Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
9 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 9 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    Sugestao de melhorias em geral

    +2
    CleberAndrade
    mulister
    6 participantes

    Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  mulister Qua 20 Fev 2013, 01:18

    Pessoal, to com a minha lead a 1 mes, e tenho algumas coisas em mente...

    O freio, nao sei se por ser combinado, aparenta ser mto ineficiente, sei la é duro e tem que apertar mto pra fazer um efeito mais ou menos....


    pensei em colocar aerokip e dot 5 pra ver se melhora e separar o dianteiro e traseiro, gostaria de fazer esse controle eu da distribuiçao. O que vcs acham?


    Outra coisa é na performace, ela é 2011 e nao parece estar redonda... to pensando em levar ela no mecanico tem 5900, nao é possivel eu e meu amigo de burgman agnt tem o msmo peso ele deixou mto pra traz... eu andei na moto dele parece ser mais forte msmo... o que daria pra fazer pra melhorar a performance dela? colocar algum kit de aumento de cilindrada? ou da pra mexer em algo mais de boa?


    iluminacao eu gostaria de colocar um xenon ou pelo menos umas lampadas bem fortes...


    e na suspensao , sera q tem algo que possa melhorar tipo trocar oleo e molas da bengala nao sei... posso estar viajando...


    obrigado pessoal
    avatar
    mulister
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Masculino

    Mensagens : 85

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  CleberAndrade Qua 20 Fev 2013, 08:14

    Eu, particularmente, sou adepto e defensor do freio combinado...

    Não tenho lá muita experiência com motos (4mil km rodados em 3 meses), mas nunca caí ou bati e devo isso ao freio combinado da lead. Eu me sinto muito bem e estável acionando somente o manete do freio de trás quando preciso diminuir a velocidade e acionando os dois manetes quando preciso parar bruscamente (e mesmo assim, só aciono o manete direito somente quando eu já acionei o esquerdo totalmente ao sentir que a moto não está parando). Nunca usei somente o freio da frente, pq ele sozinho me sinto inseguro: a traseira derrapa fácil e é muito agressivo, a suspensão dianteira dá fim de curso facilmente.

    Mas observe que esse é um relato meu; outras pessoas podem ter experiência diferente...

    Sobre como eliminar o freio combinado, tem este tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    CleberAndrade
    CleberAndrade
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 339

    http://www.cleberandrade.com.br

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  CleberAndrade Qua 20 Fev 2013, 08:27

    mulister escreveu:
    O freio, nao sei se por ser combinado, aparenta ser mto ineficiente, sei la é duro e tem que apertar mto pra fazer um efeito mais ou menos....

    na minha, a manete traseira é bem suave. Ele para suavemente sem dá trancos na moto, mesmo quando eu alicato; gosto dele assim. O freio da frente é que é brabo e eficaz. E gosto dessa diferença.

    Veja se o ajuste na porca que fica do lado esquerdo do pneu traseiro não é suficiente. O manual fala como ajustar a sensibilidade do freio traseiro. Faça um teste na alavanca do freio de estacionamento, pq ela fica dura de acionar depois desse ajuste...
    CleberAndrade
    CleberAndrade
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 339

    http://www.cleberandrade.com.br

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  Ishida Qua 20 Fev 2013, 09:05

    mulister escreveu:Pessoal, to com a minha lead a 1 mes, e tenho algumas coisas em mente...

    O freio, nao sei se por ser combinado, aparenta ser mto ineficiente, sei la é duro e tem que apertar mto pra fazer um efeito mais ou menos....

    pensei em colocar aerokip e dot 5 pra ver se melhora e separar o dianteiro e traseiro, gostaria de fazer esse controle eu da distribuiçao. O que vcs acham?
    O freio da Lead é muito bom e a grande maioria dos meus amigos que já estavam acostumados com motos tradicionais relatam essa eficiência.

    Se está duro demais ou ineficiente é pq tem alguma coisa de errado, pode ser alguma lubrificação.

    Colocar Aerokip sempre melhora o desempenho.

    Não sei opinar quanto a troca do óleo original pelo DOT5, vou dar uma pesquisada nisso..

    Já separar o freio combinado acho besteira, essa tecnologia tem sido reconhecida por todas as montadoras como a ideal para freios de moto e mesmo as que possuem ABS agora estão contando com o freio combinado com ABS (C-ABS), e retirar o sistema tb implica na diminuição da eficiência do freio de estacionamento que aí vai passar a travar apenas a roda traseira...

    mulister escreveu:Outra coisa é na performace, ela é 2011 e nao parece estar redonda... to pensando em levar ela no mecanico tem 5900, nao é possivel eu e meu amigo de burgman agnt tem o msmo peso ele deixou mto pra traz... eu andei na moto dele parece ser mais forte msmo... o que daria pra fazer pra melhorar a performance dela? colocar algum kit de aumento de cilindrada? ou da pra mexer em algo mais de boa?
    É normal que a Burgman tenha um pouco mais de torque, afinal ela tem 125cc e a Lead tem 110, em termos de velocidade final, a Burgman não sofre de corte por limitador como acontece na Lead e por isso tem uma final um pouco mais alta, a questão aí é saber se o motor da Burgman via durar tanto quanto o de uma Lead, pois o limitador foi feito justamente para prevenir o desgaste excessivo.

    O que dá para fazer com relação a isso é a instalação do Fuel Controller da Servitec, onde vc consegue dar um bypass na Central da Injeção eletrônica removendo o corte de velocidade e alterando a mistura, mas não sei se vale a pena, pq é relativamente caro (por volta de uns R$ 450,00) e não vai dobrar a potência do motor, além de precisar de alguém especializado para saber regular tudo corretamente.

    Vc tem feito as revisões certinho dela ? Pq se o desempenho for muuito diferente, pode ser que a sua esteja com as válvulas desreguladas ou algo assim.

    Ainda não existe nenhum kit de aumento de cilindrada para ela, o que talvez fosse melhor seria de tentar trabalhar no câmbio ao invés do motor, trocando os pesos do CVT e trabalhando na embreagem...

    mulister escreveu:iluminacao eu gostaria de colocar um xenon ou pelo menos umas lampadas bem fortes...
    Temos alguns participantes do fórum que trocaram a iluminação.

    Eu, huugo e Rafael Lima colocamos o projetor de Xenon, que na minha opinião ficou quase perfeito, melhorou muito a iluminação para quem pilota porém como o projetor é pequeno, a visibilidade por conta dos outros, pq a área do farol original é bem maior e o projetor fica muito discreto quando visto de frente, por exemplo por um carro que venha no sentido contrário.

    Não sei se fui claro, mas na foto abaixo dá prá vc ter uma idéia, os dois faróis estão ligados, o da esquerda (original) dá prá notar que ele está acesso, mesmo com a influência do Flash, já no da direita (com projetor), quase não dá prá notar que ele está aceso...

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    O projetor tem suas vantagens, como iluminar melhor e não ofuscar os outros, consequentemente não tomando multa nem causando problemas em batidas policiais (pq parece farol original)

    Alguns outros membros do fórum tb colocaram só a Lâmpada de Xenon no farol original, mas já houveram relatos de pessoas tomando multas descritas como "Sem farol", pois colocar Xenon é proibido e nesse tipo de instalação o farol perde o ponto focal e por isso passa a ofuscar a todos, inclusive aos policiais que te vêem de longe...

    Tem algumas outras pessoas que colocaram uma lâmpada Halógena HS5 super branca e que tem relatado uma melhora expressiva na iluminação, a meu ver isso seria o mais fácil e barato a se fazer, uma vez que não depende de adaptação nenhuma.

    Ainda não temos nenhuma comparação oficial entre o farol original e essas 3 outras opções de iluminação ...

    mulister escreveu:e na suspensao , sera q tem algo que possa melhorar tipo trocar oleo e molas da bengala nao sei... posso estar viajando...
    Na suspensão dianteira, meu mecânico trocou o óleo original por um mais grosso e ficou muito melhor de andar, não bate mais no final de curso e a moto está muito mais "na mão"... infelizmente a suspensão da Lead é bem simples e não tem regulagem de retorno e compressão como em algumas BigTrails (eu tinha isso nas suspas das minhas bikes de Freeride/DH)

    Na traseira seria legal colocar um amortecedor a gás, mas infelizmente ainda não temos nenhuma opção aftermarket disponível no Brasil... e eu tb não achei nada de interessante a venda lá fora prá Lead..

    CleberAndrade escreveu:Eu, particularmente, sou adepto e defensor do freio combinado...
    eu tb...

    CleberAndrade escreveu:Não tenho lá muita experiência com motos (4mil km rodados em 3 meses), mas nunca caí ou bati e devo isso ao freio combinado da lead. Eu me sinto muito bem e estável acionando somente o manete do freio de trás quando preciso diminuir a velocidade e acionando os dois manetes quando preciso parar bruscamente (e mesmo assim, só aciono o manete direito somente quando eu já acionei o esquerdo totalmente). Nunca usei somente o freio da frente, pq ele sozinho me sinto inseguro: derrapa fácil e é muito "agressivo", a suspensão dá fim de curso facilmente.

    Mas observe que esse é um relato meu; outras pessoas podem ter experiência diferente...

    Sobre como eliminar o freio combinado, tem este tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    Olha, o ideal é nunca freiar com uma roda só, seja só o traseiro ou só o dianteiro... Motos, diferente dos carros, só tem 2 rodas e por isso é extremamente perigoso se freiar só na dianteira ou só na traseira, e mesmo na Lead que tem freio combinado, NUNCA freie só com uma das mãos, aliás, NUNCA ande só com uma das mãos, motocicletas foram feitas para se andar com as duas mãos no guidão...
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  mulister Qua 20 Fev 2013, 18:36

    peguei a moto agora fez 6000 km hj.... vou levar no mecanico pra ver se ta td ok


    hj tenho 26 anos minha primeira moto veio com 12....

    na ordem

    xt 225 twister 250 2 x falcon cb 500 tornado (de trilha) lander burgman hornet r1 r1 e hj a lead.


    Fiz duas vezes curso de moto, uma na hornet e um na r1, ambos com o cerciari...

    Claro que nao se compara esses tipos de motos esportivas com motos scooter, mesmo pq dentro de autodromo o unico freio utilizado é o dianteiro...

    Mas ele ensinou um macete que é mto bom pra sair com as motos carenadas, que sao pesadas e nao podem virar o guidao completamente, ele ensinou sempre a freiar o traseiro pra roda traseira ficar "mais lenta" do que a dianteira, dando a dianteira entao maior lideranca.


    Depois testei isso com outras motos, e em meio a engarrafamentos na hora de dar o "quebrao" em baixa velocidade se segurar o traseiro um poquinho a moto fica mais na mao.... fora que tbm gostaria de ter a proporcao na minha mao...

    olha eu no S de serra negra ai...

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    moto carenada eu desisti... mto perigo pra andar na rua .... penso em um dia uma srad de pista mas isso hj ta muuuuuuito longe da minha realidade rsrs


    vo lutar pela f800 gs rsrs qm sabe um dia


    mas msmo assim minha lead vai ficar pra sempre...
    avatar
    mulister
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Masculino

    Mensagens : 85

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  Sato Qua 20 Fev 2013, 21:56

    Olá!

    Parei para ler este tópico e fiquei bem surpreso, satisfeito, no sentido da palavra, ao ler até o final, de como foram tratadas as dúvidas.
    A começar pelo mulister, que apresentou várias sugestões para a Lead com "um" Shocked mês de uso. Tive a impressão que o cara tava "insatisfeito" com a motoca, ledo engano (Me policio muito para evitar o pré-julgamento). Chegou na humildade, colhendo as opiniões dos foristas na boa, Parabéns pela sua atitude!
    Parabéns também ao CleberAndrade e ao Ishida que na simplicidade, contribuíram com suas impressões compartilhando, como sempre, suas experiências.

    Continuem sempre assim!

    Abs. Very Happy
    Sato
    Sato
    Prospect
    Prospect

    Masculino

    Mensagens : 21

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  Marc Qui 21 Fev 2013, 00:14

    Logo q/ peguei a Lead ( c/ 1,2k kms ), não achei o freio de todo ruim... mas, na revisão dos 4k, não sei q/ diabos fizeram no freio, mas a motícula estava ancorando nas alicatadas..........

    Único problema é q/, pelo menos na minha Lead, perde-se a regulagem do freio mto. rapidamente.... aí o bestão aqui inventa de querer "chamar na porca" do freio traseiro... dá uma boa melhorada, mas aí o freio de estacionamento desregula...... Laughing
    Marc
    Marc
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 366

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  Ishida Qui 21 Fev 2013, 00:16

    mulister escreveu:... vou levar no mecanico pra ver se ta td ok ....


    hj tenho 26 anos minha primeira moto veio com 12....

    na ordem

    xt 225 twister 250 2 x falcon cb 500 tornado (de trilha) lander burgman hornet r1 r1 e hj a lead.

    Fiz duas vezes curso de moto, uma na hornet e um na r1, ambos com o cerciari...

    Claro que nao se compara esses tipos de motos esportivas com motos scooter, mesmo pq dentro de autodromo o unico freio utilizado é o dianteiro...

    Mas ele ensinou um macete que é mto bom pra sair com as motos carenadas, que sao pesadas e nao podem virar o guidao completamente, ele ensinou sempre a freiar o traseiro pra roda traseira ficar "mais lenta" do que a dianteira, dando a dianteira entao maior lideranca.

    Depois testei isso com outras motos, e em meio a engarrafamentos na hora de dar o "quebrao" em baixa velocidade se segurar o traseiro um poquinho a moto fica mais na mao.... fora que tbm gostaria de ter a proporcao na minha mao...

    olha eu no S de serra negra ai...

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    moto carenada eu desisti... mto perigo pra andar na rua .... penso em um dia uma srad de pista mas isso hj ta muuuuuuito longe da minha realidade rsrs

    vo lutar pela f800 gs rsrs qm sabe um dia

    mas msmo assim minha lead vai ficar pra sempre...

    O Marcion tb tem uma 800GS prá viajar nos finds e não troca a Lead por nada no mundo prá andar durante a semana... =)

    Qdo fiz o curso de pilotagem defensiva com o Amaral, praticávamos justamente isso, curvas fechadas em alta velocidade e em baixa.... uso do freio para ganhar agilidade e etc... organizamos 2 turmas exclusivas de Lead e foi muito legal

    Vejam os videos abaixo..





    Brincar de Lead nesses circuitos é muuuuuuuito divertido, muito melhor que andar de Kart indoor... rs... principalmente pq vc começa a entender os limites da Lead, tanto de frenagem quanto de angulo para deitar e agilidade em curvas de alta e baixa, manobras que com moto normal vc nunca conseguiria fazer... e arrisco dizer que nem de CG... rs...

    Eu tb pretendo ter outras motos e scooters maiores, mas já decidí que a minha Lead não vendo jamais, por dinheiro nenhum no mundo... rs...

    Sato escreveu:Olá!

    Parei para ler este tópico e fiquei bem surpreso, satisfeito, no sentido da palavra, ao ler até o final, de como foram tratadas as dúvidas.

    A começar pelo mulister, que apresentou várias sugestões para a Lead com "um" Shocked mês de uso. Tive a impressão que o cara tava "insatisfeito" com a motoca, ledo engano (Me policio muito para evitar o pré-julgamento).

    Chegou na humildade, colhendo as opiniões dos foristas na boa, Parabéns pela sua atitude!

    Parabéns também ao CleberAndrade e ao Ishida que na simplicidade, contribuíram com suas impressões compartilhando, como sempre, suas experiências.

    Continuem sempre assim!

    Abs. Very Happy
    Sato, é prá isso que o fórum existe, para compartilharmos experiência, ensinarmos e aprendermos com todos... =)

    O que não podemos deixar é que essa convivência toda fique apenas online =)
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  mulister Qui 21 Fev 2013, 01:15

    Sato escreveu:Olá!

    Parei para ler este tópico e fiquei bem surpreso, satisfeito, no sentido da palavra, ao ler até o final, de como foram tratadas as dúvidas.
    A começar pelo mulister, que apresentou várias sugestões para a Lead com "um" Shocked mês de uso. Tive a impressão que o cara tava "insatisfeito" com a motoca, ledo engano (Me policio muito para evitar o pré-julgamento). Chegou na humildade, colhendo as opiniões dos foristas na boa, Parabéns pela sua atitude!
    Parabéns também ao CleberAndrade e ao Ishida que na simplicidade, contribuíram com suas impressões compartilhando, como sempre, suas experiências.

    Continuem sempre assim!

    Abs. Very Happy


    tamo junto sato... o que precisar estamos ai... muito obrigado pelo comentario...


    acredito que seguranca nunca é demais... sempre da pra melhorar uma coisa ou outra...


    e tbm capacete fechado sempre nao sei como meus amigos andam de pinico na cabeca e ainda sem fechar a fivela kkkk


    avatar
    mulister
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Masculino

    Mensagens : 85

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  Ishida Qui 21 Fev 2013, 01:23

    mulister escreveu:...acredito que seguranca nunca é demais... sempre da pra melhorar uma coisa ou outra...

    e tbm capacete fechado sempre nao sei como meus amigos andam de pinico na cabeca e ainda sem fechar a fivela kkkk
    kkkkk... eu tenho um escamoteável e grande parte do dia ando com ele aberto, só quando pego uma via mais rápida que fecho ele por conta do vento que o parabrisa gera ... rs..
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  Convidado Qui 21 Fev 2013, 07:17

    Ishida escreveu:
    mulister escreveu:...acredito que seguranca nunca é demais... sempre da pra melhorar uma coisa ou outra...

    e tbm capacete fechado sempre nao sei como meus amigos andam de pinico na cabeca e ainda sem fechar a fivela kkkk
    kkkkk... eu tenho um escamoteável e grande parte do dia ando com ele aberto, só quando pego uma via mais rápida que fecho ele por conta do vento que o parabrisa gera ... rs..

    Ishida, precisa começar a usar ele fechado o tempo todo para sua própria segurança!!!
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  Ishida Qui 21 Fev 2013, 09:03

    enrislima escreveu:
    Ishida escreveu:
    mulister escreveu:...acredito que seguranca nunca é demais... sempre da pra melhorar uma coisa ou outra...

    e tbm capacete fechado sempre nao sei como meus amigos andam de pinico na cabeca e ainda sem fechar a fivela kkkk
    kkkkk... eu tenho um escamoteável e grande parte do dia ando com ele aberto, só quando pego uma via mais rápida que fecho ele por conta do vento que o parabrisa gera ... rs..

    Ishida, precisa começar a usar ele fechado o tempo todo para sua própria segurança!!!
    é, eu sei, mas sabe aquelas coisas que vc sabe que é importante mas arrisca assim mesmo ?

    O que eu percebí é que com o Parabrisa, tenho usado muito mais o capacete fechado do que quando andava sem... pq com esse Parabrisa da Motovisor todo o ar é canalizado para a altura dos meus olhos, daí quando passo dos 60km/h o vento já começa a irritar a vista, quando andava sem parabrisa, o vento passava pelo rosto mas não era canalizado para uma área só, então ficava menos desconfortável..
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  mulister Qui 21 Fev 2013, 09:39

    to com um nolan escamoteavel tbm...


    ja cai algumas vezes fico pensando se tivesse de capa aberto\\
    avatar
    mulister
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Masculino

    Mensagens : 85

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  Ishida Qui 21 Fev 2013, 09:54

    mulister escreveu:to com um nolan escamoteavel tbm...

    ja cai algumas vezes fico pensando se tivesse de capa aberto\\
    Meu próximo Capacoco será um Shoei Neotec... =)
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  Tibissa Qui 21 Fev 2013, 12:40

    Coloquei um NoRisk e achei um bom capacete.
    Os LS2 parecem ser bem acabados tbm, mas optei pelo Zeus aberto porque queria um capacete aberto, pelo preço, pela indicacao de um amigo que usa Zeus e indica bem, e por causa do oculos dele tbm, eh uma mao na roda, nao preciso ficar me preocupando mais em levar meu oculos.

    O proximo que comprarei sera ou um NoRisk ou LS2 fechado, de pref de fibra e com oculos heheh Cool
    Tibissa
    Tibissa
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 262

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  mulister Sex 22 Fev 2013, 01:09

    topp

    as vezes o vento na cara em alta velocidade eh foda sempre fecho na sumare kkk
    avatar
    mulister
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Masculino

    Mensagens : 85

    Ir para o topo Ir para baixo

    Sugestao de melhorias em geral Empty Re: Sugestao de melhorias em geral

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos