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    Mensagem  Zimbaro Sáb 02 Jul 2011, 10:21

    Bem pessoal não achei nenhum tópico relacionado à vela então fiz um ai..... oq acontece é q eu estou com uma grande dúvida em uma vela q foi substituida na revisão dos 8000 Km a que estava lá era a CR7EH-9 NGK q foi substituida pela CR8EH-9 NGK só q no dia eu havia falado para o mecanico da cc sobre a numeração e ele disse q é tudo igual só muda o numero rsrsrsrsrs só q depois disso eu tenho notado q a ponteirinha do escap está formado muito carvão o combustivel q utilizo é gasolina comum só abasteço em um posto Shell conheço o dono e taulz então acredito q não seja gasolina ruim hoje liguei em três cc e fui informado q a Honda só manda a vela CR8EH-9 NGK a outra não vem para reposição ai será q tem algo haver com o amaciamento do motor?????


    No catalogo eu visualizei a seguinte informação:

    Vela CR7EH-9 é Padrão.

    Vela CR8EH-9 é indicada para pilotagem prolongada em alta velocidade.



    Abraços
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    Mensagem  ferkmaciel Sex 08 Jul 2011, 21:43

    Ninguem no forum esta habilitado a esclarecer essa duvida?
    Compensa mudar a vela, para obter uma melhor queima?
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    Mensagem  Dalton Sáb 09 Jul 2011, 03:47

    Não entendo quase nada... mas o que sei é que essa vela original é mais quente que a que vc está encontrando para a troca.

    Vc botou uma vela mais fria e começou a formar resíduo? No meu pensamento deveria ser o contrário...

    Pq é mais ou menos assim: vamos supor que tem a vela padrão. Vc está sentindo que o motor não rende o esperado, talvez pq a vela não esteja queimando bem a gasosa.... aí vc poe uma mais quente, pra queimar melhor a mistura...

    Por outro lado, se a vela ta durando pouco, o motor esquenta mto, formando carbonização, ou mesmo gastando mto, vc poe a mais fria.

    Ou seja, se a vela está quente demais que teoricamente deveria carbonizar. Vc colocou uma mais fria e isso aconteceu....

    É por isso mesmo que o manual, ou catálogo, diz que sua nova vela é pra alta velocidade prolongada. Nessas situações "quentes", poe-se uma vela mais fria para balancear.

    Pq fria ou quente? Qualquer vela causa a explosao, e portanto esquenta. Vela mais fria tem dissipador mais eficiente. É por aí.

    Como eu disse, eu não entendo nada. Mas eu sei esse básico. E por esse básico, dá pra entender pq to achando que tá acontecendo o contrário do que deveria?

    Como estava sua vela antiga? Tava bem escura, com cor de queimado, ou até preta? O certo é meio ferrugem, marrom...

    Desculpem não saber explicar melhor. Eu nao sou um bom professor, ainda mais quando nao entendo nada do assunto. heeh
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    Mensagem  Ishida Dom 10 Jul 2011, 16:07

    texto tirado do site da Bosch - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Grau térmico da vela de ignição

    O grau térmico descreve a capacidade de uma vela de ignição em dissipar o calor gerado na câmara de combustão. O calor recebido por uma vela depende do tipo de cada motor.

    O grau térmico é importante porque é necessário manter uma temperatura mínima na câmara de combustão para prevenir carbonização (autolimpeza) e conseqüentemente, as falhas de ignição. Por outro lado, é necessário também não exceder uma certa temperatura máxima para a prevenção de auto-ignição.

    Por essas razões, a faixa de temperatura operacional da vela de ignição é definida de acordo com a potência específica de cada motor.

    O grau térmico de cada tipo de vela é indicado por um número e esse número faz parte da designação das velas Bosch.

    Assim como no termômetro, números baixos como 4 e 5 representam velas "frias", ou seja, velas com alta capacidade de dissipação do calor gerado pelo motor - Ex. Ferrari.

    Números de mais altos, como 7 e 8 representam velas "quentes", ou seja, velas com baixa capacidade de dissipação do calor gerado pelo motor - Ex. Fusca.
    Meus comentários

    Baseado nesse texto, se ele trocou uma 7 por uma 8, ele colocou uma vela mais quente, ou seja, a câmara de combustão dissipa menos o calor do motor e isso pode estar causando uma auto-ignição (quando o combustível se queima sozinho, antes da vela gerar a faísca), principalmente pq o motor da Lead já trabalha com uma taxa de compressão altíssima para gasolina, causando o aumento de carvão relatado por conta da queima ineficiente do combustível e um consequente aumento no consumo.

    Uma solução seria passar a usar gasolinas de alto poder de octanagem, como a Shell V-Power Racing e a BR Podium ou fazer testes e trocar a vela por outra 7 ou até 6 ...
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    Mensagem  Zimbaro Seg 11 Jul 2011, 14:22

    Amigos enchi o tanque dela com gasolina Podium e agora vou fazer o teste e assim q acabar o tanque eu posto as informações ok desde já agradeço pela colaboração de todos..... Very Happy



    Abraços
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    Mensagem  AND FORFUN Seg 11 Jul 2011, 14:56

    então eu não manjo nada estou lendo só para aprender... espero a sua resposta.
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    Mensagem  Dalton Seg 11 Jul 2011, 15:24

    Ishida, segundo a NGK, é o contrário. O número cresce de acordo com a capacidade de dissipação de calor.

    Ou seja, a 7 é mais quente que a 8. Porque a 8 tem um grau de dissipação maior.

    Fui tirar a dúvida no site da NGK mesmo. Tem um FAQ legalzinho:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Vou ler mais sobre isso para ver quem tá errado. São duas fabricantes de respeito. Mas alguma está falando besteira e espero que não seja eu! What a Face
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    Mensagem  ferkmaciel Seg 11 Jul 2011, 15:28

    Na duvida opte por uma 7...7 dias, é garantia de uma queima prolongada...tosco...hauhauhauh
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    Mensagem  AND FORFUN Seg 11 Jul 2011, 15:43

    se você não souber nada sobre velas acenda uma de 7 dias e reze...
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    Mensagem  Visionx3me Ter 19 Jul 2011, 16:20

    Galera, na revisão dos 8mil KM da minha Lead, colocaram a vela : CR8EH-9 (Honda CBX 250).
    Bom, se eles andam fazendo esse tipo de troca, certamente não há contra-indicação do próprio fabricante.
    O problema maior seria se depois desta troca, a sua Lead começar a morrer, engasgar para ligar, buzina as vezes falha, farol com luminância menor, entre outros defeitos característicos de vela.
    Se sua Lead não apresenta nenhum desses problemas, fique tranquilo. Rode, mas rode sempre com atenção no comportamento de sua Honda Gordinha.
    Abração.
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    Mensagem  AND FORFUN Ter 19 Jul 2011, 17:55

    falha na ignição pode ser vela ?
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    Mensagem  Visionx3me Ter 19 Jul 2011, 17:56

    Então And, pelo que o "consultor" da Honda me falou, pode sim.
    Abração.
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    Mensagem  AND FORFUN Qua 20 Jul 2011, 10:01

    acho então que está na hora de levar a minha para a revisão.
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    Mensagem  Ishida Qua 20 Jul 2011, 10:14

    And escreveu:acho então que está na hora de levar a minha para a revisão.
    Quantos km está a sua And ?
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    Mensagem  ferkmaciel Qua 20 Jul 2011, 10:26

    And...acho que não é a vela nao...

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    Mensagem  AND FORFUN Qua 20 Jul 2011, 16:42

    Ishida escreveu:
    And escreveu:acho então que está na hora de levar a minha para a revisão.
    Quantos km está a sua And ?

    5.000km
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    Mensagem  AND FORFUN Qua 20 Jul 2011, 16:44

    ferkmaciel escreveu:And...acho que não é a vela nao...

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    Para de zica ae mano
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    Mensagem  ferkmaciel Qua 20 Jul 2011, 16:51

    Ta bem AND troca a vela deve resolver...hauahahuaah
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    Mensagem  AND FORFUN Qua 20 Jul 2011, 18:41

    é obvio que são as velas.
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    Mensagem  renatu Ter 30 Ago 2011, 21:45

    Oi, alguem sabe se existe vela de iridium para a lead? Sabe a numeraçao? Obs. se existir acho que vale muito pois uso em outros veiculos e muito bom.
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    Mensagem  ramon.vix Ter 30 Ago 2011, 22:57

    Desculpe te responder com uma pergunta, desculpe por nao conhecer tao bem assim, mas vela iridium ou outro tipo de vela de performance vai melhorar em que a lead? Ela nao passa de 9 mil giros.... Se realmente tiver algum ganho ou se vier a somar, vamos aguardar a turma responder, ai quem sabe tb arrumo uma. rss


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    Mensagem  renatu Qua 31 Ago 2011, 17:30

    ola, vela de iridium tem durabilidade melhor e queima melhor o combustivel. Acho q tbem facilita a partida.
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    Mensagem  Ishida Qua 31 Ago 2011, 19:59

    Bom galera, tem outro tópico onde discutimos um pouco sobre vela e pode complementar o que está sendo discutido aqui, vejam em "Vela de ignição help....."

    Sobre velas de alto desempenho, elas a princípio melhoram a faísca, melhorando a queima de combustível e com isso gerando economia de combustível, melhora na performance e melhoria nas partidas com o motor frio.. Lembrando que a vela é só a ponta final do sistema de ignição, tendo outros fatores como qualidade dos cabos, programação da injeção e a própria ignição que tb influenciam no desempenho das velas.
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    Mensagem  Márcio Sex 23 Set 2011, 07:29

    Pra quem quizer usar a de iridium:

    NGK - CR8EHIX-9

    É equivalente a CR8EH-9 - a mesma da Twister e Tornado. É a que a concessionária vende e instala nas revisões.
    A original, CR7EH-9 que vem na moto não existe a disposição no Brasil.

    No ML essa vela custa por volta de 40 dinheiros e pelo custo/durabilidade, acredito ser uma boa opção.
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    Mensagem  Dalton Sex 23 Set 2011, 14:00

    Consumo não deu para medir ainda, pois ando mto pouco, ainda não enchi o tanque.

    Mas sinceramente não senti diferença em desempenho ou partida a frio.

    Acho que senti bem mais diferença quando conheci a Podium.

    Observando que coloquei a Iridium na Yes.
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