Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
11 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 11 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    Andar no corredor é errado ?

    +11
    kzbicas
    ivan.caldas
    ale.s.p
    phenrique79
    Saint_ago
    Priscilla Silva
    Axell Folley
    Raziel
    Dalton
    ferkmaciel
    Ishida
    15 participantes

    Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

    Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Ishida Qui 10 Nov 2011, 18:17

    Conteúdo copiado de uma mensagem enviada por um grande amigo meu (e antigo proprietário da minha Neguinha) num grupo de discussão no Facebook (Motoristas e Motociclistas)
    Jun Takahashi escreveu:O artigo 29, inciso II, do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que “o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas”.

    A desobediência a este preceito caracteriza infração de trânsito do artigo 192 do CTB, de natureza grave, com multa no valor de R$ 127,69 e 5 pontos no prontuário do motorista (ou motociclista, como no caso mencionado).

    Apesar das dimensões da motocicleta serem menores que do automóvel, a regra estabelecida pelo artigo 29, II, do CTB aplica-se a todo veículo, sendo necessário conciliar tal dispositivo, no caso das motocicletas, com o veto presidencial ao artigo 56. Assim, é permitida a circulação nos corredores formados entre veículos, desde que a distância seja segura (valendo, para tal comprovação, a análise subjetiva de cada situação).
    Carlos Albuquerque escreveu:Então, mas já estão multando as motos que andam no corredor em rodovias, utilizando o artigo que você mencionou acima. Isso é valido?
    Jun Takahashi escreveu:sim, já acontece há muito tempo, o problema é multar as motos, pois na maioria dos casos, a placa fica oculta pelos carros ultrapassados. Isso em conversa de bar com um policial rodoviário.

    Como vemos, não há lei específica sobre tráfego nos corredores formados pelos carros (há projeto), mas as distâncias de segurança devem ser mantidas.

    Recomendo a leitura deste documento. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Acho que metáforas e figuras de linguagem são importantes para facilitar a ilustração.

    Imaginemos que carros e motos têm um "campo de força". Se uma distância média entre carros (lateral e numa estrada) for de 2 metros, supomos que o "campo de força" seja de 1 metro para cada carro. Considerando que motos necessitam cumprir a mesma distância de segurança, só poderia passar no corredor caso a distância entre os carros fosse de 5 metros e passando exatamente na marca da metade, ocupando 50 cm para cada lado e deixando um metro até o limite do outro carro.
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Ishida Qui 10 Nov 2011, 18:26

    Complementando que a regulamentação de Distância existe para meios de transporte de propulsão não-motorizadas (Bicicletas), conforme texto abaixo :
    Art.: 201 Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicletas.
    Infração: média

    Art.: 214 Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado:
    I - que se encontre na faixa a ele destinada;
    II - que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo; / (...) Infração - gravíssima; /
    IV - quando houver iniciado a travessia mesmo que não haja sinalização a ele destinada;
    V - que esteja atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo: / Infração - grave;

    Art.:220 Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança de trânsito /
    XIII- ao ultrapassar ciclista. Infração: gravíssima
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  ferkmaciel Sex 11 Nov 2011, 08:48

    Não se pode estipular um valor exato para essa "distancia de segurança" sob pena de voce inviabilizar o trafego em algumas vias duplicadas, onde existem duas ou mais faixas de rolamento muito estreitas, essa distancia seria permanentemente desrespeitada.
    ferkmaciel
    ferkmaciel
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 915

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Dalton Sex 11 Nov 2011, 14:32

    Não vou comentar a legalidade em si.

    Mas andar no corredor é "moralmente" errado. Por ser inseguro.
    Acho que aquela regra de que moto tem que ocupar o espaço de um carro válida.

    Por outro lado, concordo que a vantagem da moto é poder furar congestionamentos.
    E ela é naturalmente boa para isso. Então pq abusar?

    Aqui em casa a gente anda no corredor só quando o trânsito tá parado ou mto lerdo, mas vamos na boa.
    Os carros a 20km/h, então vamos a 40/h. Já estamos ganhando terreno e tempo pra caramba fazendo isso.
    Pra que fazer igual motoboy e arriscar a vida?
    Com esses "quarentinha" a gente vai longe...
    avatar
    Dalton
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1989

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  ferkmaciel Sex 11 Nov 2011, 15:21

    Ja tentaram "acabar" com o corredor diversas vezes, mas são muitos os interesses contrariados com essa medida, principalmente na cidade de Sao Paulo onde a cidade ja se tornou dependente dos motoboys e contra essa maré sera dificil de remar.....
    ferkmaciel
    ferkmaciel
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 915

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Raziel Sex 11 Nov 2011, 15:38

    sorte a de vcs... minha moto eh quase um carro nesse quesito. Jah segurei mto motoboy em corredor, pq minha moto "garrou".

    E se o transito está fluindo normalmente, eu não fico costurando ou passando pelo corredor, só qdo congestiona mesmo.
    Raziel
    Raziel
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 221

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Axell Folley Sex 11 Nov 2011, 16:28


    Qdo estou atrás do volante, minha indignação é justamente essa. O filho da vossa mãe já vai chegar antes de mim e fica apurrinhando pra liberar o corredor, não respeita seta e ainda acha ruim.

    A falta de bom senso de muitos MOTOQUEIROS é absurda! Por isso tantos acidentes com motos e no final das contas, pagamos um DPVAT absurdo por causa desses retardados. Além do roubo natural do governo. Mad

    Compartilho da mesma opinião do Raziel, se o trânsito flui o papo é ficar no centro da pista e se comportar como um carro mesmo. Num engarrafamento usar o corredor mas, sem abusar.
    Axell Folley
    Axell Folley
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 461

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Sinceridade

    Mensagem  Priscilla Silva Sex 11 Nov 2011, 17:07

    Eu já andei no corredor da Avenida Rebouças.

    É mais emocionante que a montanha russa do Hopi Hari!

    Agradeço muito a Deus por nunca ter acontecido nada.

    Mas acho que não é culpa da gente que o DPVAT tá caro, muito do que a gente ouve dos que só têm carro é preconceito. Dizem que a gente vai se matar, que motoca é perigoso, em São Paulo então? Virge Nossa! Mas cumprimos nossa função social (sim, eu também sou motogirl), somos ecologicamente corretos, emitimos menos poluentes, consumimos menos recursos naturais, e ainda, não embaçamos no trânsito. Só vantagens usar o corredor!

    Mas o problema é que os motoristas se distraem um segundo e basta para causar um dano severo na gente.

    Uma vez, aconteceu de eu ser fechada por um Golf. Sabe quando o trânsito tá parado e o carro acha que mudar de faixa de sopetão é melhor? Calhou do sinal fechar e eu ficar ao lado do rapaz. Eu disse pra ele, com toda a calma, que eu poderia ser a sua mulher, a sua mãe, sua irmã ou sua filha. Falei ainda que no carro dele, não haveria nenhum dano, mas eu poderia perder um braço, uma perna ou ainda, a vida por um descuido besta dele. O cara pediu desculpas e saiu chorando (e parecia sincero).

    Eu acho o corredor perigoso, mas o risco é proporcional ao ganho. "no pain, no gain". Deveríamos sim ter alternativas, como na Av. Sumaré, que tem a motofaixa e é uma beleza.

    Realmente, como disse o ferkmaciel, tá todo mundo dependendo de corredor. E não adianta criar regra que não pode sem criar alternativas. Wink
    Priscilla Silva
    Priscilla Silva
    Prospect
    Prospect

    Feminino

    Mensagens : 27

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Saint_ago Sex 11 Nov 2011, 17:21

    Priscilla Silva escreveu:Eu já andei no corredor da Avenida Rebouças.

    É mais emocionante que a montanha russa do Hopi Hari!

    Po, eu curto o corredor da Rebouças. Tava comentando com o Ishida e com o Marcion terça retrasada, é bem bom andar lá. Tem que tomar cuidado e deixar os motolocos passarem, mas no geral é bem largo. E como a Rebouças VIVE parada, é bem tranquilo, tirando os retardados como o cara do Golf.

    cat
    Saint_ago
    Saint_ago
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 402

    http://www.battlecentral.xpg.com.br/

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Ishida Sex 11 Nov 2011, 22:39

    Saint_ago escreveu:
    Priscilla Silva escreveu:Eu já andei no corredor da Avenida Rebouças.

    É mais emocionante que a montanha russa do Hopi Hari!

    Po, eu curto o corredor da Rebouças. ...
    Eu prefiro subir por dentro do Jardins... Geralmente entro por trás do Shop. Eldorado e subo a Gabriel... E na descida, tb desço pela Gabriel ou pela Arthur de Azevedo...
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Dalton Sáb 12 Nov 2011, 10:42

    Priscilla Silva escreveu:
    Uma vez, aconteceu de eu ser fechada por um Golf. Sabe quando o trânsito tá parado e o carro acha que mudar de faixa de sopetão é melhor? Calhou do sinal fechar e eu ficar ao lado do rapaz. Eu disse pra ele, com toda a calma, que eu poderia ser a sua mulher, a sua mãe, sua irmã ou sua filha. Falei ainda que no carro dele, não haveria nenhum dano, mas eu poderia perder um braço, uma perna ou ainda, a vida por um descuido besta dele. O cara pediu desculpas e saiu chorando (e parecia sincero).

    "Com toda a calma".... "O cara saiu chorando"...

    Sei... imagino sua calma... What a Face
    avatar
    Dalton
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1989

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  phenrique79 Sáb 12 Nov 2011, 13:03

    Bom senso e física (dois corpos não ocupam o mesmo espaço) é tudo!!!

    Aqui no RJ, vejo que os motociclistas (normalmente motoqueiros) que se acidentam, normalmente não se respeitam. Mas como assim?

    Se a via foi projetada para se andar 1 veículo dentro da faixa de rolamento, porque ficar forçando barra para passar dois? Vejo que as faixas do RJ são mais largas que as de SP.

    Tenho pouco tempo de moto, mas pude perceber que em todas as vezes que fui exposto a acidentes, eu me safei com toda a segurança, pois uso o princípio básico de trânsito que é dirigir PASSIVAMENTE, tentando prever possíveis manobras futuras de outros motoristas.

    Também ando entre carros, no chamado corredor, mas sempre em situações específicas, como trânsito parado e/ou lento.

    Quando está lento, eu ainda prefiro usar a parte externa da faixa de rolamento lateral da pistas onde a chance de algum motorista mudar de faixa é menor.

    Pode ser que ninguém espere por motociclistas nestas áreas, mas acredito que a chance de me machucar é menor. Já andei assim na Linha Vermelha, Linha Amarela, Av das Américas entre outras vias de grande fluxo.

    Quando estou em velocidade de transito, tento ocupar o mesmo espaço de um automóvel na faixa da direita.

    Mas o bom senso é o ideal para tudo!
    avatar
    phenrique79
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Masculino

    Mensagens : 82

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  ale.s.p Qua 01 Fev 2012, 22:45

    Priscilla Silva escreveu:Eu já andei no corredor da Avenida Rebouças.

    É mais emocionante que a montanha russa do Hopi Hari!
    Quer aventura? Pega a Radial Leste em horário de pico no corredor e tenta acompanhar os "vida_loka".
    ale.s.p
    ale.s.p
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 141

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100001406411779

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  ivan.caldas Qui 02 Fev 2012, 09:10

    Certo ou Errado depende muito da prudencia de quem anda.
    Porem a dica que eu deixo é não segure motoboys no corredor, se o cara quer se matar problema dele, ja vi situaçoes que motos maiores como akelas kasinki imitação de harley e scooter menores seguraram motoboy e acabou tomando um chute na ultrapassagem pelo motoboy.
    E em outro momento o cara segurou o motoboy da bandeirantes ate a juntas provisorias, so que quando chegou no farol o motoboy desceu da moto e começou a ir pra cima do motociclista e chingou o cara, o outro cara desceu da moto,ai o coro comeu.
    Conclusão não segure um motoboy no corredor, evite uma briga ou algo pior podera acontecer.
    ivan.caldas
    ivan.caldas
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 293

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Convidad Qui 02 Fev 2012, 09:28

    O problema é que no horário de pico não tem área de escape pra deixar o motoboy passar, então vc tem que chinelar junto....rsrs

    Agora sobre a pergunta do tópico, embora não exista nada muito claro sobre ser ou não proibido andar no corredor, tem um artigo do CTB (não lembro qual) que diz ser proibido trafegar sem manter distância segura, inclusive distância lateral.

    Com base nisso um amigo meu já tomou multa no corredor.

    Preparem-se amigos, eles estão fechando o cerco nas motos.

    Os novos radares, sem aviso, placas ou sequer anúncio, esse lance de multa por falta de distância segura e....nessa semana um conhecido meu recebeu uma multa de moto por......NÃO DAR SETA. Os neguinhos estão precisando arrecadar nesse início de ano, fiquem espertos.

    (Embora eu tenha certeza que aqui todos andam dentro da lei....ehehehehe)
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Convidad Qui 02 Fev 2012, 09:34

    DICA principal da pilotagem defensiva:
    USEM O RETROVISOR, TODO O TEMPO... e se preparem
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  kzbicas Qui 02 Fev 2012, 10:06

    Ainda bem que aqui na terra do pão de queijo os motoboys são mais civilizados.
    kzbicas
    kzbicas
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 274

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  ivan.caldas Qui 02 Fev 2012, 11:39

    Aqui esta quase assim....
    Tipo sai da frente!!!!

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    ivan.caldas
    ivan.caldas
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 293

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Convidad Qui 02 Fev 2012, 11:47

    no Rio de Janeiro vi dois entregadores (motoboys) tomando fechada de carros... eles reduziam e não falavam nada
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Convidad Qui 02 Fev 2012, 11:49

    ever.o.f escreveu:no Rio de Janeiro vi dois entregadores (motoboys) tomando fechada de carros... eles reduziam e não falavam nada

    Carioca é cuca fresca...rs

    Cerrrrto brodi?...rsrs
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Convidad Qui 02 Fev 2012, 12:15

    ou é medo de tomar tiro
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Convidad Qui 02 Fev 2012, 12:45

    ever.o.f escreveu:ou é medo de tomar tiro

    É uma....rs
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  kzbicas Qui 02 Fev 2012, 14:28

    Eduard62 escreveu:
    ever.o.f escreveu:ou é medo de tomar tiro

    É uma....rs

    Diria que esta opção do tiro é a mais valida.
    kzbicas
    kzbicas
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 274

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Dalton Qui 02 Fev 2012, 16:17

    Eu diria que a cuca fresca é mais válida. Por que, das cidades que conheço, o único motoboy totalmente pirado é o de SP?

    Aqui em Marília os caras são imbecis, mas 99% dos motoristas e motociclistas o são.
    Os motoboys não possuem um adicional em imbecilidade.

    Mas em SP vc fica até com medo de fechar um motoboy, pq ele vai chutar seu carro e fugir, quase não há dúvida disso.
    O motoboy paulistano é a raça mais idiota que já conheci no trânsito até o momento.
    avatar
    Dalton
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1989

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  lipelicious Qui 02 Fev 2012, 17:15

    Por isso que quando um cai, as unicas pessoas que param o transito é os próprios motoboys...
    lipelicious
    lipelicious
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 339

    Ir para o topo Ir para baixo

    Andar no corredor é errado ? Empty Re: Andar no corredor é errado ?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos