Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
9 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 9 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    PRIMEIRA MOTO - AJUDA COM DUVIDAS

    4 participantes

    Ir para baixo

    PRIMEIRA MOTO - AJUDA COM DUVIDAS Empty PRIMEIRA MOTO - AJUDA COM DUVIDAS

    Mensagem  heffesto Sáb 09 Mar 2013, 20:15

    ola a todos

    acabo de comprar minha primeira moto, uma lead (demorou mais foi...)

    como principiante tenho trocentas duvidas, algumas idiotas.

    quem tiver paciencia para responder, eu serei muito grato Very Happy

    1º gasolina: manual diz pra so usar comum. ja li q eh bom abastecer 2x comum e 1x aditivada. qual o certo?

    2º documentacao: o q devo andar comigo ao sair?
    qnt ao manual do usuario, deve ficar no porta-luva sempre ou levar apenas qnd for fazer revisoes?

    3º pneu furado: como proceder? da pra continuar rodando devagar ate a borracharia mais proxima ou aciono o guincho do seguro para eles levarem?

    4º lavagem: manual diz para usar xampu neutro. tem q ser proprio para moto ou xampu neutro de crianca serve?
    cuidados com o "couro" do banco: devo passar algum produto para q nao fique ressecado? qual?

    5º liquido de arrefecimento: devo comprar garrafa do liquido de arrefecimento pra deixar em casa e completar qnd necessario ou ele demora pra baixar, sendo melhor me preocupar com isso so na revisao?

    6º oleo: o melhor para lead eh mesmo esse sae 10w-30 sj?

    se for trocar por outro, tem q fazer a troca completa ou pode misturar?

    7º calibragem: sou gordo... devo andar com 26 na frente e 30 atras ou mais q isso?
    ao andar com garupa, devo colocar qnt em cada?

    por enquanto isso é tudo. realmente agradeco quem ajudar o noob aqui.

    valeu
    avatar
    heffesto
    Scooterista
    Scooterista

    Mensagens : 123

    Ir para o topo Ir para baixo

    PRIMEIRA MOTO - AJUDA COM DUVIDAS Empty Re: PRIMEIRA MOTO - AJUDA COM DUVIDAS

    Mensagem  Tibissa Sáb 09 Mar 2013, 21:23

    heffesto escreveu:ola a todos

    acabo de comprar minha primeira moto, uma lead (demorou mais foi...)

    como principiante tenho trocentas duvidas, algumas idiotas.

    quem tiver paciencia para responder, eu serei muito grato Very Happy

    1º gasolina: manual diz pra so usar comum. ja li q eh bom abastecer 2x comum e 1x aditivada. qual o certo?

    2º documentacao: o q devo andar comigo ao sair?
    qnt ao manual do usuario, deve ficar no porta-luva sempre ou levar apenas qnd for fazer revisoes?

    3º pneu furado: como proceder? da pra continuar rodando devagar ate a borracharia mais proxima ou aciono o guincho do seguro para eles levarem?

    4º lavagem: manual diz para usar xampu neutro. tem q ser proprio para moto ou xampu neutro de crianca serve?
    cuidados com o "couro" do banco: devo passar algum produto para q nao fique ressecado? qual?

    5º liquido de arrefecimento: devo comprar garrafa do liquido de arrefecimento pra deixar em casa e completar qnd necessario ou ele demora pra baixar, sendo melhor me preocupar com isso so na revisao?

    6º oleo: o melhor para lead eh mesmo esse sae 10w-30 sj?

    se for trocar por outro, tem q fazer a troca completa ou pode misturar?

    7º calibragem: sou gordo... devo andar com 26 na frente e 30 atras ou mais q isso?
    ao andar com garupa, devo colocar qnt em cada?

    por enquanto isso é tudo. realmente agradeco quem ajudar o noob aqui.

    valeu
    Vamo la cara vou tentar te ajudar...
    Primeiramente parabens pela aquisicao!

    1) Eu só tenho usado gasolina premium (podium). Na real a Honda pede pra usar comum mas uma gasolina premium não vai prejudicar nada, creio eu. Mas veja você sua necessidade, diferença mesmo é irrisória em termos de autonomia e melhora na performance.

    2) O Manual pode ficar em casa, e sim é bom levar nas revisões, aliás tem que leva-lo. Leve SEMPRE sua CNH e o CRV da sua moto.

    3) Nunca tive um pneu furado de moto, mas eu tentaria chegar ao próximo borracheiro, se não andando ao menos empurrando.

    4) Xampu neutro, pode ser pra criança sim, mas o ideal era usar um automotivo (eu uso detergente neutro msm)

    5) Esquece o líq. de arrefecimento, só fique de olho no nível de 15 em 15 dias, ja li que no inicio a lead "bebe" mais esse líquido, mas depois mantém. Só complete nas revisões, difícil necessitar antes.

    6) Parece que a Honda tá indicando esse 10w30 SJ, não vejo motivos pra mudar, não consigo ver uma real vantagem em usar um 100% sintético, mas problema tbm não vejo. Se for mudar drenar o antigo e colocar o novo, jamais misturá-los.

    7) Coloco sempre 25 (limite estabelecido pelo pneu dianteiro) e 34 na traseira pq volta e meia levo a patroa de garupa. Assim ela deve pular um pouco mais, mas é costume.

    Tibissa
    Tibissa
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 262

    Ir para o topo Ir para baixo

    PRIMEIRA MOTO - AJUDA COM DUVIDAS Empty Re: PRIMEIRA MOTO - AJUDA COM DUVIDAS

    Mensagem  Ishida Seg 11 Mar 2013, 17:34

    Achei perfeita a explicação do Tibissa...

    Abaixo complemento com alguns comentários meus tb..

    heffesto escreveu:
    1º gasolina: manual diz pra so usar comum. ja li q eh bom abastecer 2x comum e 1x aditivada. qual o certo?
    Não sendo gasolina batizada, sendo gasolina de qualidade e procedência, qualquer uma é a certa...

    Nesse tópico tem muita discussão sobre o assunto, recomendo uma leitura do mesmo...

    heffesto escreveu:2º documentacao: o q devo andar comigo ao sair?
    qnt ao manual do usuario, deve ficar no porta-luva sempre ou levar apenas qnd for fazer revisoes?
    Vc deve andar com os documentos de porte obrigatório (no caso de veículos do município de SP são o Certificado de Licenciamento (CRLV) e o Laudo Técnico do Controlar (Vistoria de Emissão de Gases)) e claro, seus documentos pessoais (CNH).

    O Manual deve ficar em casa e ser levado à CC (concessionária) apenas no momento das revisões para que eles carimbem prá vc..

    heffesto escreveu:3º pneu furado: como proceder? da pra continuar rodando devagar ate a borracharia mais proxima ou aciono o guincho do seguro para eles levarem?
    Se vc tem essa opção do guincho da seguradora, use. Andar com pneu murcho nunca é bom para o pneu, rodas e suspensão, motor e câmbio e empurrar uma moto com pneu murcho não é bom para a coluna.. rs..

    heffesto escreveu:4º lavagem: manual diz para usar xampu neutro. tem q ser proprio para moto ou xampu neutro de crianca serve?
    cuidados com o "couro" do banco: devo passar algum produto para q nao fique ressecado? qual?
    Eu lavo a minha Lead com o mesmo xampu que uso para lavar o carro. No caso do banco, o couro original é sintético (corvim) então não tem muita frescura. Eu não passo nada no meu além do Xampu de carro para tirar uma eventual sujeira..

    Nesse tópico sobre lavagem tem muito mais informação do que vc pode imaginar... vale a pena dar uma lida...

    heffesto escreveu:5º liquido de arrefecimento: devo comprar garrafa do liquido de arrefecimento pra deixar em casa e completar qnd necessario ou ele demora pra baixar, sendo melhor me preocupar com isso so na revisao?

    Sobre líquido de arrefecimento tb tem muita discussão nesse tópico

    heffesto escreveu:6º oleo: o melhor para lead eh mesmo esse sae 10w-30 sj?

    se for trocar por outro, tem q fazer a troca completa ou pode misturar?
    Eu uso o original. Como meu motor é totalmente original e eu troco o óleo a cada 2000km, acho que não faz tanta diferença mudar para outro mais caro e com mais frescuras.

    Como o Tibissa disse, a questão é sempre usar o mesmo e NUNCA misturar óleos de marcas e tipos diferentes, por exemplo sintético com semi-sintético, mineral com semi-sintético e por aí vai.

    Nesse outro tópico tb tem algumas informaçõe sobre óleo e a Lead.

    heffesto escreveu:7º calibragem: sou gordo... devo andar com 26 na frente e 30 atras ou mais q isso?
    ao andar com garupa, devo colocar qnt em cada?

    Eu tenho 1,72 e peso algo em torno de 90kg, mantenho sempre a minha calibrada com 25 na dianteira e 32 na traseira pq percebo que a calibragem cai de uma semana para outra, período em que geralmente demoro para abastecer a gorducha..

    Nesse tópico tb tem muita discussão sobre a calibragem dos pneus

    Como vc viu, a grande maioria das suas dúvidas já foi extensamente discutida aqui no fórum.

    Sugiro que vc faça sempre uma busca nos tópicos do fórum, no campo de "Busca" no canto superior direito. Isso pode te ajudar muito a sanar as suas dúvidas sobre a motinho..

    Abs e seja bem vindo..
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    PRIMEIRA MOTO - AJUDA COM DUVIDAS Empty Re: PRIMEIRA MOTO - AJUDA COM DUVIDAS

    Mensagem  Marc Ter 12 Mar 2013, 01:01

    Acho fórum bacana por causa disso.... opiniões divergem, e sempre deixa a pessoa q/ postou c/ mais dúvida ainda !!!! Laughing

    heffesto, em alguns casos ( como a calibragem dos pneus ) sugiro vc ir experimentando, até encontrar uma "pressão" q/ vc ache melhor.... lendo a minha resposta, vc entenderá o pq. ....

    O q/ eu não responder, é pq. concordo c/ as outras respostas....

    heffesto escreveu:
    1º gasolina: manual diz pra so usar comum. ja li q eh bom abastecer 2x comum e 1x aditivada. qual o certo?

    Particularmente, só uso gasolina comum. Tt. meus carros, qto. as minhas motos, ficam "estranhos" qdo. coloco aditivada... a marcha lenta oscila, o consumo aumenta.... enfim, acho uma bo.s.ta e só uso comum.... uma única vez q/ usei VPower, da Shell, pq. não tinha comum no posto, e eu estava só no vapor do tanque.... esse sim, achei q/ deu uma bela diferença ( no caso, um Ka 1.0 Endura )... o carro ficou mto. mais esperto... mas não sei dizer do consumo, pq. só coloquei 10zão p/ chegar em casa.... rs...

    Acho a idéia de colocar aditivada a cada "x" tanques, válida.... pq., até onde eu sei, combustível aditivado só tem "detergentes" à mais na sua composição, fazendo a limpeza do sistema.... mas, pelo motivo q/ escrevi acima, não tenho esse costume....

    Sobre o q/ tá escrito no manual..... sinceramente, nunca vi um manual, de qq. fabricante, indicando uso de gasolina aditivada, ou outro tipo, q/ não seja a comum.....


    3º pneu furado: como proceder? da pra continuar rodando devagar ate a borracharia mais proxima ou aciono o guincho do seguro para eles levarem?

    Pode-se andar devagar, mas c/ alto risco de "cortar" os pneus, além do perigo de perder o controle da motícula e ir pro chão....

    Sugiro q/ vc ande c/ um tubinho desse reparador: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Numa das viagens q/ fiz, um parceiro nosso teve o pneu furado e um camarada carregava um tubo dessa mesma marca..... além de encher o pneu ( o suficiente p/ não ficar totalmente murcho e conseguir rodar ), ele veda o furo. Segundo o cara q/ teve o pneu furado, aguentou chegar no destino, passou o dia por lá, saiu de lá e foi p/ o posto, calibrou c/ a pressão certa, foi p/ casa e só no dia seguinte foi mexer no pneu...

    Eu e mais uns amigos, q/ viajamos quase todos os Domingos, compramos esse produto tb. ....

    Além desse, ainda tem o "xixi do Hulk" ( vacina de pneu )... não sei se funciona. Coloquei nos pneus da minha Lead e, até agora, graças a Deus, não tive problema.


    4º lavagem: manual diz para usar xampu neutro. tem q ser proprio para moto ou xampu neutro de crianca serve?
    cuidados com o "couro" do banco: devo passar algum produto para q nao fique ressecado? qual?

    Eu sou porcão e não lavo a motícula... rs...... mas uma vez estava na casa de um amigo e lavamos as motículas c/ sabão líquido p/ carro, e ficou perfeito. E ainda mando uma dica: nas partes DE PLÁSTICO pretas, pode usar NUGGET ( sim, aquele líquido p/ sapato )... cara, é absurdo como fica bacana !!! Não sai c/ chuva, e não mancha a roupa.

    Qto. ao banco, prefiro não mexer mto. ... ao MEU ver, ele foi feito p/ aguentar toda sujeira, sol, calor, água, cocô de passarinho, peido do piloto e garupa.... enfim, se ficar c/ mto. mimimi ( passando produtos, cremes e afins ), acho q/ "desprotege" do q/ ele foi feito p/ aguentar.... então, no máximo, um paninho molhado, p/ tirar a cráca.....


    7º calibragem: sou gordo... devo andar com 26 na frente e 30 atras ou mais q isso?
    ao andar com garupa, devo colocar qnt em cada?

    Eu, particularmente ( e tb. sou gordo ), gosto de calibrar os 2 pneus c/ 32 ( pneu frio )...... se eu deixar na pressão indicada pelo manual, parece q/ a motícula fica extremamente fraca..... P/ MIM, 32lbs fica perfeito, pois a motícula fica mais esperta ( ou menos manhosa, como preferirem ), e não fica pulando igual cabrito.

    Marc
    Marc
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 366

    Ir para o topo Ir para baixo

    PRIMEIRA MOTO - AJUDA COM DUVIDAS Empty Re: PRIMEIRA MOTO - AJUDA COM DUVIDAS

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos