Entrar
Quem está conectado?
Há 15 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 15 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Top dos mais postadores
Ishida | ||||
Dalton | ||||
AND FORFUN | ||||
ferkmaciel | ||||
hkario | ||||
sphinks | ||||
Axell Folley | ||||
Saint_ago | ||||
Marc | ||||
Cristiano |
Anuncios
Nenhum anúncio
Vela de ignição
+23
ADRIANOLANDRE
magudf
iandomianrj
edmarferreira2
Axell Folley
ajmeira
keimigoto
Andric Motorcycle
souzaralf
clear.gsx750f
ANDERSON NOGUEIRA
josé ricardo
Saint_ago
kzbicas
Márcio
ramon.vix
renatu
Visionx3me
AND FORFUN
Ishida
Dalton
ferkmaciel
Zimbaro
27 participantes
Página 1 de 5
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Vela de ignição
Bem pessoal não achei nenhum tópico relacionado à vela então fiz um ai..... oq acontece é q eu estou com uma grande dúvida em uma vela q foi substituida na revisão dos 8000 Km a que estava lá era a CR7EH-9 NGK q foi substituida pela CR8EH-9 NGK só q no dia eu havia falado para o mecanico da cc sobre a numeração e ele disse q é tudo igual só muda o numero rsrsrsrsrs só q depois disso eu tenho notado q a ponteirinha do escap está formado muito carvão o combustivel q utilizo é gasolina comum só abasteço em um posto Shell conheço o dono e taulz então acredito q não seja gasolina ruim hoje liguei em três cc e fui informado q a Honda só manda a vela CR8EH-9 NGK a outra não vem para reposição ai será q tem algo haver com o amaciamento do motor?????
No catalogo eu visualizei a seguinte informação:
Vela CR7EH-9 é Padrão.
Vela CR8EH-9 é indicada para pilotagem prolongada em alta velocidade.
Abraços
No catalogo eu visualizei a seguinte informação:
Vela CR7EH-9 é Padrão.
Vela CR8EH-9 é indicada para pilotagem prolongada em alta velocidade.
Abraços
Zimbaro- Scooterista
-
Mensagens : 162
Re: Vela de ignição
Ninguem no forum esta habilitado a esclarecer essa duvida?
Compensa mudar a vela, para obter uma melhor queima?
Compensa mudar a vela, para obter uma melhor queima?
ferkmaciel- Scooterista Raiz
-
Mensagens : 915
Re: Vela de ignição
Não entendo quase nada... mas o que sei é que essa vela original é mais quente que a que vc está encontrando para a troca.
Vc botou uma vela mais fria e começou a formar resíduo? No meu pensamento deveria ser o contrário...
Pq é mais ou menos assim: vamos supor que tem a vela padrão. Vc está sentindo que o motor não rende o esperado, talvez pq a vela não esteja queimando bem a gasosa.... aí vc poe uma mais quente, pra queimar melhor a mistura...
Por outro lado, se a vela ta durando pouco, o motor esquenta mto, formando carbonização, ou mesmo gastando mto, vc poe a mais fria.
Ou seja, se a vela está quente demais que teoricamente deveria carbonizar. Vc colocou uma mais fria e isso aconteceu....
É por isso mesmo que o manual, ou catálogo, diz que sua nova vela é pra alta velocidade prolongada. Nessas situações "quentes", poe-se uma vela mais fria para balancear.
Pq fria ou quente? Qualquer vela causa a explosao, e portanto esquenta. Vela mais fria tem dissipador mais eficiente. É por aí.
Como eu disse, eu não entendo nada. Mas eu sei esse básico. E por esse básico, dá pra entender pq to achando que tá acontecendo o contrário do que deveria?
Como estava sua vela antiga? Tava bem escura, com cor de queimado, ou até preta? O certo é meio ferrugem, marrom...
Desculpem não saber explicar melhor. Eu nao sou um bom professor, ainda mais quando nao entendo nada do assunto. heeh
Vc botou uma vela mais fria e começou a formar resíduo? No meu pensamento deveria ser o contrário...
Pq é mais ou menos assim: vamos supor que tem a vela padrão. Vc está sentindo que o motor não rende o esperado, talvez pq a vela não esteja queimando bem a gasosa.... aí vc poe uma mais quente, pra queimar melhor a mistura...
Por outro lado, se a vela ta durando pouco, o motor esquenta mto, formando carbonização, ou mesmo gastando mto, vc poe a mais fria.
Ou seja, se a vela está quente demais que teoricamente deveria carbonizar. Vc colocou uma mais fria e isso aconteceu....
É por isso mesmo que o manual, ou catálogo, diz que sua nova vela é pra alta velocidade prolongada. Nessas situações "quentes", poe-se uma vela mais fria para balancear.
Pq fria ou quente? Qualquer vela causa a explosao, e portanto esquenta. Vela mais fria tem dissipador mais eficiente. É por aí.
Como eu disse, eu não entendo nada. Mas eu sei esse básico. E por esse básico, dá pra entender pq to achando que tá acontecendo o contrário do que deveria?
Como estava sua vela antiga? Tava bem escura, com cor de queimado, ou até preta? O certo é meio ferrugem, marrom...
Desculpem não saber explicar melhor. Eu nao sou um bom professor, ainda mais quando nao entendo nada do assunto. heeh
Dalton- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1989
Velas de Ignição
texto tirado do site da Bosch - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Baseado nesse texto, se ele trocou uma 7 por uma 8, ele colocou uma vela mais quente, ou seja, a câmara de combustão dissipa menos o calor do motor e isso pode estar causando uma auto-ignição (quando o combustível se queima sozinho, antes da vela gerar a faísca), principalmente pq o motor da Lead já trabalha com uma taxa de compressão altíssima para gasolina, causando o aumento de carvão relatado por conta da queima ineficiente do combustível e um consequente aumento no consumo.
Uma solução seria passar a usar gasolinas de alto poder de octanagem, como a Shell V-Power Racing e a BR Podium ou fazer testes e trocar a vela por outra 7 ou até 6 ...
Meus comentáriosGrau térmico da vela de ignição
O grau térmico descreve a capacidade de uma vela de ignição em dissipar o calor gerado na câmara de combustão. O calor recebido por uma vela depende do tipo de cada motor.
O grau térmico é importante porque é necessário manter uma temperatura mínima na câmara de combustão para prevenir carbonização (autolimpeza) e conseqüentemente, as falhas de ignição. Por outro lado, é necessário também não exceder uma certa temperatura máxima para a prevenção de auto-ignição.
Por essas razões, a faixa de temperatura operacional da vela de ignição é definida de acordo com a potência específica de cada motor.
O grau térmico de cada tipo de vela é indicado por um número e esse número faz parte da designação das velas Bosch.
Assim como no termômetro, números baixos como 4 e 5 representam velas "frias", ou seja, velas com alta capacidade de dissipação do calor gerado pelo motor - Ex. Ferrari.
Números de mais altos, como 7 e 8 representam velas "quentes", ou seja, velas com baixa capacidade de dissipação do calor gerado pelo motor - Ex. Fusca.
Baseado nesse texto, se ele trocou uma 7 por uma 8, ele colocou uma vela mais quente, ou seja, a câmara de combustão dissipa menos o calor do motor e isso pode estar causando uma auto-ignição (quando o combustível se queima sozinho, antes da vela gerar a faísca), principalmente pq o motor da Lead já trabalha com uma taxa de compressão altíssima para gasolina, causando o aumento de carvão relatado por conta da queima ineficiente do combustível e um consequente aumento no consumo.
Uma solução seria passar a usar gasolinas de alto poder de octanagem, como a Shell V-Power Racing e a BR Podium ou fazer testes e trocar a vela por outra 7 ou até 6 ...
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: Vela de ignição
Amigos enchi o tanque dela com gasolina Podium e agora vou fazer o teste e assim q acabar o tanque eu posto as informações ok desde já agradeço pela colaboração de todos.....
Abraços
Abraços
Zimbaro- Scooterista
-
Mensagens : 162
Re: Vela de ignição
então eu não manjo nada estou lendo só para aprender... espero a sua resposta.
AND FORFUN- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1241
Re: Vela de ignição
Ishida, segundo a NGK, é o contrário. O número cresce de acordo com a capacidade de dissipação de calor.
Ou seja, a 7 é mais quente que a 8. Porque a 8 tem um grau de dissipação maior.
Fui tirar a dúvida no site da NGK mesmo. Tem um FAQ legalzinho:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Vou ler mais sobre isso para ver quem tá errado. São duas fabricantes de respeito. Mas alguma está falando besteira e espero que não seja eu!
Ou seja, a 7 é mais quente que a 8. Porque a 8 tem um grau de dissipação maior.
Fui tirar a dúvida no site da NGK mesmo. Tem um FAQ legalzinho:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Vou ler mais sobre isso para ver quem tá errado. São duas fabricantes de respeito. Mas alguma está falando besteira e espero que não seja eu!
Dalton- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1989
Re: Vela de ignição
Na duvida opte por uma 7...7 dias, é garantia de uma queima prolongada...tosco...hauhauhauh
ferkmaciel- Scooterista Raiz
-
Mensagens : 915
Re: Vela de ignição
se você não souber nada sobre velas acenda uma de 7 dias e reze...
AND FORFUN- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1241
Re: Vela de ignição
Galera, na revisão dos 8mil KM da minha Lead, colocaram a vela : CR8EH-9 (Honda CBX 250).
Bom, se eles andam fazendo esse tipo de troca, certamente não há contra-indicação do próprio fabricante.
O problema maior seria se depois desta troca, a sua Lead começar a morrer, engasgar para ligar, buzina as vezes falha, farol com luminância menor, entre outros defeitos característicos de vela.
Se sua Lead não apresenta nenhum desses problemas, fique tranquilo. Rode, mas rode sempre com atenção no comportamento de sua Honda Gordinha.
Abração.
Bom, se eles andam fazendo esse tipo de troca, certamente não há contra-indicação do próprio fabricante.
O problema maior seria se depois desta troca, a sua Lead começar a morrer, engasgar para ligar, buzina as vezes falha, farol com luminância menor, entre outros defeitos característicos de vela.
Se sua Lead não apresenta nenhum desses problemas, fique tranquilo. Rode, mas rode sempre com atenção no comportamento de sua Honda Gordinha.
Abração.
Visionx3me- Prospect
-
Mensagens : 10
Re: Vela de ignição
Então And, pelo que o "consultor" da Honda me falou, pode sim.
Abração.
Abração.
Visionx3me- Prospect
-
Mensagens : 10
Re: Vela de ignição
acho então que está na hora de levar a minha para a revisão.
AND FORFUN- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1241
Re: Vela de ignição
Quantos km está a sua And ?And escreveu:acho então que está na hora de levar a minha para a revisão.
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: Vela de ignição
And...acho que não é a vela nao...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
ferkmaciel- Scooterista Raiz
-
Mensagens : 915
Re: Vela de ignição
Ishida escreveu:Quantos km está a sua And ?And escreveu:acho então que está na hora de levar a minha para a revisão.
5.000km
AND FORFUN- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1241
Re: Vela de ignição
ferkmaciel escreveu:And...acho que não é a vela nao...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para de zica ae mano
AND FORFUN- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1241
Re: Vela de ignição
Ta bem AND troca a vela deve resolver...hauahahuaah
ferkmaciel- Scooterista Raiz
-
Mensagens : 915
vela iridium
Oi, alguem sabe se existe vela de iridium para a lead? Sabe a numeraçao? Obs. se existir acho que vale muito pois uso em outros veiculos e muito bom.
renatu- Prospect
- Mensagens : 8
Re: Vela de ignição
Desculpe te responder com uma pergunta, desculpe por nao conhecer tao bem assim, mas vela iridium ou outro tipo de vela de performance vai melhorar em que a lead? Ela nao passa de 9 mil giros.... Se realmente tiver algum ganho ou se vier a somar, vamos aguardar a turma responder, ai quem sabe tb arrumo uma. rss
Abraços
Abraços
ramon.vix- Curioso
-
Mensagens : 3
Re: Vela de ignição
ola, vela de iridium tem durabilidade melhor e queima melhor o combustivel. Acho q tbem facilita a partida.
renatu- Prospect
- Mensagens : 8
Re: Vela de ignição
Bom galera, tem outro tópico onde discutimos um pouco sobre vela e pode complementar o que está sendo discutido aqui, vejam em "Vela de ignição help....."
Sobre velas de alto desempenho, elas a princípio melhoram a faísca, melhorando a queima de combustível e com isso gerando economia de combustível, melhora na performance e melhoria nas partidas com o motor frio.. Lembrando que a vela é só a ponta final do sistema de ignição, tendo outros fatores como qualidade dos cabos, programação da injeção e a própria ignição que tb influenciam no desempenho das velas.
Sobre velas de alto desempenho, elas a princípio melhoram a faísca, melhorando a queima de combustível e com isso gerando economia de combustível, melhora na performance e melhoria nas partidas com o motor frio.. Lembrando que a vela é só a ponta final do sistema de ignição, tendo outros fatores como qualidade dos cabos, programação da injeção e a própria ignição que tb influenciam no desempenho das velas.
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: Vela de ignição
Pra quem quizer usar a de iridium:
NGK - CR8EHIX-9
É equivalente a CR8EH-9 - a mesma da Twister e Tornado. É a que a concessionária vende e instala nas revisões.
A original, CR7EH-9 que vem na moto não existe a disposição no Brasil.
No ML essa vela custa por volta de 40 dinheiros e pelo custo/durabilidade, acredito ser uma boa opção.
NGK - CR8EHIX-9
É equivalente a CR8EH-9 - a mesma da Twister e Tornado. É a que a concessionária vende e instala nas revisões.
A original, CR7EH-9 que vem na moto não existe a disposição no Brasil.
No ML essa vela custa por volta de 40 dinheiros e pelo custo/durabilidade, acredito ser uma boa opção.
Márcio- Scooterista Newbie
-
Mensagens : 64
Re: Vela de ignição
Consumo não deu para medir ainda, pois ando mto pouco, ainda não enchi o tanque.
Mas sinceramente não senti diferença em desempenho ou partida a frio.
Acho que senti bem mais diferença quando conheci a Podium.
Observando que coloquei a Iridium na Yes.
Mas sinceramente não senti diferença em desempenho ou partida a frio.
Acho que senti bem mais diferença quando conheci a Podium.
Observando que coloquei a Iridium na Yes.
Dalton- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1989
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Página 1 de 5
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Seg 21 Fev 2022, 23:46 por Siveira
» Honda Lead trepidando quando parada
Qui 20 Jan 2022, 18:31 por Convidado
» A transformação da minha LEAD 2012
Seg 27 Dez 2021, 07:59 por wendiko
» Temperatura do Motor
Ter 20 Abr 2021, 00:42 por rafacof
» Estou chegando...
Qua 04 Nov 2020, 19:13 por sergio eliaz
» Troca de miolo da ignição
Qua 19 Ago 2020, 14:22 por Ishida
» [ Novatos ] Apresente-se
Dom 07 Jun 2020, 00:40 por Admin
» Lead - Aumentar Potencia!!!!
Qua 25 Mar 2020, 14:22 por MICHELLE FERNANDES
» E agora?! rs
Ter 17 Mar 2020, 11:33 por Breno