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Erros de pilotagem
5 participantes
Página 1 de 1
Erros de pilotagem
Os 5 maiores erros de pilotagem
1 - Falha em reconhecer o perigo antecipadamente
Pilotos inexperientes ou mal treinados normalmente não desenvolvem a
capacidade de antecipar situações de perigo, que é fundamental na pilotagem
segura. Quanto mais tempo você tiver para reagir, maiores chances terá para
evitar um acidente. Ou, alguns, simplesmente não reconhecem um perigo e
conseqüentemente não fazem nenhuma correção para evitá-lo.
A triste realidade do motociclismo é que você é menos visível do que os
veículos maiores. Sua habilidade em evitar perigos depende de sua capacidade
em reconhecer situações no tráfego em que você pode estar invisível aos
outros usuários da estrada e que exigem ajustes de sua parte, relacionados à
velocidade e posicionamento na pista.
2 – Frenagens excessiva da roda traseira
Você conduziria seu carro com somente 30 a 40 por cento dos freios
disponível?
As investigações demonstram que pilotos inexperiente fream excessivamente a
roda traseira, às vezes excluindo totalmente os freios dianteiros.
Obviamente isto aumentará a distâncias de parada e a possibilidades de uma
colisão. Muitos pilotos, interrogados logo após um acidente, não recordam
nem mesmo se aplicaram os freios dianteiros. Por outro lado, usar
exclusivamente os freios dianteiros, numa motocicleta de grande porte,
provoca a mesma situação. A regra de ouro ainda é aplicar mais intensamente
os freios dianteiros, mas agregar a frenagem dos freios traseiros, também.
3 – Negociação nas Curvas
Os seguintes erros são os mais frequentes:
Entrar na curva com velocidade excessiva – incapaz de reconhecer a
severidade da curva, o piloto normalmente decide aplicar os freios ao
inclinar-se para reduzir a velocidade, levando à inevitável perda de
aderência e de tração.
Não olhar através da curva, geralmente fixando-se em um obstáculo. A regra
de segurança determina que você deve fixar sua visão aonde você quer estar e
não no ponto à sua frente.
Falha na inclinação correta, de acordo com a velocidade. Muitos pilotos
falham em usar a inclinação necessária para passar pela curva, inclinando-se
demasiadamente (e perdendo tração) ou inclinando-se menos e saindo da faixa
da curva.
Aplicar os freios enquanto se inclina. Na maioria das vezes, a quantidade de
frenagem aplicada excede a capacidade de tração dos pneus, na inclinação em
que se encontra a motocicleta.
Escolha da trajetória – o piloto escolhe uma trajetória que o leva a cruzar
a faixa de separação das pistas ou o coloca muito próximo desta faixa,
ficando no caminho dos veículos em direção oposta e que podem estar muito
próximos da mesma faixa.
4 – Direção
As investigações demonstram, frequentemente, situações em que parece que o
piloto virou em direção ao outro veículo, ao invés de distanciar-se dele. Ou
não fizeram um movimento evasivo que poderia ter evitado a colisão. Ou,
ainda, seguiram em direção a um obstáculo que poderia ter sido evitado.
Este erro é atribuído à falta de conhecimento da contra-exterção. As
motocicletas necessitam de comandos distintos em baixa e alta velocidade. Em
baixa velocidade, ou quando estamos manobrando, normalmente giramos o guidão
na direção aonde queremos chegar. Em alta velocidade, o movimento é ao
contrário: se queremos ir para a direita, o guidão tem que ser movido para a
esquerda.
5 – Falta de treinamento
A falta de treinamento é um erro gravíssimo. Muitos acidentes poderiam ser
evitados se os pilotos tivessem treinamento adequado, antes de entrar numa
rodovia. Pilotar na cidade, em baixa velocidade, é totalmente diferente de
faze-lo numa rodovia, em velocidades superiores a 100 km/h.
Muitos acidentes ocorrem com motociclistas inexperientes e mal treinados.
Este é um erro terrível porque acidentes com motocicleta podem ser muito
sérios.
A inexperiência conduz sempre a uma pilotagem além de sua capacidade ou
habilidade.
Pilote sempre com a segurança em primeiro lugar.
Fonte: Pelas estradas
1 - Falha em reconhecer o perigo antecipadamente
Pilotos inexperientes ou mal treinados normalmente não desenvolvem a
capacidade de antecipar situações de perigo, que é fundamental na pilotagem
segura. Quanto mais tempo você tiver para reagir, maiores chances terá para
evitar um acidente. Ou, alguns, simplesmente não reconhecem um perigo e
conseqüentemente não fazem nenhuma correção para evitá-lo.
A triste realidade do motociclismo é que você é menos visível do que os
veículos maiores. Sua habilidade em evitar perigos depende de sua capacidade
em reconhecer situações no tráfego em que você pode estar invisível aos
outros usuários da estrada e que exigem ajustes de sua parte, relacionados à
velocidade e posicionamento na pista.
2 – Frenagens excessiva da roda traseira
Você conduziria seu carro com somente 30 a 40 por cento dos freios
disponível?
As investigações demonstram que pilotos inexperiente fream excessivamente a
roda traseira, às vezes excluindo totalmente os freios dianteiros.
Obviamente isto aumentará a distâncias de parada e a possibilidades de uma
colisão. Muitos pilotos, interrogados logo após um acidente, não recordam
nem mesmo se aplicaram os freios dianteiros. Por outro lado, usar
exclusivamente os freios dianteiros, numa motocicleta de grande porte,
provoca a mesma situação. A regra de ouro ainda é aplicar mais intensamente
os freios dianteiros, mas agregar a frenagem dos freios traseiros, também.
3 – Negociação nas Curvas
Os seguintes erros são os mais frequentes:
Entrar na curva com velocidade excessiva – incapaz de reconhecer a
severidade da curva, o piloto normalmente decide aplicar os freios ao
inclinar-se para reduzir a velocidade, levando à inevitável perda de
aderência e de tração.
Não olhar através da curva, geralmente fixando-se em um obstáculo. A regra
de segurança determina que você deve fixar sua visão aonde você quer estar e
não no ponto à sua frente.
Falha na inclinação correta, de acordo com a velocidade. Muitos pilotos
falham em usar a inclinação necessária para passar pela curva, inclinando-se
demasiadamente (e perdendo tração) ou inclinando-se menos e saindo da faixa
da curva.
Aplicar os freios enquanto se inclina. Na maioria das vezes, a quantidade de
frenagem aplicada excede a capacidade de tração dos pneus, na inclinação em
que se encontra a motocicleta.
Escolha da trajetória – o piloto escolhe uma trajetória que o leva a cruzar
a faixa de separação das pistas ou o coloca muito próximo desta faixa,
ficando no caminho dos veículos em direção oposta e que podem estar muito
próximos da mesma faixa.
4 – Direção
As investigações demonstram, frequentemente, situações em que parece que o
piloto virou em direção ao outro veículo, ao invés de distanciar-se dele. Ou
não fizeram um movimento evasivo que poderia ter evitado a colisão. Ou,
ainda, seguiram em direção a um obstáculo que poderia ter sido evitado.
Este erro é atribuído à falta de conhecimento da contra-exterção. As
motocicletas necessitam de comandos distintos em baixa e alta velocidade. Em
baixa velocidade, ou quando estamos manobrando, normalmente giramos o guidão
na direção aonde queremos chegar. Em alta velocidade, o movimento é ao
contrário: se queremos ir para a direita, o guidão tem que ser movido para a
esquerda.
5 – Falta de treinamento
A falta de treinamento é um erro gravíssimo. Muitos acidentes poderiam ser
evitados se os pilotos tivessem treinamento adequado, antes de entrar numa
rodovia. Pilotar na cidade, em baixa velocidade, é totalmente diferente de
faze-lo numa rodovia, em velocidades superiores a 100 km/h.
Muitos acidentes ocorrem com motociclistas inexperientes e mal treinados.
Este é um erro terrível porque acidentes com motocicleta podem ser muito
sérios.
A inexperiência conduz sempre a uma pilotagem além de sua capacidade ou
habilidade.
Pilote sempre com a segurança em primeiro lugar.
Fonte: Pelas estradas
ferkmaciel- Scooterista Raiz
-
Mensagens : 915
Re: Erros de pilotagem
galera, vim acompanhando a evolução do pessoal que treinou com o Amaral,
Infelizmente como alguns aqui, também não pude participar
o que me marcou no vídeo são as manobras e pequenas manhas que vocês fizeram com a Lead e eu também estou fazendo uns testes em ruas calmas...
ontem finalmente minha primeira evolução, raspei o pezinho no asfalto tentando aquelas curvas frenéticas,
gostaria de Pedir a quem fez o curso deixar umas dicas para quem quiser treinar
Lembrando que respeito muito o trabalho profissional do instrutor Amaral e não estou cogitando uma troca, e sim uma amostra grátis
ps: sei fazer a curva no seco, se for chuva não sei fazer nada! ele deu alguma dica?
Infelizmente como alguns aqui, também não pude participar
o que me marcou no vídeo são as manobras e pequenas manhas que vocês fizeram com a Lead e eu também estou fazendo uns testes em ruas calmas...
ontem finalmente minha primeira evolução, raspei o pezinho no asfalto tentando aquelas curvas frenéticas,
gostaria de Pedir a quem fez o curso deixar umas dicas para quem quiser treinar
Lembrando que respeito muito o trabalho profissional do instrutor Amaral e não estou cogitando uma troca, e sim uma amostra grátis
ps: sei fazer a curva no seco, se for chuva não sei fazer nada! ele deu alguma dica?
Convidad- Convidado
Re: Erros de pilotagem
estes videos estao no Youtube? caso positivo, poste os links por favor!
hugovarandas- Scooterista
-
Mensagens : 157
Re: Erros de pilotagem
Ever, a questão nem são tanto as dicas, mas sim o treinamento em ambiente controlado e em situações controladas e com repetições constantes....
Não tem como vc treinar o Slalom ou as curvas fechadas que treinamos lá nas ruas. Vc pode fazer uma ou duas voltas, mas logo tem que parar por conta do trânsito e não tem como brincar de fechar o círculo cada vez mais como é feito com os cones no treinamento..
Imagina que vc combine com uns amigos de andar 1 hora de Kart.... vc sai de lá quebrado e com bastante prática de entrar nas curvas de lado e etc... agora imagina vc andar de kart o dia todo.. é a mesma coisa no curso..
Em tempo, o curso é tão divertido quanto uma corrida de Kart indoor com os amigos.. =)
Não tem como vc treinar o Slalom ou as curvas fechadas que treinamos lá nas ruas. Vc pode fazer uma ou duas voltas, mas logo tem que parar por conta do trânsito e não tem como brincar de fechar o círculo cada vez mais como é feito com os cones no treinamento..
Imagina que vc combine com uns amigos de andar 1 hora de Kart.... vc sai de lá quebrado e com bastante prática de entrar nas curvas de lado e etc... agora imagina vc andar de kart o dia todo.. é a mesma coisa no curso..
Em tempo, o curso é tão divertido quanto uma corrida de Kart indoor com os amigos.. =)
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
D;uvida
Boa noite pessoal.... sou bem novo aqui né....
Estava lendo essas dicas e não entendi a parte que está em negrito:
4 – Direção
As investigações demonstram, frequentemente, situações em que parece que o
piloto virou em direção ao outro veículo, ao invés de distanciar-se dele. Ou
não fizeram um movimento evasivo que poderia ter evitado a colisão. Ou,
ainda, seguiram em direção a um obstáculo que poderia ter sido evitado.
Este erro é atribuído à falta de conhecimento da contra-exterção. As
motocicletas necessitam de comandos distintos em baixa e alta velocidade. Em
baixa velocidade, ou quando estamos manobrando, normalmente giramos o guidão
na direção aonde queremos chegar. Em alta velocidade, o movimento é ao
contrário: se queremos ir para a direita, o guidão tem que ser movido para a
esquerda.
Alguém pode me esclarecer como funciona isso ou se foi um erro de digitação?
Estava lendo essas dicas e não entendi a parte que está em negrito:
4 – Direção
As investigações demonstram, frequentemente, situações em que parece que o
piloto virou em direção ao outro veículo, ao invés de distanciar-se dele. Ou
não fizeram um movimento evasivo que poderia ter evitado a colisão. Ou,
ainda, seguiram em direção a um obstáculo que poderia ter sido evitado.
Este erro é atribuído à falta de conhecimento da contra-exterção. As
motocicletas necessitam de comandos distintos em baixa e alta velocidade. Em
baixa velocidade, ou quando estamos manobrando, normalmente giramos o guidão
na direção aonde queremos chegar. Em alta velocidade, o movimento é ao
contrário: se queremos ir para a direita, o guidão tem que ser movido para a
esquerda.
Alguém pode me esclarecer como funciona isso ou se foi um erro de digitação?
JoãoLuizeq- Curioso
- Mensagens : 2
Re: Erros de pilotagem
Joao... dá uma olhada nesse video e vai entender mais ou menos...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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rinakamura- Scooterista
-
Mensagens : 324
Re: Erros de pilotagem
Esse eh meio tosco, mas mostra melhor...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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rinakamura- Scooterista
-
Mensagens : 324
Re: Erros de pilotagem
rinakamura escreveu:Esse eh meio tosco, mas mostra melhor...
Agora entendiiii... pow, pra fazer isso em alta velocidade requer muito treino e experiência né!
Obrigado pelo esclarecimento...
Att,
João Luiz
JoãoLuizeq- Curioso
- Mensagens : 2
Página 1 de 1
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