Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
8 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 8 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    Morro de medo de moto

    5 participantes

    Ir para baixo

    Morro de medo de moto Empty Morro de medo de moto

    Mensagem  digitale Dom 07 Abr 2013, 01:26

    Não sei se estou escrevendo no lugar certo, mas lá vai.

    Sobre mim:
    Moro em Copacabana e essa semana vendi meu carro, pois mudei de emprego. Agora trabalho a 6km de casa e tenho andado de busao ou de bike.

    Fiquei muito feliz por nao precisar mais dirigir por obrigação, pegar transito pesado, engarrafamentos, fora os gastos tais como pagar garagem+IPVA+Gasosa+revisoes+reparos e etc...

    Minha experiencia no transito:
    Minha relação com o transito é normal. eu dirigia diariamente 65km e tenho carteira a 15 anos, sempre dirigindo quase q diariamente, viajando pra longe, já passei por muitas... enfim, me considero um motorista experiente.

    Meu medo de moto: pale

    Sempre tive muito medo de motos, porem sempre olhei com um pouco de inveja branca o pessoal andando de moto, especialmente as mulheres, que cada vez mais vemos com frequencia pilotando e vencendo seus medos (parabéns pra vcs Very Happy).

    Entao para tentar largar o medo comecei a ver videos de acidentes de motos, pesquisei estatisticas, li artigos sobre tecnicas de pilotagem, pra ver se me convencia que não é tão perigoso ou tentar me imaginar conseguindo conviver com esse risco e com o fato que meu corpo seria o para-choque, mas qndo vejo esses videos minha vontade acaba na hora. Eu fico tentando me imaginar em uma moto, mas nao consigo.

    Quando vejo oq os onibus e motoristas desavisados faziam comigo no transito de carro, imagino como não fariam se eu estivesse de moto.

    Meu trajeto:

    Meu trajeto basicamente seria Copa->Urca-> lagoa-> copa ou Copa->Urca->Centro-Copa

    Acho q eu nao faria nem 15km por dia kkkk, maravilhoso e seria um risco bem mais controlado que pegar um rebouças, Av Brasil e etc, mas morro de medo dessa porra de moto.

    Conclusão:

    Meus colegas q tem moto me indicaram tirar pelo menos tirar Hab tipo A. Oque nao custa nada e nisso vou aprender alguma coisa de moto e depois vou ver no que dá, se tomar gosto de verdade compro uma motoca. Não penso muito em scooters pelo tamanho das rodas e a posicao de dirigir q olhando nao me passa muita segurança.

    Se alguem tiver uma dica pra me dar ficarei grato.

    Obrigado galera


    avatar
    digitale
    Curioso
    Curioso

    Mensagens : 2

    Ir para o topo Ir para baixo

    Morro de medo de moto Empty Re: Morro de medo de moto

    Mensagem  ajmeira Dom 07 Abr 2013, 09:31

    Olá, apesar de ser novato aqui, quero te desejar as boas vindas. Sou novato no fórum e tenho pouca experiência com scooters, mas piloto desde os 15 anos (tenho 32). Já pratiquei off-road (trilhas e motocross) e isso me ajudou muito na pilotagem no dia-a-dia. No momento estou sem moto, aguardando o momento certo para comprar outra, mas usei muito a moto, para passeio, viagens e trabalho. Levei muitos sustos no trânsito mas tombo só um, quase parado e por total falta de atenção (esqueci de tirar a trava do disco...) e te digo que o principal é justamente isso: atenção! Se você tá ligado em tudo que acontece a sua volta e prevê situações de perigo, dificilmente se envolverá em acidentes. O tipo de moto não vai importar muito, desde que você a conheça bem e respeite seus limites. O medo é muito bom, pois evita que você se arrisque mais que o necessário. Pense que, mesmo dentro do carro, em uma colisão a 60km/h, pode-se ter grandes ferimentos...Bom, pra finalizar, escolha bem o equipamento de proteção, que vai fazer toda a diferença quando o pior for inevitável. Espero ter ajudado. Abraço!
    ajmeira
    ajmeira
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 182

    Ir para o topo Ir para baixo

    Morro de medo de moto Empty Re: Morro de medo de moto

    Mensagem  Tibissa Dom 07 Abr 2013, 10:58

    Olá!
    Bom, primeiramente SIGA o conselho dos teus amigos.
    Tire carteira antes de comprar sua moto.

    Depois vc disse que sempre andou de bike!? Eu sempre andei tambem, fazia trilha, enfim eu literalmente vestia a bike e andava no meio do transito meio que entre os carros tbm, sempre andei bem de bike.
    Hoje tenho uma lead que é minha primeira moto e vejo que a bike me ajudou MUITO na base pra andar de moto, andar entre os carros foi o que mais me ajudou a aprender a enxergar la na frente, sabe?
    Alem de me ajudar na noção de onde dá para passar e onde não dá.

    PS: Eu faço trajeto Ipanema>Lagoa>Copa>Centro numa boa, mas vo te falar que nao troco o metrô por nada. Mto mais confortavel, vou lendo... enfim, no inicio na empolgacao tava indo direto pro centro de lead, mas agora deixo so pra role no fds.
    Tibissa
    Tibissa
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 262

    Ir para o topo Ir para baixo

    Morro de medo de moto Empty Re: Morro de medo de moto

    Mensagem  phenrique79 Dom 07 Abr 2013, 15:52

    Eu acrescentaria o seguinte, na maioria dos acidentes o maior culpado é o próprio condutor. Pois faltou prudência e perícia.

    Eu moro em Vargem Grande, zona oeste RJ, e já fui a São João de Meriti, Duque de Caxias, já trafeguei pela Linha Vermelha e Linha Amarela, Avenida das Américas, Grajaú-JPA, Pres Vargas, Lagoa-Barra, Rebouças, Aterro, entre outros. Enfim, tenho habilitação A há uns dois anos.

    Inicialmente a comprei para andar apenas por aqui em Vargem Grande. Após ser parado pela PM na porta de minha casa, decidi tirar também a categoria A e andar sem "dever" nada a ninguém. Aos poucos fui aumentando a distância e sempre trafegando com prudência e utilizando o espaço equivalente a um carro. Quando você se posiciona assim no trânsito, percebo que o respeito é maior. Ando entre os carros, quando o transito para ou fica muito lento. Para andar nas vias expressas anteriormente citadas, eu fico na faixa da direita e vou na minha.

    É claro que tentar prever movimentos aheios não é fácil, mas ajuda a manter a sua integridade.

    Atualmente ando em outras motos (de amigos - CG, Bros, GSXF, HD 1600 Ultra Glide, Suzuki LC 1500) mas digo que a versatilidade da Lead é superior a quase todas estas citadas, pois é uma moto leve, fácil de ser conduzida, fácil de estacionar, o bagageiro é excelente. Para alguns a velocidade limitada chega a ser incomodo, mas para mim, mesmo pegando algumas vias expressas (Linha Amerela e Vermelha quem conhece sabe o que é) me atende bem. Andar acima de 80km/h e encarar um vento lateral forte não é nada seguro nesta moto.

    Eu trocaria a minha apenas por outra scooter (Citycom ou Burgman 400 ou 650) para ter mais conforto com garupa.

    Acho que uma scooter lhe cairia bem!

    Boa Sorte na decisão!!!
    avatar
    phenrique79
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Masculino

    Mensagens : 82

    Ir para o topo Ir para baixo

    Morro de medo de moto Empty Re: Morro de medo de moto

    Mensagem  digitale Dom 07 Abr 2013, 21:21

    ajmeira escreveu:Olá, apesar de ser novato aqui, quero te desejar as boas vindas. Sou novato no fórum e tenho pouca experiência com scooters, mas piloto desde os 15 anos (tenho 32). Já pratiquei off-road (trilhas e motocross) e isso me ajudou muito na pilotagem no dia-a-dia. No momento estou sem moto, aguardando o momento certo para comprar outra, mas usei muito a moto, para passeio, viagens e trabalho. Levei muitos sustos no trânsito mas tombo só um, quase parado e por total falta de atenção (esqueci de tirar a trava do disco...) e te digo que o principal é justamente isso: atenção! Se você tá ligado em tudo que acontece a sua volta e prevê situações de perigo, dificilmente se envolverá em acidentes. O tipo de moto não vai importar muito, desde que você a conheça bem e respeite seus limites. O medo é muito bom, pois evita que você se arrisque mais que o necessário. Pense que, mesmo dentro do carro, em uma colisão a 60km/h, pode-se ter grandes ferimentos...Bom, pra finalizar, escolha bem o equipamento de proteção, que vai fazer toda a diferença quando o pior for inevitável. Espero ter ajudado. Abraço!

    Com certeza, sempre dirigi com atenção, seu depoimento ajudou bastante ! vlw cara!

    Tibissa escreveu:Olá!
    Bom, primeiramente SIGA o conselho dos teus amigos.
    Tire carteira antes de comprar sua moto.

    Depois vc disse que sempre andou de bike!? Eu sempre andei tambem, fazia trilha, enfim eu literalmente vestia a bike e andava no meio do transito meio que entre os carros tbm, sempre andei bem de bike.
    Hoje tenho uma lead que é minha primeira moto e vejo que a bike me ajudou MUITO na base pra andar de moto, andar entre os carros foi o que mais me ajudou a aprender a enxergar la na frente, sabe?
    Alem de me ajudar na noção de onde dá para passar e onde não dá.

    PS: Eu faço trajeto Ipanema>Lagoa>Copa>Centro numa boa, mas vo te falar que nao troco o metrô por nada. Mto mais confortavel, vou lendo... enfim, no inicio na empolgacao tava indo direto pro centro de lead, mas agora deixo so pra role no fds.

    Pode crer parceiro, sempre gostei de andar certinho, até pq eu tenho o "profile" que os homi gosta de abordar. Nunca me senti confortavel de andar de bike no meio do transito, mas acredito que com o tempo vai ser apenas uma questão de costume mesmo.
    De carro sempre usei uma direcao defensiva, acho q de moto vai ser 2x mais.

    Quanto a fazer o trajeto de metrô ou coletivo, como já disse antes, para mim não ter q dirigir todo dia tem sido um alivio. Derrepente, vou continuar indo trabalhar de bike mesmo, ou até mesmo comprar uma bike eletrica e vou apenas tirar a habilitação pra pilotar fim de semana. Esse ano vence minha carteira dai já renovo com nova categoria, pagando apenas 1 duda.


    phenrique79 escreveu:Eu acrescentaria o seguinte, na maioria dos acidentes o maior culpado é o próprio condutor. Pois faltou prudência e perícia.

    Eu moro em Vargem Grande, zona oeste RJ, e já fui a São João de Meriti, Duque de Caxias, já trafeguei pela Linha Vermelha e Linha Amarela, Avenida das Américas, Grajaú-JPA, Pres Vargas, Lagoa-Barra, Rebouças, Aterro, entre outros. Enfim, tenho habilitação A há uns dois anos.

    Inicialmente a comprei para andar apenas por aqui em Vargem Grande. Após ser parado pela PM na porta de minha casa, decidi tirar também a categoria A e andar sem "dever" nada a ninguém. Aos poucos fui aumentando a distância e sempre trafegando com prudência e utilizando o espaço equivalente a um carro. Quando você se posiciona assim no trânsito, percebo que o respeito é maior. Ando entre os carros, quando o transito para ou fica muito lento. Para andar nas vias expressas anteriormente citadas, eu fico na faixa da direita e vou na minha.

    É claro que tentar prever movimentos aheios não é fácil, mas ajuda a manter a sua integridade.

    Atualmente ando em outras motos (de amigos - CG, Bros, GSXF, HD 1600 Ultra Glide, Suzuki LC 1500) mas digo que a versatilidade da Lead é superior a quase todas estas citadas, pois é uma moto leve, fácil de ser conduzida, fácil de estacionar, o bagageiro é excelente. Para alguns a velocidade limitada chega a ser incomodo, mas para mim, mesmo pegando algumas vias expressas (Linha Amerela e Vermelha quem conhece sabe o que é) me atende bem. Andar acima de 80km/h e encarar um vento lateral forte não é nada seguro nesta moto.

    Eu trocaria a minha apenas por outra scooter (Citycom ou Burgman 400 ou 650) para ter mais conforto com garupa.

    Acho que uma scooter lhe cairia bem!

    Boa Sorte na decisão!!!


    [b]De carro sempre andei defensivamente prevendo oq os outros fariam, dificilmente eu errava, mas eu fazia isso no conforto do meu carro, sabendo q qlqr coisa seria um amassado pra lidar, obviamente, na moto o papo é outro, por isso meu receio.

    Qnto a andar certinho, sempre fui assim. Só pretendo pegar a moto qndo estiver com minha habilitacao A.

    Tenho visto muitas e muitas Citys e B400 na rua, e confesso que estava até procurando essa (City), porem, 10k é muito pra mim que ja tenho uns compromissos, fora que tenho apenas 1.66m e peso 58Kg. O vento lateral é uma foda sou quase uma pena Laughing Pensei em algo em torno dos 3.5k (lead, intruder, Cg), pois meus trajetos serão muito curtos e não pretendo gastar mais q isso.

    Muito legais as suas dicas da galera que sem duvida ajudam a acalmar mais esse meu medo.
    avatar
    digitale
    Curioso
    Curioso

    Mensagens : 2

    Ir para o topo Ir para baixo

    Morro de medo de moto Empty Re: Morro de medo de moto

    Mensagem  ajmeira Seg 08 Abr 2013, 09:03

    Tenho visto muitas e muitas Citys e B400 na rua, e confesso que estava até procurando essa (City), porem, 10k é muito pra mim que ja tenho uns compromissos, fora que tenho apenas 1.66m e peso 58Kg. O vento lateral é uma foda sou quase uma pena Pensei em algo em torno dos 3.5k (lead, intruder, Cg), pois meus trajetos serão muito curtos e não pretendo gastar mais q isso.

    Lembrei de um amigo que tinha 1,65m e pesava uns 65kg, e o cara andava em XT 600, V-Strom e outras big-trails com uma desenvoltura invejável...Claro que devemos ter consciência dos perigos e limitações, mas isso não é impedimento. Oque existe é uma necessidade e as motos que melhor se adequam a ela.
    ajmeira
    ajmeira
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 182

    Ir para o topo Ir para baixo

    Morro de medo de moto Empty Re: Morro de medo de moto

    Mensagem  hkario Ter 09 Abr 2013, 12:58

    ajmeira escreveu:O que existe é uma necessidade e as motos que melhor se adequam a ela.

    Falou o ponto chave.

    Muitas pessoas reclamam de moto mas na verdade fizeram escolhas erradas.

    Coloque no papel o que você precisa e o que faria com a moto e veja as opções que o mercado oferece.

    A Lead por exemplo e scooter urbana, e como sabemos não foi feita para viagens, mas mesmo assim arriscamos rs hehe.

    Com a chegada(Sem data) da nova Lead 125 com certeza viajarei com ela rs. Da para arriscar melhor.


    No meu caso estou esperando uma proposta do Banco e ir trabalhar em Mogi-Mirin, terei que vender a Lead e comprar a Fazer 250 por ser mais rápida e menos roubadas Laughing .
    hkario
    hkario
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 664

    Ir para o topo Ir para baixo

    Morro de medo de moto Empty Re: Morro de medo de moto

    Mensagem  ajmeira Ter 09 Abr 2013, 21:09

    A Lead por exemplo e scooter urbana, e como sabemos não foi feita para viagens, mas mesmo assim arriscamos rs hehe.

    Com a chegada(Sem data) da nova Lead 125 com certeza viajarei com ela rs. Da para arriscar melhor.

    Não foram poucas as vezes que fiz mais de 200km com a Biz, em viagens para o litoral e cidades vizinhas, e sempre com garupa... Mad

    Puro sofrimento, mas sei que se pegar uma Lead, vou querer fazer o mesmo com ela, por isso estou pensando mais na PCX, pois a Lead 125 ainda vai demorar e não tô afim de esperar muito...
    ajmeira
    ajmeira
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 182

    Ir para o topo Ir para baixo

    Morro de medo de moto Empty Re: Morro de medo de moto

    Mensagem  hkario Qua 10 Abr 2013, 13:48

    ajmeira escreveu:
    A Lead por exemplo e scooter urbana, e como sabemos não foi feita para viagens, mas mesmo assim arriscamos rs hehe.

    Com a chegada(Sem data) da nova Lead 125 com certeza viajarei com ela rs. Da para arriscar melhor.

    Não foram poucas as vezes que fiz mais de 200km com a Biz, em viagens para o litoral e cidades vizinhas, e sempre com garupa... Mad

    Puro sofrimento, mas sei que se pegar uma Lead, vou querer fazer o mesmo com ela, por isso estou pensando mais na PCX, pois a Lead 125 ainda vai demorar e não tô afim de esperar muito...

    Nesse caso a PCX é 150 Laughing
    hkario
    hkario
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 664

    Ir para o topo Ir para baixo

    Morro de medo de moto Empty Re: Morro de medo de moto

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos