheiros. Não sentir mais o corte do giro não tem preço.
    >> consumo: ajustei para ter economia com o acelerador até 33%, após isso é para ganho de potencia ao enriquecer a mistura de gasosa, então ao vencer os 90km/h o cossumo foi para 30km/l (não foi tão mal assim para chegar em ITU em 1h e 35min)

    para o passeio ela me guiou em perfeitos 80à100km na rodovia, suficientes para chegar com segurança em ITU

    o valor da brincadeira: 450reais + 2h de instalação (apesar de que foi fácil)
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Instalação e configuração do Fuel controller Empty Re: Instalação e configuração do Fuel controller

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos