Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
10 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 10 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    Dominando a frenagem

    4 participantes

    Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Dominando a frenagem

    Mensagem  Komatsu Seg 01 Ago 2011, 20:24

    Acelerar é fácil, parar é que são elas!


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Acelerar e fazer curvas com a moto bem inclinada é a primeira coisa que um motociclista deve aprender se quiser ser considerado bom, certo? ERRADO!

    Infelizmente, a vontade de querer parecer habilidoso e até mesmo a empolgação com as fortes emoções que uma motocicleta é capaz de proporcionar fazem muita gente acreditar nessa besteira.

    Muito antes de acelerar forte ou aprender a fazer curvas raspando a pedaleira no chão, é imprescindível que um motociclista saiba usar corretamente os freios de sua moto, pois, acredite, eles podem salvar sua vida. E mais: motociclista bom de guidão é aquele que não cai e nem sofre acidentes.

    Como nas reações de emergência uma fração de segundos pode salvar vidas, a primeira coisa a ser feita é, além de redobrar a atenção na pilotagem, começar a frear corretamente. Para isso é preciso ajustar os freios da motocicleta de acordo com quem irá utilizá-la, tudo para que o piloto consiga acionar o mais fácil e rápido possível o manete e o pedal de freio.

    Os manetes de freio e embreagem devem ser posicionados seguindo a "linha dos antebraços", ou seja, ligeiramente abaixo das pontas do guidão. Dessa maneira basta esticar os dedos para acionar os comandos de freio e embreagem.

    Quanto ao pedal do freio traseiro, ele não pode ser posicionado muito abaixo da linha de apoio dos pés sob pena de tornar o acionamento mais demorado, e nem ajustado numa altura superior ao das pedaleiras, pois dessa forma não seria possível apoiar os pés sobre elas sem que o freio traseiro fosse acionado.

    QUAL FREIO UTILIZAR, DIANTEIRO OU O TRASEIRO?


    A pergunta pode até parecer idiota, mas atormenta a cabeça de muitos motociclistas, mesmo os com mais experiência. Isso porque reza lenda que o freio dianteiro, quando acionado com muita força, pode arremessar o piloto por cima do guidão, ou mais absurdo ainda, fazer com que ele caia com a moto, os dois dando uma cambalhota no melhor estilo da ginástica olímpica.

    Por esse motivo, muitos motociclistas utilizam o freio traseiro em uma proporção bem maior que o dianteiro, sendo que, na maioria das vezes, o correto é exatamente ao contrário, ou seja, o freio dianteiro é o principal responsável por parar uma motocicleta. Basta observar a máquina para comprovar. Das motos pequenas às superesportivas, é na roda da frente que se localiza o maior e mais poderoso sistema de freio.


    Certo
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    Lendas à parte, o uso do freio dianteiro é praticamente 100% responsável por parar a moto, cabendo ao traseiro ser utilizado apenas para equilibrar a frenagem. Como isso acontece? Simples, o início da frenagem é feito com o freio traseiro para que seja exercida maior força sobre a roda traseira, aumentando o seu contato com o piso, mas é claro que isso deve ser feito sem que a roda trave. Em seguida, é acionado o freio dianteiro, que no início recebe maior pressão sobre ele; à medida que a moto vai perdendo velocidade, essa pressão exercida pelos dedos no manete deve ser diminuída – para que dessa vez a roda dianteira não trave – até o momento da parada total da moto.

    Errado
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    A frenagem em curvas – isso mesmo, frear em curva é possível! – é outra situação em que o freio correto a ser utilizado é o traseiro, e não o dianteiro. Como a causa disso está relacionada à física – pois quando se usa o freio dianteiro na curva, a moto tende a ficar de pé novamente e seguir em linha reta –, essa regrinha é aplicada a todos os tipos de moto, desde as esportivas às customs.

    Certo
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    Mas fique atento, pois esse tipo de frenagem só é possível de ser feito até próximo ao meio da curva e sempre de maneira suave.

    Errado
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




    INTIMIDADE COM A MAGRELA

    Como os tipos de freio e o poder de frenagem que eles oferecem podem variar muito, é preciso ficar atento à sensibilidade de cada um. Para entender isso de uma maneira mais clara, basta imaginar quanta força utilizar num manete de freio de uma moto com freio a tambor e outra que seja equipada com freio a disco duplo, como a Honda CB 600 F Hornet.

    Nas motos com freio a tambor na roda dianteira, o poder de frenagem está longe de ser considerado bom. Por isso, é preciso atenção redobrada na distância em relação aos outros veículos e também à velocidade, afinal, correndo muito você dificilmente terá espaço suficiente para conseguir parar sua moto e evitar colisões.

    Felizmente nas motos com freio a disco, a reação ao acionamento costuma ser mais sensível e poderosa que as motos a tambor. Pouca força no manete é o suficiente para sentir que o freio já está atuando, exigindo cuidado para que, em frenagens mais bruscas (típica das que ocorrem quando você toma uma fechada), a roda não trave e resulte em um indesejado e dolorido tombo.

    Em relação ao freio traseiro, lembre-se que ele deve ser tocado apenas na hora das frenagens, pois pilotar com o pé apoiado ou simplesmente encostado no pedal de freio pode causar desgaste prematuro, tanto das pastilhas e lonas quanto dos discos e panelas, sem falar na perda da eficiência do sistema por superaquecimento e até mesmo no aumento do consumo de combustível.

    Por esses motivos, simular frenagens de emergência com sua moto lhe dará noção de quanta força é necessária aplicar no manete de pedal de freio, quanto espaço será preciso para pará-la e como controlá-la durante a desaceleração.

    JUÍZO, MENINO!

    Mas de nada adiantará treino e habilidade se não houver consciência e responsabilidade por parte de quem conduz a motocicleta. Ela deve estar em boas condições, com os sistemas de freio funcionando perfeitamente, além do que, o pneu não pode estar careca, caso contrário torna a já difícil frenagem na chuva algo praticamente impossível de realizar. Isso porque sem os sulcos – aquelas ranhuras no pneu -, a frenagem em piso molhado vira uma verdadeira loteria, já que a água entre o asfalto e o pneu não é escoada, fazendo com que o atrito ente eles diminua em aproximadamente 40%.

    O "juízo" do motoprofissional em não abusar da velocidade também deve estar presente na hora de realizar manobras, como mudanças de faixas e de trafegar no corredor formado entre as fileiras de carros. Isso porque a reação dos outros veículos à sua volta é imprevisível e nunca se sabe quando alguém vai mudar de faixa ou até mesmo quando o motociclista à sua frente em um corredor vai frear bruscamente. Portanto, o mais seguro é rodar numa velocidade mais baixa que lhe dê condições de identificar o perigo e frear a tempo de evitar, além de uma possível colisão e perdas materiais, que algo pior aconteça com você.
    Komatsu
    Komatsu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 285

    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  Komatsu Seg 01 Ago 2011, 20:25

    RECOMENDAÇÃO PARA FRENAGEM

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




    Quando uma motocicleta sofre uma rápida desaceleração, o peso se desloca para a roda dianteira. Isso torna a traseira da moto mais leve e pode fazer com que a roda traseira se trave e derrape. Nesta situação, os pilotos devem simplesmente manter o freio traseiro aplicado e focalizar seus olhos no horizonte. A moto continuará a derrapar, mas de modo controlável e sem abanar muito a traseira.

    Quando a roda dianteira trava, o piloto deve liberar o freio dianteiro. Se não fizerem isto, a roda dianteira pode se enfiar debaixo da moto e causar um tombo. O melhor modo de evitar um travamento dianteiro é usar uma técnica chamada "frenagem progressiva". Na frenagem progressiva, o piloto progride através de três estágios. Cada estágio corresponde a uma quantidade maior de pressão aplicada ao freio dianteiro:

    no estágio um o piloto aplica o freio apenas até o ponto onde haja o mais leve atrito entre as pastilhas de freio e o disco;
    na frenagem estágio dois, o piloto progride até o estágio um e continua a aplicar uma força constante;
    no estágio três, que normalmente é reservado para emergências que exigem desaceleração rápida, o piloto aplica o máximo possível de pressão ao freio, mas apenas depois de progredir através dos outros estágios.

    Este tipo de frenagem progressiva servirá a motociclistas em todas as situações de direção e normalmente evitará um travamento dianteiro.
    Komatsu
    Komatsu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 285

    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty FRENAGEM DE EMERGENCIA

    Mensagem  Komatsu Seg 01 Ago 2011, 20:28

    Frear numa situação de emergencia, não é facil..

    Depende de inúmeros fatores, inclusive uma boa prática !!!

    Este é um video que fiz num curso de pilotagem defensiva que fiz no mes passado !

    Vejam, que frear de EMERGENCIA é possivel, porém devemos treinar algumas vezs...kkk


    Komatsu
    Komatsu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 285

    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty FRENAGEM NA CHUVA

    Mensagem  Komatsu Seg 01 Ago 2011, 20:29

    Komatsu
    Komatsu
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 285

    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  Conlopes Qua 13 Jun 2012, 11:32

    Reabrindo o tópico...

    Como vou passar da CG da auto-escola direto para Lead, isto é, experiência em motos apenas para o percurso do Detran, gostaria de saber como devo proceder na utilização de freios da Lead?

    Como é CBS e eu sou noob em motos, gostaria de saber como devo proceder nas frenagens.

    Desde já grato!
    Conlopes
    Conlopes
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 119

    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  Convidad Qua 13 Jun 2012, 11:35

    Conlopes escreveu:Reabrindo o tópico...

    Como vou passar da CG da auto-escola direto para Lead, isto é, experiência em motos apenas para o percurso do Detran, gostaria de saber como devo proceder na utilização de freios da Lead?

    Como é CBS e eu sou noob em motos, gostaria de saber como devo proceder nas frenagens.

    Desde já grato!

    Em tese só usando o CBS já é suficiente, mas eu particularmente costumo frear usando só o dianteiro em frenagens suaves, assim não vicio no manete esquerdo para não correr o risco de ficar alicatando a embreagem quando estou de moto....rsrs....mas...em frenagens bruscas eu junto nos dois, não uso só o CBS não, embora eu tenha me certificado no curso de pilotagem defensiva que só ele basta.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  Conlopes Qua 13 Jun 2012, 11:42

    Eduard62 escreveu:
    Conlopes escreveu:Reabrindo o tópico...

    Como vou passar da CG da auto-escola direto para Lead, isto é, experiência em motos apenas para o percurso do Detran, gostaria de saber como devo proceder na utilização de freios da Lead?

    Como é CBS e eu sou noob em motos, gostaria de saber como devo proceder nas frenagens.

    Desde já grato!

    Em tese só usando o CBS já é suficiente, mas eu particularmente costumo frear usando só o dianteiro em frenagens suaves, assim não vicio no manete esquerdo para não correr o risco de ficar alicatando a embreagem quando estou de moto....rsrs....mas...em frenagens bruscas eu junto nos dois, não uso só o CBS não, embora eu tenha me certificado no curso de pilotagem defensiva que só ele basta.

    Valewww 62! Foi de grande ajuda! Sexta já pego a bichinha e quero chegar lá com o máximo de instruções possivel!!!!
    Conlopes
    Conlopes
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 119

    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  Convidad Qua 13 Jun 2012, 12:02

    o maior problema q entre a teoria e a pratica existe um grande, enorme espaco....
    numa emergencia o q mais se ve é a famosa alicatada no freio e acabou
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  Convidad Qua 13 Jun 2012, 12:06

    semcontrole escreveu:o maior problema q entre a teoria e a pratica existe um grande, enorme espaco....
    numa emergencia o q mais se ve é a famosa alicatada no freio e acabou

    tipo minha queda foi assim... sempre uso certinho, mas na hora do panico já era
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  Convidad Qua 13 Jun 2012, 12:30

    exatamente....por mais q se saiba toda a teoria, na hora do vamos ver é q o cardo vira.....
    qnd bati foi assim...
    vinha bunito esticando, olhei 140, passei a quarta e tome o pé, ai vi um cara dando ré saindo da garagem, so ancorei nos freios, nao me adiantou nada 4 pneus 205, o cara q eu bati disse q a marca no chao media 42mts, por sorte ancorou bem e reduziu muito, nem air bag acionou, so precisei trocar a gradinha do carro e repintar o parachoque...
    o carro dele nem questionei qnd me trouxe os orcamentos, so perguntei onde ele achava q ia ficar melhor e tratei a forma q ia pagar, tava errado, nao fui questionar nada, paguei onde ele achou q ia ficar melhor, fez o servico q ele orcou la e pronto...nao fui nem levar em funileiro meu pra depois o cara falar q foi feito servico porco e tal...
    hj ja fiz alguns upgrades no freio, mesmo sem o abs consegui um conjunto muito bom q segura muito bem sem travar, depois dos upgrades nao me lembro de ter acontecido travamento.....é controle de pé e um bom conjunto....vamos dizer q foi um dos melhores investimentos q fiz apos a montagem do turbo, pq ficou um freio equilibradissimo pro carro.....
    por isso no topico onde se falava das pastilhas e sapatas de freio pra lead eu comentei q tinha q ver o material q era feito....nao adianta uma sistema q dure 30K km e seja duro nao tenha atrito, é prefirivel um q dure 10K mas seja eficiente...e q se treine muito pra procurar ter o melhor controle na utilizacao
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  sphinks Ter 19 Jun 2012, 11:05

    Falei isso em outro topico.
    CBS fez TRAVAR a roda da frente da minha Lead na chuva em caráter de emergência. Tipo, não deveria funcionar apenas 1 pistão?
    Pelo o que eu vi tbm em outro topico, é só um gato que tem que quando aperta a manete esquerda, ele por dentro puxa a direita normal, 2 pistões.
    sphinks
    sphinks
    Scooterista Raiz
    Scooterista Raiz

    Masculino

    Mensagens : 646

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100000180972332

    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  Convidad Ter 19 Jun 2012, 11:54

    eu acho q o segredo esta no mecanismo, q faz puxar o manete direito junto com o esquerdo, mas com uns 10% de forca apenas....nao vejo como ter isso de acionar apenas 1 pistao...um pistao com forca, vai freiar e muito.....
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  Convidad Seg 25 Jun 2012, 14:28

    estou experimentando bastante o freio dianteiro, mas o medo é grande e quase todas as vezes uso o traseiro normal pra parar a tempo.....
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  CleberAndrade Qui 30 Ago 2012, 13:28

    finalmente minhas aulas práticas estão terminando...

    na primeira aula a instrutora me falou pra usar somente o freio traseiro, que é ele que para a moto. Como nas aulas eu ia estar no máximo a 30km/h, tudo bem, mas mais alto q isso deve usar os dois.

    O motor gira a roda de trás. Se vc freiar somente o da frente, a roda de trás vai continuar girando e só vai parar por que vai encontrar resistência no pneu da frente. Vc acaba usando o pneu da frente como "lona" para parar o pneu de trás.

    E de fato... na primeira vez que eu me meti a frear somente o da frente, quase derrubava a moto. A instrutora falou "tá vendo, não me ouve!". Mas foi sem querer, pois a moto tava inclinada pra direita pois tinha acabado de fazer uma curva e tinha um colega vindo na minha direção e meu pé tava fora da pedaleira prontro pra assentar no chão, aí só tinha a mão pra frear. (erro básico de frear dentro de uma curva, rs)
    CleberAndrade
    CleberAndrade
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 339

    http://www.cleberandrade.com.br

    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  Convidad Qui 30 Ago 2012, 13:50

    CleberAndrade escreveu:finalmente minhas aulas práticas estão terminando...

    na primeira aula a instrutora me falou pra usar somente o freio traseiro, que é ele que para a moto.

    O motor gira a roda de trás. Se vc freiar somente o da frente, a roda de trás vai continuar girando e só vai parar por que vai encontrar resistência no pneu da frente. Vc acaba usando o pneu da frente como "lona" para parar o pneu de trás.

    E de fato... na primeira vez que eu me meti a frear somente o da frente, quase derrubava a moto. A instrutora falou "tá vendo, não me ouve!". Mas foi sem querer, pois a moto tava inclinada pra direita pois tinha acabado de fazer uma curva e tinha um colega vindo na minha direção e meu pé tava fora da pedaleira prontro pra assentar no chão, aí só tinha a mão pra frear. (erro básico de frear dentro de uma curva, rs)
    dentro de curva nao se freia nem com abs....
    a roda de tras so vai girar se vc tiver acelerando enquanto freia o dianteiro....
    quem para a moto é o atrito do pneu com o solo....
    qnd se freia o peso é projetado pra frente....se for uma senhora freiada, simplesmente vai travar a traseira sem peso e sair arrastando

    cada um freia de uma forma, so encontrei 1 participante aki no forum q assim como eu usa 99% do freio dianteiro
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  CleberAndrade Qui 30 Ago 2012, 13:59

    semcontrole escreveu:
    a roda de tras so vai girar se vc tiver acelerando enquanto freia o dianteiro....
    quem para a moto é o atrito do pneu com o solo....
    qnd se freia o peso é projetado pra frente....se for uma senhora freiada, simplesmente vai travar a traseira sem peso e sair arrastando

    Mas semcontrole... quem para a moto é o atrito do pneu com o solo, mas se não tiver o atrito da pastilha/pistão com o disco de freio, não tem atrito nenhum no pneu de trás com o solo pois ele vai estar livre para girar, solidário ao chão. Somente o atrito com o pneu que está freado que parará a moto.
    CleberAndrade
    CleberAndrade
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 339

    http://www.cleberandrade.com.br

    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  CleberAndrade Qui 30 Ago 2012, 14:01

    obs.: não leve ao pé da letra "não tem atrito nenhum no pneu de trás com o solo". eu quis dizer que não tem atrito de frenagem. se o pneu da frente freado, travar, ele vai se arrastando no solo e parando a moto, mas se o pneu de trás não estiver freado, travado, ele vai girar conforme o pneu da frente se arrasta, em vez de contribuir com mais atrito, que teria se tivesse travado também.
    CleberAndrade
    CleberAndrade
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 339

    http://www.cleberandrade.com.br

    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  Convidad Qui 30 Ago 2012, 14:05

    eu entendi....mas veja, se vc nao esta acelerando, e usar um dos freios a outra roda fica livre...essa explicacao dela é um tanto vaga.....
    vc deve se adaptar ao seu modo de guiar, aprender a dosar os freios.... e nao freiar em curvas, ou freiar muito de leve o traseiro....

    como uso o dianteiro, eu sempre alivio antes de entrar nas curvas principalmente akelas q nao se tem a visao dela completa....pq se entrar nas cegas qq surpresa a reacao imediata é dar akela acionada com forca no freio e ai esta o problema.....
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  CleberAndrade Qui 30 Ago 2012, 14:22

    semcontrole escreveu:eu entendi....mas veja, se vc nao esta acelerando, e usar um dos freios a outra roda fica livre...essa explicacao dela é um tanto vaga.....

    agora me veio uma dúvida: se a gente frear a roda da frente, a de trás fica livre mesmo?? somente se apertarmos a embreagem, correto?

    Mas tá... bora dizer que a embreagem foi acionada (o que é o correto, que a gente aprende, senão a moto morre) e a roda fica livre... Mas aí temos a inércia nessa roda, que contribui pra continuar na mesma velocidade e dificultar o trabalho do freio da frente...

    no fim no fim, o melhor é os dois freios mesmo... Uma explicação meio nerd: o atrito no disco/tambor cancelaria a inércia do movimento angular das duas rodas enquanto que o atrito no solo cancelaria a inércia do movimento retilíneo do corpo da moto.

    Se não usar os dois freios, vc vai tá deixando a inércia te levar em um desses 2 pontos de atrito de cada roda...
    CleberAndrade
    CleberAndrade
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 339

    http://www.cleberandrade.com.br

    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  Convidad Qui 30 Ago 2012, 14:33

    mas veja bem, ao deixar de aplicar forca de movimento na roda (forca do motor), é natural q tanto no solo como no ar va diminuindo o movimento até q pare totalmente, entao essa questao de ter q usar o freio pra tirar o movimento da roda, vc esta apenas acelerando o processo natural de parada.....

    veja vc vem a 40km/h e tem uma lombada a 50mts, vc para de acelerar, se estiver no plano, vc ja comeca a perder velocidade...e chega bem lentamente a lombada.....
    se vc vier a 40km/h e resolver faltando 5mts pra lombada reduzir, vai ter q dar uma freiada brusca...
    veja a diferenca, sem entrar no merito se foi dianteiro ou traseiro, a coisa muda conforme a distancia q vc quer q aconteca a parada....o simples fato de nao ter o motor empurrando, ja comeca o movimento de desaceleracao....o freio so ajuda essa desaceleracao...
    vc vai ver com a lead por ser automatica, ao deixar de acelerar o motor ja comeca a segurar, pq é parecido com ela estar engatada todo tempo.....entao a lead ao soltar o acelerador ela nao fica livre soltono...o motor faz o freio motor nela....
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  CleberAndrade Qui 30 Ago 2012, 14:34

    falei em embreagem pq como a lead não tem embreagem, frear somente o da frente o motor continua a tracionar a roda de trás. Só para quando o freio da frente conseguir diminuir a velocidade o suficiente para os contrapesos desconectarem a tração da roda de trás.
    CleberAndrade
    CleberAndrade
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 339

    http://www.cleberandrade.com.br

    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  Convidad Qui 30 Ago 2012, 14:42

    CleberAndrade escreveu:falei em embreagem pq como a lead não tem embreagem, frear somente o da frente o motor continua a tracionar a roda de trás. Só para quando o freio da frente conseguir diminuir a velocidade o suficiente para os contrapesos desconectarem a tração da roda de trás.
    nao se preocupe, qnd deixar de acelerar os contra pesos deixam ela "engatada" e isso ja é um freio motor....parece q entre 15 e 20 km/h q desengata apenas...
    no comeco apenhei com isso de nao saber lhe dar com a distancia entre simplesmente deixar de acelerar e ela ir reduzindo, solta ou como a lead fica presa....
    as vezes q preciso fazer algo muito rapido, tipo fechar o ziper ou travar o capacete, tem q dar uma acelerada pra ter velocidade bastente pra dar tempo a tal manobra sem acelerar antes de perder velocidade e equilibrio
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Dominando a frenagem Empty Re: Dominando a frenagem

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo


     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos