Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
11 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 11 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    Cambio CVT

    +11
    Lead_grafite
    ferkmaciel
    Adão
    sandropallocit
    JEK
    fellipec
    yuzosurf
    Michel
    Ishida
    Dalton
    AND FORFUN
    15 participantes

    Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

    Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Cambio CVT

    Mensagem  AND FORFUN Qui 17 Mar 2011, 23:44









    AND FORFUN
    AND FORFUN
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1241

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  AND FORFUN Qui 17 Mar 2011, 23:47

    O que é o câmbio CVT?

    O CVT (Continuously Variable Transmission) ou Transmissão Continuamente Variável foi idealizada por Leonardo da Vinci há mais de 500 anos, e somente agora vem sendo largamente utilizada em substituição aos tradicionais câmbios automáticos com engrenagens planetárias.

    A primeira transmissão CVT foi patenteada em 1886 e desde então sua tecnologia vem sendo refinada e aprimorada, mas somente nos dias de hoje vem despertando interesse dos grandes fabricantes mundiais de automóveis e motocicletas.

    O que diferencia um câmbio automático do manual?

    Numa caixa automática tradicional existe o conversor de torque e na caixa manual existe a embreagem; ambos têm a mesma função mas funcionam de forma totalmente diferente. Se na caixa manual é necessária a interferência do seu condutor, com inteligência para determinar o momento da troca de marcha e força para acionar o pedal de embreagem e alavanca de câmbio, no câmbio automático esses trabalhos de inteligência e força são feitos pela própria máquina, de forma mais precisa.

    Qual a diferença entre o câmbios automáticos de engrenagens e o CVT?

    Diferente das caixas automáticas tradicionais, as do tipo CVT não possuem marchas, o que significa a ausência das rodas dentadas que se interligam. O CVT funciona com um engenhoso sistema de polias, que permite uma infinita variabilidade entre a marcha mais alta e a mais baixa sem degraus mesmo discretos ou mudanças de marchas. O câmbio CVT não tem engrenagens, apenas duas polias de diâmetro variável unidas por uma correia metálica de alta resistência.

    Comparando com o sistema de tração tradicional das motocicletas, seria como se tivéssemos coroa e pinhão que aumentassem ou diminuissem de diâmetro, alterando a relação de aproveitamento da força do motor. Veja que o pinhão é pequeno e a coroa é grande; quanto menor a coroa, haverá menos força e mais velocidade e quanto maior a coroa, mais força e menos velocidade. A alteração do tamanho do pinhão também provoca alteração nessa relação entre força x velocidade.

    Veja na figura abaixo, como funciona o câmbio CVT; imagine a polia motriz como se fosse o pinhão e a polia conduzida fosse a coroa da moto.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    Video mostrando o funcionamento:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Fonte:http://marios.blogs.sapo.pt/8884.html
    _________

    Alguns dizem que é mais prático "acelerar e ir embora", outros preferem o metodo tradicional, pedal + embreagem, o fato é que o numero de motos de baixa cilindrada com CVT vem aumentando, principalmente com a invasão chinesa e predominando em Scooters, a FYM produz uma CUB com CVT, assim como a Yamaha Neo.

    Alguém aqui já experimentou? Quais foram as impressões?

    AND FORFUN
    AND FORFUN
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1241

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  AND FORFUN Qui 17 Mar 2011, 23:52

    A quem diga:

    Quando eu quiser emoção, subo numa montanha russa!!!

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



    Creditos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    AND FORFUN
    AND FORFUN
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1241

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  Dalton Sex 18 Mar 2011, 13:55

    Acho q o Brasil é o país mais preconceituoso do mundo quando se fala em câmbio automático...

    No caso de moto, o preconceito é mundial e tb não vejo motivo...

    Enquanto a enorme maioria dos carros vendidos no Primeiro Mundo são automáticos, as motos ainda engatinham nesse sentido.

    Câmbio manual pode ser gostoso, divertido, mas não é prático.
    Se tiver um Camaro, uma Ninja 250, ok, pois são voltados para a esportividade.
    Mas câmbio manual numa Titan??? Pra q?
    avatar
    Dalton
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1989

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  Ishida Qua 27 Abr 2011, 08:38

    A nova Honda VRF 1200 tem cambio automático, não é um CVT mas já é uma revolução nos hábitos do pessoal...

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  AND FORFUN Qua 27 Abr 2011, 09:21

    Quando sair uma Tornado 660 automatica em compro, mas esse lançamento não é nenhum novidade o Dalton já fala aqui faz tempo, que estava passando da hora de lançar motos automaticas.
    AND FORFUN
    AND FORFUN
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1241

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  Michel Qua 27 Abr 2011, 10:55

    Na Europa só se vê scooter. Não só pelo CVT, mas por todas as outras vantagens em relação a uma moto comum: bagageiro, proteção para as pernas, conforto do assento... Não vejo o porquê de trocar marchas, especialmente em trânsito pesado.

    Quando ouço pessoas defenderem motos street em detrimento de scooters, é como se estivessem falando que as fitas cassete são muito melhores que CDs.
    Michel
    Michel
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Masculino

    Mensagens : 75

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  AND FORFUN Qua 27 Abr 2011, 12:56

    Eu falo mais.


    Pessoas que defendem motos Strets é porque não custumam pegar transito com elas, são motociclistas de finais de semana, assim que defende o carro cambiado, defende pois não pegou nunca uma marginal da vida as 18:00, cara é muito mais conforto é muito mais melhor com o perdão da palavra.
    AND FORFUN
    AND FORFUN
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1241

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  Dalton Qua 27 Abr 2011, 22:23

    Concordo... como cansa o pé esquerdo no carro, numa marginal lotada... putz... chegava a ficar puto com isso...

    Lead... cvt... bagageiro cheio de compras... so acelerar... putz, é outra vida.

    Pra mim CVT e bagageiro grande sao os grandes destaques da Lead. Como todas as scooters tem o cvt, o q mais pesou foi o porta-malas de 2000 litros da Lead. É mto mais melhor que os bagageiros concorrentes. tongue
    avatar
    Dalton
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1989

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty lead é show!!! automática!!!!!

    Mensagem  yuzosurf Sex 29 Abr 2011, 13:40

    GOSTEI TANTO DA LEAD, COM CVT E BAGAGEIRO DE 2000LT QUE VENDI MINHA FAZER!!! CANSEI DE TROCAR DE MARCHA!!! ATÉ ANUNCIEI ELA AQUI!!!

    E AGORA, ESTOU TROCANDO O CARRO, POR UM AUTOMÁTCO!!!!

    GINÁSTICA COM A PERNA ESQUERDA, SÓ NA ACADEMIA, OU NO SURF AGORA!!!!!!!!!!!!!!!!
    yuzosurf
    yuzosurf
    Prospect
    Prospect

    Masculino

    Mensagens : 27

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  Ishida Sex 29 Abr 2011, 20:51

    Concordo com todos... o conforto de andar no trânsito só acelerando e freiando, aliado ao bagageiro gigante da Lead a fazem o veículo perfeito prá qualquer ambiente urbano..

    Hoje encontrei um amigo que tem uma Burgman e fiquei pensando que nunca trocarei a minha Lead por uma moto sem bagageiro debaixo do banco ou com um bagageiro ridículo como é o da Burgman... Esse espaço todo de carga já faz parte do meu dia a dia..
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  fellipec Sex 29 Abr 2011, 23:19

    O câmbio é uma maravilha. Só em relação ao bagageiro, tenho um receio com o que colocar nele, já que fica quente pra caramba lá dentro. Compras do tipo de frutas e verduras ou frios não rola.
    Alias, meu capacete não cabe dentro do bagageiro, ele não fecha.
    fellipec
    fellipec
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 193

    http://fellipec.com

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  Dalton Sex 29 Abr 2011, 23:21

    Quem manda ser cabeçao??? hehehe

    E se for caminho rápido, do mercado até em casa, nem dá nada botar coisa fresca ou gelada no bagageiro.
    Sempre vou àas compras e nunca me preocupei mto com isso.
    avatar
    Dalton
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1989

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Roletes

    Mensagem  JEK Ter 14 Jun 2011, 21:06

    Oi pessoal,

    Já tive uma burgmam e agora to com a lead. Geralmente tenho uma moto maior e uma scooter.

    Quando eu tinha a burgmam muita gente falava em trocar os roletes, já na lead não vejo ninguem falar, ou eu não procurei no lugar certo, alguem pode me dizer se existe para alongar um pouco a relação?

    Em vez de estar nos preocupando com giro pq não alongar a relação para ela dar 100km a 9500 giros?

    Eu tbm já comprei o sevitec fuel. Eu gosto de invenção.

    Abraços
    avatar
    JEK
    Prospect
    Prospect

    Mensagens : 10

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  sandropallocit Ter 14 Jun 2011, 21:57

    JEK escreveu:Oi pessoal,
    ... alguem pode me dizer se existe para alongar um pouco a relação?
    Em vez de estar nos preocupando com giro pq não alongar a relação para ela dar 100km a 9500 giros?
    Abraços

    Cara eu já pensei nisso e até ja procurei onde fazer as engrenagem, mas como a minha ainda está na garantia não posso desmonta-la para especificar as peças. A minha ideia é modificar a 1 e 2 engrenagem, aumentando a primeira e reduzindo, evidentemente a segunda e assim modificar a relação de transmissão, a dedução inicial é que a moto vai ficar um pouco mais "pesada" principalmente em ladeiras, nao sei ainda como ou se o CVT vai compensar isso. Se alguem fizer isso antes de mim posta o resultado, pois so poderei fazer apartir de março do ano que vem.
    sandropallocit
    sandropallocit
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 328

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  fellipec Ter 14 Jun 2011, 21:59

    Seria tipo isso [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    fellipec
    fellipec
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 193

    http://fellipec.com

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  sandropallocit Qua 15 Jun 2011, 06:30

    fellipec escreveu:Seria tipo isso [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Cara eu achei esses aqui mais próximo do que eu penso em fazer, to nao sei como eu vou forjar as peças:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Pelo jeito funciona. Uma coisa é certo é mais seguro do que aumentar a rotação final, e creio que a diferença de torque, pelo menos para a nova relação que foi usada, é pequena.

    Compare com o manual de servicos no Cap 12 - Reducao Final.

    Alguem conhece um mecânico/torneiro que consiga fazer essas peças?
    sandropallocit
    sandropallocit
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 328

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  JEK Qui 16 Jun 2011, 00:57

    A minha tbm ta na garantia mais vou instalar o Servitec...

    Eu tava pensando aqui, já tive uma burgmam carburada e ela tinha um "buraco" mais ou menos a 60 por hora até 80 mais ou menos.

    Vi que na nova burgman eles diminuiram a primeira e alongaram a segunda, resumindo, o buraco agora deve tá de 50 a 90? Ainda mais que a moto é mais fraca.

    Pelo que olhei da lead, a primeira já é boa então só mexer na segunda e não deve ter um buraco como a burgman.

    O problema é que aqui vai ser quase impossivel alguem para fazer essa engrenagem, já procurei no ebay e nada.


    EDIT> Alguem sabe qual o giro máximo da Burgman nova?

    O grande problema dá lead em relação ao giro do motor é que ela tem muita taxa de compressão. Taxa não combina com giro!
    avatar
    JEK
    Prospect
    Prospect

    Mensagens : 10

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Relação final da lead

    Mensagem  Adão Qui 23 Jun 2011, 20:54

    Ola gente. Quanta coisa boa tem aqui pra gente consultar.
    É meu primeiro post. Espero que o primeiro de muitos.
    Tambem sai duma Fazer 250 (excelente moto) para uma Lead. Pela proposta da Lead (espaço, mecanica atualizada, conforto, manutençao e beleza (inclua um pouco de saudosismo, heheheheh).
    Vamos aocambio CVT. Então, pelo que entendi alterando-se a relação dos pesos da polia, isto é, fazendo que a força centrifuga numa rotação menor na roda exerça maior pressão sobre o fechamento da polia (aumentando seu diametro) tendo como consequecia velocidade maior.
    Essa situação, teoricamente seria possivel se o motor tiver potencia (folego) sobrando sem aumentar o giro do motor (muito bem lembrado nos post's acima (rotação x compressão).
    A duvida é: será que existe espaço na polia para aumentar o diametro e consequentemente a relação?
    Se não, restaria a mudança das engrenagens finais de relação de redução na roda, se houver sobra de potencia no moto. A impressão pessoal é que existe esta sobra.
    To certo ou to equivocado?????
    Ufa isso da nó no tico e teco.
    avatar
    Adão
    Prospect
    Prospect

    Masculino

    Mensagens : 11

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  JEK Qui 23 Jun 2011, 23:37

    Deixa ver se entendi, vc quer aumentar a polia onde fica a correia?

    Mais a correia seria a mesma né? Então ela não abriria mais do que o tamanho dela, teoricamente não daria no mesmo?

    Por sinal meu Servitec chegou, ou melhor tentaram entregar ontem e não tinha ninguem para receber, agora só segunda!
    avatar
    JEK
    Prospect
    Prospect

    Mensagens : 10

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Sobre relação polias

    Mensagem  Adão Sex 24 Jun 2011, 10:34

    Mais a correia seria a mesma né? Então ela não abriria mais do que o tamanho dela, teoricamente não daria no mesmo?

    Ops. Vc tem razão.
    Para ocorrer alteração na relação, seria necessário diminuir a distancia entre eixos das polias aumentando o diametro da final, mantendo o diametro da inicial.
    Só aumentar o diametro da ultima, automaticamente diminuira a primeira ficando tudo igual.
    Resta então a opção das engrenagens, ou aumentar o giro do motor com os consequentes desgastes do mesmo.
    É uma questão de opção.
    avatar
    Adão
    Prospect
    Prospect

    Masculino

    Mensagens : 11

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  Convidad Sex 24 Jun 2011, 13:40

    o fuel controller sem exceder o limite de giros tambem serve para desempenho

    Ajuste para Desempenho
    Na primeira semana, nosso objetivo foi atingir o melhor desempenho possível, sem pensar muito na economia de combustível. O objetivo era realmente correr mais.

    O que percebi é que eu perdi uns 20 kg. Sério! A impressão é que, ou eu fiquei mais leve, ou aumentou a cilindrada. A moto ficou muito mais esperta em arrancadas e retomadas. Além disso, a tão sonhada velocidade final aumentada chegou. Eu defini o corte para 10500 RPM e isso foi suficiente para fazer a Scooter chegar a exatos 100 Km/h. Apesar disso, eu senti que esse limite é um pouco alto demais, e fiquei com receio de deixar ele por muito tempo. Logo baixei para 10100 RPM e a moto chegou a 95 km/h. O que mais me surpreendeu é que o consumo ficou ligeiramente melhor! Acho que é porque eu defini uma mistura mais pobre em baixa, e como eu ando mais na cidade do que na rodovia, isso se traduziu em economia.

    Neste ajuste, os números foram:

    Velocidade Máxima: 100 km/h
    Consumo médio: 33,4 km/l
    Corte de RPM: 10500 RPM
    0-60 km/h: 4,4 segundos
    0-80 km/h: 9,0 segundos

    fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  JEK Seg 27 Jun 2011, 17:42

    Servitec instalado, amanha devo comecar a testar.

    Por sinal instalei em 1:30 minutos, é muito facil. Digamos que quem não tem noção nenhuma instala em 3 horas no maximo!!! Só não pode ser daltonico....kkkk

    Com o tutorial da Motos Blog até um leigo instala.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    avatar
    JEK
    Prospect
    Prospect

    Mensagens : 10

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  Adão Ter 28 Jun 2011, 04:51

    Pois é. Eu prefiro aguardar terminar a garantia Honda da minha scoter e após tb instalarei esse equipamento.
    Sabe como é né! Cautela e canja de galinha sempre fizeram bem. Hehehehehehe
    Como esta a motinha ja é fera.
    Abraços a todos e feliz Honda.
    avatar
    Adão
    Prospect
    Prospect

    Masculino

    Mensagens : 11

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  Ishida Qui 30 Jun 2011, 15:29

    JEK escreveu:Servitec instalado, amanha devo comecar a testar...

    Não esqueça de postar os resultados dos seus testes aqui prá nós.. abs
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Cambio CVT Empty Re: Cambio CVT

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos