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Tiozão novato
3 participantes
Honda Scooter Clube do Brasil :: Administração Fórum HSB :: [ Novatos ] Bem vindo novato, apresente-se!
Página 1 de 1
Tiozão novato
Pessoal, saudações a todos.
Entrei no clube da Lead em meados de dezembro, com uma pretinha fosca comprada zero na Winner, em Campinas. O pessoal da cc foi muito bacana, até entregaram a pretinha na porta de casa, pode?
Não vou usar a Lead para trabalho. Dirijo todos os dias de casa, em Campinas, até Guarulhos, onde trabalho. São uns 260 km diários,de estrada e marginal. Se tivesse a sorte de ter os dois na mesma cidade! Invejo os colegas que não precisam encarar um carro fechado tantas horas por dia. Nos velhos tempos, morava e trabalhava em Floripa. Usava a minha Shadow para ir e voltar ao escritório, pela Beiramar. Que delícia. Foi uma moto que deixou saudades.
Mas nem tudo é prazer nessas motos maiores. Para começar, onde colocar as poucas coisas de que precisamos para passar o dia? Num horrível bauleto pendurado atrás? Lembrem que a custom da Ronda não tinha onde fixar o bagageiro. Ou naqueles alforjes de couro preto com franjas e tachões! Não tinha nada que ficasse decente naquela moto.
Eu usava a moto para ir ao aeroporto quando viajava a São Paulo. Além de ter que carregar até a jaqueta comigo, pagava o mesmo preço de carros para estacionar. Eles deixavam a moto num canto, mas cobravam como se ela ocupasse uma vaga!
Para a vida urbana, um Scooter é muito mais racional que essas motos grandes. Se motociclismo tivesse um manual, o do piloto de scooter teria uma única folha. Nada de cambio, embreagem, carburador, válvula da reserva, lubrificar corrente, freio no pedal, capacete pendurado (ou no cotovelo), motor sujo, pedal de partida, calorão nas pernas, splash na calça, pés molhados... Sobram só três linhas: sente, ligue, ande! Minha filha, que nunca andou de moto, saiu rodando em menos de cinco minutos.
Acredito nos scooters e na evolução do modelo, com motores elétricos, CVTs de alto rendimento gerenciados por computador, freios ABS, antifurto por GPS, habilitação especial para adolescentes ... É o veículo urbano por natureza. Se tivermos equipamentos urbanos para estacionamento e integração com metrô e ônibus, faixas de tráfego com velocidade controlada, até serviços de compartilhamento como os de bicicletas, viveremos em cidades melhores e mais humanas.
Ou, resumindo: Motão é bom, mas é ruim. Scooter é miúdo, mas é muito bom!
Entrei no clube da Lead em meados de dezembro, com uma pretinha fosca comprada zero na Winner, em Campinas. O pessoal da cc foi muito bacana, até entregaram a pretinha na porta de casa, pode?
Não vou usar a Lead para trabalho. Dirijo todos os dias de casa, em Campinas, até Guarulhos, onde trabalho. São uns 260 km diários,de estrada e marginal. Se tivesse a sorte de ter os dois na mesma cidade! Invejo os colegas que não precisam encarar um carro fechado tantas horas por dia. Nos velhos tempos, morava e trabalhava em Floripa. Usava a minha Shadow para ir e voltar ao escritório, pela Beiramar. Que delícia. Foi uma moto que deixou saudades.
Mas nem tudo é prazer nessas motos maiores. Para começar, onde colocar as poucas coisas de que precisamos para passar o dia? Num horrível bauleto pendurado atrás? Lembrem que a custom da Ronda não tinha onde fixar o bagageiro. Ou naqueles alforjes de couro preto com franjas e tachões! Não tinha nada que ficasse decente naquela moto.
Eu usava a moto para ir ao aeroporto quando viajava a São Paulo. Além de ter que carregar até a jaqueta comigo, pagava o mesmo preço de carros para estacionar. Eles deixavam a moto num canto, mas cobravam como se ela ocupasse uma vaga!
Para a vida urbana, um Scooter é muito mais racional que essas motos grandes. Se motociclismo tivesse um manual, o do piloto de scooter teria uma única folha. Nada de cambio, embreagem, carburador, válvula da reserva, lubrificar corrente, freio no pedal, capacete pendurado (ou no cotovelo), motor sujo, pedal de partida, calorão nas pernas, splash na calça, pés molhados... Sobram só três linhas: sente, ligue, ande! Minha filha, que nunca andou de moto, saiu rodando em menos de cinco minutos.
Acredito nos scooters e na evolução do modelo, com motores elétricos, CVTs de alto rendimento gerenciados por computador, freios ABS, antifurto por GPS, habilitação especial para adolescentes ... É o veículo urbano por natureza. Se tivermos equipamentos urbanos para estacionamento e integração com metrô e ônibus, faixas de tráfego com velocidade controlada, até serviços de compartilhamento como os de bicicletas, viveremos em cidades melhores e mais humanas.
Ou, resumindo: Motão é bom, mas é ruim. Scooter é miúdo, mas é muito bom!
Gustavocreis- Curioso
-
Mensagens : 2
Re: Tiozão novato
é isso aí Gustavocreis, a única observação que faço é a de que no futuro, não vejo nada de CVT de alto rendimento e etc... vejo sim Scooters elétricas como a da BMW, cheias de tecnologia embarcada mas sem motores a combustão nem transmissões tradicionais... =)
Parabéns pelo texto, foi uma leitura muito agradável..
Parabéns pelo texto, foi uma leitura muito agradável..
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: Tiozão novato
Gustavocreis escreveu:
Bem vindo Gustavocreis!
Texto legal e gostei principalmente das partes em q vc comentou q "Para a vida urbana, um Scooter é muito mais racional que essas motos grandes"... "Sobram só três linhas: sente, ligue, ande"...
Vc está certo, realmente é a forma mais racional para se enfrentar o trânsito d hj! Qnd pensei em comprar meu primeiro veículo d duas rodas, parti logo para uma scooter; detalhe, comprei sem nunca ter andado d moto e fui aprender a partir do dia em q peguei a LEAD, muito prática e leve.
Re: Tiozão novato
Bruno V. Azevedo escreveu:Gustavocreis escreveu:
Bem vindo Gustavocreis!
Texto legal e gostei principalmente das partes em q vc comentou q "Para a vida urbana, um Scooter é muito mais racional que essas motos grandes"... "Sobram só três linhas: sente, ligue, ande"...
Vc está certo, realmente é a forma mais racional para se enfrentar o trânsito d hj! Qnd pensei em comprar meu primeiro veículo d duas rodas, parti logo para uma scooter; detalhe, comprei sem nunca ter andado d moto e fui aprender a partir do dia em q peguei a LEAD, muito prática e leve.
Fiz exatamente a mesma coisa que você é assino em baixo com todos comentários. Só vou acrescentar o benefício da econômica de combustível que reflete muito no final do mês, pois eu estava gastando cerca de R$ 200,00 de gasolina / álcool com um Clio e hoje gasto em torno de R$ 50,00 com a Lead.
Convidado- Convidado
Re: Tiozão novato
enrislima escreveu:Bruno V. Azevedo escreveu:Gustavocreis escreveu:
Bem vindo Gustavocreis!
Texto legal e gostei principalmente das partes em q vc comentou q "Para a vida urbana, um Scooter é muito mais racional que essas motos grandes"... "Sobram só três linhas: sente, ligue, ande"...
Vc está certo, realmente é a forma mais racional para se enfrentar o trânsito d hj! Qnd pensei em comprar meu primeiro veículo d duas rodas, parti logo para uma scooter; detalhe, comprei sem nunca ter andado d moto e fui aprender a partir do dia em q peguei a LEAD, muito prática e leve.
Fiz exatamente a mesma coisa que você é assino em baixo com todos comentários. Só vou acrescentar o benefício da econômica de combustível que reflete muito no final do mês, pois eu estava gastando cerca de R$ 200,00 de gasolina / álcool com um Clio e hoje gasto em torno de R$ 50,00 com a Lead.
he,he,he... eu tb tinha um CLIO e praticamente gastava o mesmo q vc; terminei vendendo pq o bichinho já tava dando trabalho e me fazendo gastar uma grana! Escolhi a LEAD para ñ ficar 100% dependente d ônibus, táxi e caronas, muito ruim qnd vc precisa se deslocar d imediato e ter q esperar pelo transporte; com a LEAD é só pegar e ir. Eu ñ rodo tanto com ela, praticamente o uso é mais nos fds e dias livres.
Obs. Faz duas semanas q abasteci com R$ 5,00 d gasolina p'ra ficar com 1/2 tanque e ainda ñ consegui gastar tudo!! A LEAD é fenomenal no consumo!!
Carrólicos anônimos
Combustível é uma parte importante do custo do motociclista, mas não é o único. Tem os impostos e taxas, estacionamentos e pedágios, manutenção, desvalorização... Mesmo assim, não dá para comparar moto ou scooter com o uso diário de um carro. Nem deveriam ser comparáveis.
Usar o carro diariamente para rodar uns poucos quilômetros dentro da cidade é um ato insano. Manter estacionamento nas duas pontas (uns 20 m2 para cada vaga, considerando área de trânsito e manobra), movimentar mais de 1200 Kg, além de todos os gastos obrigatórios, acaba custando uma pequena fortuna. Sem rodar um metro sequer, já partimos de bem mais de mil reais por mês. Somando combustível, manutenção e afins, isso sobe loucamente. Alguém que rode uns 12 mil Km por ano vai amargar um rombo no orçamento de algo próximo a 1,60 por km rodado! (no final eu detalho os números) Ou seja, 1,6 Km/litro. Em cidades, um deslocamento diário de 46 km, nos dias uteis, dá cerca de 12 mil km anuais. Tem muita gente que não roda nem perto disso. E deixar o carro na garagem só faz ficar pior. Quando olho esses números e penso quanto tempo gastamos no trânsito, nos arrastando a menos de 20km/h, me dá um desânimo danado.
Parece papo de ecochato, mas é a pura realidade financeira!
Se fizermos essas mesmas contas para a nossa Lead, como ficaria? Acreditem, menos de 0,40 por km rodado. A diferença, no fim do ano, paga duas novas Lead e ainda sobra muito troco. Nem precisa fazer seguro da pequena!
Vejam abaixo os detalhes. Estou aproximando alguns números. Gostaria de saber a opinião de vocês.
Abs
Para esclarecer minhas contas, vejamos um carro no valor de $30mil... (aproximado)
Desvalorização (15%) ........................................................................ 4.500
Custo do dinheiro empregado na compra do carro (6% ao ano, poupança) ... 1.800
Seguro ........................................................................................... 1.500
IPVA e etc .......................................................................................1.500
Garagens (2 vagas, ano) .....................................................................6.000
(Total Fixo ......................................................................................15.300)
Consumo e manutenção ... 0,35 / Km ou mais
(uns 8km/litro a $2,60 o litro, outros $300 de manutenção a cada 10 mil km)
Rodando 12mil km/ano temos $1,63 por Km
Se rodamos 24mil km/ano isso cai para 0,99 / Km
No caso da Lead no valor de $6.200... (aproximado)
Desvalorização (20%) ........................................................................ 1.240
Custo do dinheiro empregado na compra do carro (6% ao ano, poupança) ... 372
Seguro ........................................................................................... (----)
IPVA e etc ....................................................................................... 450
Garagens (2 vagas, ano) ..................................................................... 600
(Total Fixo ...................................................................................... 2.662)
Consumo e manutenção ... 0,17 / Km
Rodando 12mil km/ano temos $ 0,39 por Km
Usar o carro diariamente para rodar uns poucos quilômetros dentro da cidade é um ato insano. Manter estacionamento nas duas pontas (uns 20 m2 para cada vaga, considerando área de trânsito e manobra), movimentar mais de 1200 Kg, além de todos os gastos obrigatórios, acaba custando uma pequena fortuna. Sem rodar um metro sequer, já partimos de bem mais de mil reais por mês. Somando combustível, manutenção e afins, isso sobe loucamente. Alguém que rode uns 12 mil Km por ano vai amargar um rombo no orçamento de algo próximo a 1,60 por km rodado! (no final eu detalho os números) Ou seja, 1,6 Km/litro. Em cidades, um deslocamento diário de 46 km, nos dias uteis, dá cerca de 12 mil km anuais. Tem muita gente que não roda nem perto disso. E deixar o carro na garagem só faz ficar pior. Quando olho esses números e penso quanto tempo gastamos no trânsito, nos arrastando a menos de 20km/h, me dá um desânimo danado.
Parece papo de ecochato, mas é a pura realidade financeira!
Se fizermos essas mesmas contas para a nossa Lead, como ficaria? Acreditem, menos de 0,40 por km rodado. A diferença, no fim do ano, paga duas novas Lead e ainda sobra muito troco. Nem precisa fazer seguro da pequena!
Vejam abaixo os detalhes. Estou aproximando alguns números. Gostaria de saber a opinião de vocês.
Abs
Para esclarecer minhas contas, vejamos um carro no valor de $30mil... (aproximado)
Desvalorização (15%) ........................................................................ 4.500
Custo do dinheiro empregado na compra do carro (6% ao ano, poupança) ... 1.800
Seguro ........................................................................................... 1.500
IPVA e etc .......................................................................................1.500
Garagens (2 vagas, ano) .....................................................................6.000
(Total Fixo ......................................................................................15.300)
Consumo e manutenção ... 0,35 / Km ou mais
(uns 8km/litro a $2,60 o litro, outros $300 de manutenção a cada 10 mil km)
Rodando 12mil km/ano temos $1,63 por Km
Se rodamos 24mil km/ano isso cai para 0,99 / Km
No caso da Lead no valor de $6.200... (aproximado)
Desvalorização (20%) ........................................................................ 1.240
Custo do dinheiro empregado na compra do carro (6% ao ano, poupança) ... 372
Seguro ........................................................................................... (----)
IPVA e etc ....................................................................................... 450
Garagens (2 vagas, ano) ..................................................................... 600
(Total Fixo ...................................................................................... 2.662)
Consumo e manutenção ... 0,17 / Km
Rodando 12mil km/ano temos $ 0,39 por Km
Gustavocreis- Curioso
-
Mensagens : 2
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