Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
10 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 10 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    Erros de pilotagem

    5 participantes

    Ir para baixo

    Erros de pilotagem Empty Erros de pilotagem

    Mensagem  ferkmaciel Qui 11 Ago 2011, 15:01

    Os 5 maiores erros de pilotagem

    1 - Falha em reconhecer o perigo antecipadamente

    Pilotos inexperientes ou mal treinados normalmente não desenvolvem a
    capacidade de antecipar situações de perigo, que é fundamental na pilotagem
    segura. Quanto mais tempo você tiver para reagir, maiores chances terá para
    evitar um acidente. Ou, alguns, simplesmente não reconhecem um perigo e
    conseqüentemente não fazem nenhuma correção para evitá-lo.
    A triste realidade do motociclismo é que você é menos visível do que os
    veículos maiores. Sua habilidade em evitar perigos depende de sua capacidade
    em reconhecer situações no tráfego em que você pode estar invisível aos
    outros usuários da estrada e que exigem ajustes de sua parte, relacionados à
    velocidade e posicionamento na pista.

    2 – Frenagens excessiva da roda traseira

    Você conduziria seu carro com somente 30 a 40 por cento dos freios
    disponível?
    As investigações demonstram que pilotos inexperiente fream excessivamente a
    roda traseira, às vezes excluindo totalmente os freios dianteiros.
    Obviamente isto aumentará a distâncias de parada e a possibilidades de uma
    colisão. Muitos pilotos, interrogados logo após um acidente, não recordam
    nem mesmo se aplicaram os freios dianteiros. Por outro lado, usar
    exclusivamente os freios dianteiros, numa motocicleta de grande porte,
    provoca a mesma situação. A regra de ouro ainda é aplicar mais intensamente
    os freios dianteiros, mas agregar a frenagem dos freios traseiros, também.

    3 – Negociação nas Curvas

    Os seguintes erros são os mais frequentes:

    Entrar na curva com velocidade excessiva – incapaz de reconhecer a
    severidade da curva, o piloto normalmente decide aplicar os freios ao
    inclinar-se para reduzir a velocidade, levando à inevitável perda de
    aderência e de tração.

    Não olhar através da curva, geralmente fixando-se em um obstáculo. A regra
    de segurança determina que você deve fixar sua visão aonde você quer estar e
    não no ponto à sua frente.

    Falha na inclinação correta, de acordo com a velocidade. Muitos pilotos
    falham em usar a inclinação necessária para passar pela curva, inclinando-se
    demasiadamente (e perdendo tração) ou inclinando-se menos e saindo da faixa
    da curva.

    Aplicar os freios enquanto se inclina. Na maioria das vezes, a quantidade de
    frenagem aplicada excede a capacidade de tração dos pneus, na inclinação em
    que se encontra a motocicleta.

    Escolha da trajetória – o piloto escolhe uma trajetória que o leva a cruzar
    a faixa de separação das pistas ou o coloca muito próximo desta faixa,
    ficando no caminho dos veículos em direção oposta e que podem estar muito
    próximos da mesma faixa.

    4 – Direção

    As investigações demonstram, frequentemente, situações em que parece que o
    piloto virou em direção ao outro veículo, ao invés de distanciar-se dele. Ou
    não fizeram um movimento evasivo que poderia ter evitado a colisão. Ou,
    ainda, seguiram em direção a um obstáculo que poderia ter sido evitado.
    Este erro é atribuído à falta de conhecimento da contra-exterção. As
    motocicletas necessitam de comandos distintos em baixa e alta velocidade. Em
    baixa velocidade, ou quando estamos manobrando, normalmente giramos o guidão
    na direção aonde queremos chegar. Em alta velocidade, o movimento é ao
    contrário: se queremos ir para a direita, o guidão tem que ser movido para a
    esquerda.

    5 – Falta de treinamento

    A falta de treinamento é um erro gravíssimo. Muitos acidentes poderiam ser
    evitados se os pilotos tivessem treinamento adequado, antes de entrar numa
    rodovia. Pilotar na cidade, em baixa velocidade, é totalmente diferente de
    faze-lo numa rodovia, em velocidades superiores a 100 km/h.
    Muitos acidentes ocorrem com motociclistas inexperientes e mal treinados.
    Este é um erro terrível porque acidentes com motocicleta podem ser muito
    sérios.

    A inexperiência conduz sempre a uma pilotagem além de sua capacidade ou
    habilidade.

    Pilote sempre com a segurança em primeiro lugar.

    Fonte: Pelas estradas
    ferkmaciel
    ferkmaciel
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 915

    Ir para o topo Ir para baixo

    Erros de pilotagem Empty Re: Erros de pilotagem

    Mensagem  Convidad Sex 20 Jan 2012, 08:41

    galera, vim acompanhando a evolução do pessoal que treinou com o Amaral,

    Infelizmente como alguns aqui, também não pude participar

    o que me marcou no vídeo são as manobras e pequenas manhas que vocês fizeram com a Lead e eu também estou fazendo uns testes em ruas calmas...

    ontem finalmente minha primeira evolução, raspei o pezinho no asfalto tentando aquelas curvas frenéticas,

    gostaria de Pedir a quem fez o curso deixar umas dicas para quem quiser treinar
    Lembrando que respeito muito o trabalho profissional do instrutor Amaral e não estou cogitando uma troca, e sim uma amostra grátis What a Face

    ps: sei fazer a curva no seco, se for chuva não sei fazer nada! ele deu alguma dica?
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Erros de pilotagem Empty Re: Erros de pilotagem

    Mensagem  hugovarandas Sex 20 Jan 2012, 19:29

    estes videos estao no Youtube? caso positivo, poste os links por favor!
    hugovarandas
    hugovarandas
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 157

    Ir para o topo Ir para baixo

    Erros de pilotagem Empty Re: Erros de pilotagem

    Mensagem  Ishida Sex 20 Jan 2012, 21:01

    Ever, a questão nem são tanto as dicas, mas sim o treinamento em ambiente controlado e em situações controladas e com repetições constantes....

    Não tem como vc treinar o Slalom ou as curvas fechadas que treinamos lá nas ruas. Vc pode fazer uma ou duas voltas, mas logo tem que parar por conta do trânsito e não tem como brincar de fechar o círculo cada vez mais como é feito com os cones no treinamento..

    Imagina que vc combine com uns amigos de andar 1 hora de Kart.... vc sai de lá quebrado e com bastante prática de entrar nas curvas de lado e etc... agora imagina vc andar de kart o dia todo.. é a mesma coisa no curso..

    Em tempo, o curso é tão divertido quanto uma corrida de Kart indoor com os amigos.. =)
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Erros de pilotagem Empty D;uvida

    Mensagem  JoãoLuizeq Qui 15 Mar 2012, 21:12

    Boa noite pessoal.... sou bem novo aqui né....
    Estava lendo essas dicas e não entendi a parte que está em negrito:
    4 – Direção

    As investigações demonstram, frequentemente, situações em que parece que o
    piloto virou em direção ao outro veículo, ao invés de distanciar-se dele. Ou
    não fizeram um movimento evasivo que poderia ter evitado a colisão. Ou,
    ainda, seguiram em direção a um obstáculo que poderia ter sido evitado.
    Este erro é atribuído à falta de conhecimento da contra-exterção. As
    motocicletas necessitam de comandos distintos em baixa e alta velocidade. Em
    baixa velocidade, ou quando estamos manobrando, normalmente giramos o guidão
    na direção aonde queremos chegar. Em alta velocidade, o movimento é ao
    contrário: se queremos ir para a direita, o guidão tem que ser movido para a
    esquerda.


    Alguém pode me esclarecer como funciona isso ou se foi um erro de digitação?
    avatar
    JoãoLuizeq
    Curioso
    Curioso

    Mensagens : 2

    Ir para o topo Ir para baixo

    Erros de pilotagem Empty Re: Erros de pilotagem

    Mensagem  rinakamura Qui 15 Mar 2012, 21:54

    Joao... dá uma olhada nesse video e vai entender mais ou menos...
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    avatar
    rinakamura
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 324

    Ir para o topo Ir para baixo

    Erros de pilotagem Empty Re: Erros de pilotagem

    Mensagem  rinakamura Qui 15 Mar 2012, 22:09

    Esse eh meio tosco, mas mostra melhor...
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    avatar
    rinakamura
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 324

    Ir para o topo Ir para baixo

    Erros de pilotagem Empty Re: Erros de pilotagem

    Mensagem  JoãoLuizeq Dom 18 Mar 2012, 22:36

    rinakamura escreveu:Esse eh meio tosco, mas mostra melhor...

    Agora entendiiii... pow, pra fazer isso em alta velocidade requer muito treino e experiência né!
    Obrigado pelo esclarecimento...

    Att,
    João Luiz
    avatar
    JoãoLuizeq
    Curioso
    Curioso

    Mensagens : 2

    Ir para o topo Ir para baixo

    Erros de pilotagem Empty Re: Erros de pilotagem

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos